Tempo de leitura: 6 minutos


 Nesse sábado, começa o Super 10, a principal competição do calendário do Rugby de XV do país, e como não podia deixar de ser, o Portal do Rugby vai acompanhar de perto tudo o que rolar no campo.

Optamos por mudar um pouco a nossa forma de atuar. A cada rodada, vamos repassar cada confronto, apontando as forças, destaques e histórico de resultados de cada clube, e os favoritos para a partida, tudo compilado pela equipe do Portal do Rugby. Não deixem de acompanhar!

 

- Continua depois da publicidade -

Dia 19/07/2014 às 15h – SPAC (SP) X Niterói (RJ)

Local: SPAC – São Paulo, SP

Em comum, jogadores muito talentosos, um começo de ano irregular e o vice-campeonato em seus respectivos estados em 2014. Mas as semelhanças param por aí. O SPAC inicia sua defesa de título com força total. Depois de duas derrotas nas rodadas iniciais do Paulista, o clube subiu degrau por degrau até chegar à grande final, sendo derrotado pelo São José por apenas três pontos. Um time muito equilibrado, e que 

O Niterói, depois de uma derrota por WO na estreia do estadual, seguiu vencendo seus adversários até parar diante do Guanabara, que se sagrou campeão e será um dos representantes do estado na Taça Tupi. Sem sua dupla infernal na linha – Gregg (se recuperando de cirurgia no ombro) e Grael (lesionado na final do Fluminense), Robledo, que retorna aos rubro negros depois de ausência no campeonato do ano passado, vai ser muito acionado para definir os ataques

Prognóstico: vitória do SPAC

 

Destaques: Nick Smith, Lucas Tranquez e Fábio Galdieri (SPAC), Robledo Veiga, Antônio Lourosa (Niterói)

 

Histórico do confronto (desde 2009):

SPAC – 4 vitórias

Niterói – 1 vitória

Último confronto: SPAC 51 X 00 Niterói, em São Paulo

Maior diferença de pontos: SPAC 51 X 00 Niterói – Super 10 2013

 

Dia 19/07/2014 às 15h – Pasteur (SP) X Desterro (SC) 

Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

Assistir a um jogo entre Pasteur e Desterro é certeza de um confronto emocionante até o fim e equilibrado, talvez pelo fato de serem muito parecidos em sua forma de atuar. A paridade entre ambos se reflete até nos jogadores excluídos devido os compromissos com a seleção brasileira. Grampola (Desterro) e Maihara e Diegão (Pasteur) estão de fora da partida. A linha deverá definir o placar, mas a superioridade do Desterro nos forwards pode desequilibrar.

O Desterro tem talvez o melhor pack do país, com Nativo, Ige e Bruxinho, todos na seleção brasileira, e contam ainda com uma linha muito rápida, com Panta e Lucas Muller sempre demonstrando agilidade e boa técnica, jogadores muito objetivos que sabem encontrar espaços para finalizar.

O Pasteur por sua vez tem ao seu lado Beukes Cremer (eleito jogador do ano de 2013) comandando a linha que tem talentos como Pedro di Pilla, talvez o maior jogador da nova geração proveniente do M19 e Felipe Zeni, no centro, um finalizador muito difícil de ser parado. No scrum, Junior Orioli passa a segurança necessária para todo time.

 

 

Destaques: Ige, Bruxinho e Nativo (Desterro) Felipe Zeni, Pedro di Pilla e Junior Orioli (Pasteur) 

Histórico do confronto:

Pasteur – 3 vitórias

Desterro – 3 vitórias

Último confronto: Pasteur 20 X 19 Desterro – Super 10 2013

Maior diferença de pontos: Desterro 19 X 03 Pasteur – Super 8 2009

Prognóstico: vitória do Pasteur

 

Dia 19/07/2014 às 15h – São José (SP) X Curitiba (PR) 

Local: ADC Panasonic – São José dos Campos, SP

 

Sem dúvida um dos grandes confrontos do Super 10 ano passado, o Curitiba encara novamente o São José, tentando repetir a vitória alcançada ano passado, que tirou a invencibilidade de três anos sem derrotas dos joseenses na competição nacional.

O Curitiba não contará com Stefano Padilla (se recuperando de operação no joelho) comandando com a 9, mas terá o jovem Gabriel Domingues, que passou pelas bases do São José, encarando seu ex-clube pela primeira vez. O São José por sua vez, vem com um time pautado por uma defesa extremamente sólida, abrindo caminho para seus já conhecidos ataques fulminantes. Felipe Bicudo e Gustavo Albuquerque, da seleção de Sevens também desfalcam os Touros.

 

Histórico do confronto:

São José – 3 vitórias

Curitiba – 1 vitórias

Último confronto: Curitiba 24 X 14 São José – Super 10 2013

Maior diferença de pontos: São José 65 X 00 Curitiba – Super 8 2010

 

Destaques: Rafael Morales, Fábio Fernandes (São José), Gabriel Domingues (Curitiba)

 

Prognóstico: vitória do São José com ponto extra

 

Dia 19/07/2014 às 13h – SP Band Saracens (SP) X Rio Branco (SP)

Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

 

Band Saracens e Rio Branco deve realizar um dos confrontos mais equilibrados da rodada de estreia do Super 10. O retrospecto é amplamente favorável aos bandeirantinos, mas o último confronto mostrou que a distância entre as equipes não está tão grande quanto parecia. A chave do jogo será nos forwards, onde o Band ainda é superior, com um pack de muita qualidade. A linha também não deixa a desejar, com Valter Sugarava, 37 anos e maior pontuador do Paulista comandando os backs e novos talentos se consolidando, como JP, no centro.

Os Pelicanos tem um grupo que foi construído ao longo do Paulista e a evolução foi nítida, criando um padrão de jogo bem definido, e uma defesa duríssima de ser ultrapassada. Se falta experiência em jogos de alto nível para alguns jogadores, para outros sobra, como o capitão André Vinicius, o abertura Giuliano Passini e o hooker Bruno Sobieski, todos presentes na campanha do útlimo título nacional (2006).

 

Histórico do confronto (desde 2007):

Bandeirantes – 11 vitórias

Rio Branco – 5 vitórias

Último confronto: Rio Branco 12 X 24 SP Band Saracens – Paulista A 2014

Maior diferença de pontos: SP Band Saracens 65 X 07 Rio Branco – Super 8 2008

 

Destaques: Valter Sugarava, Marton Andrade (SP Band Saracens), André Vinícius, Jo Delattre (Rio Branco)

 

Prognóstico: vitória do SP Band Saracens

 

Dia 19/07/2014 às 15h – Farrapos (RS) X Armstrong Dragons (RN)

Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS

 

Ausente da Liga Nordeste desse ano, o Armstrong (Ex-Alecrim) fez uma pré-temporada de luxo em torneio na Europa, vencendo o Tri-Nations de MônacoFora de campo, muita movimentação agitou os bastidores do Alecrim. Uma notícia divulgando o sumiço do atual presidente (e maior envolvido na troca do nome do clube) e o fato de segundo informações, três sul-africanos do clube terem sido impedidos de jogar pela CBRu por falha na documentação necessária, ainda geram ruídos, mas não deve tirar o foco do estreante, que tem no ótimo Vitor Medeiros e Danilo Lima (ex-Rio Branco), entre seus grandes trunfos para mostrar que não chegou ao Super 10 para ser coadjuvante. 

O Farrapos, grande força do Rugby gaúcho, mantém o mesmo grupo coeso dos anos anteriores, com cada vez mais experiência e o habitual reforço da torcida. Depois de vencer sem maiores dificuldades seu estadual pela quinta vez seguida, luta para chegar pela primeira vez às finais do Super 10. O ano de 2013 marcou a renovação do estilo de jogo do Farrapos, com a linha mais participativa no jogo, tirando um pouco da pressão dos forwards, que seguem sendo seu ponto forte. Veremos como será em 2014.

 

Destaques: Guilherme Coghetto, Claudinei Wronski, Leonardo Scopel (Farrapos), Vitor Medeiros e Danilo Lima (Alecrim)

Prognóstico: vitória do Farrapos com ponto extra

Histórico do confronto: Disputa inédita