Tempo de leitura: 6 minutos

 

A Challenge Cup definitivamente fala inglês. Neste fim de semana, chegou ao fim a fase de grupos da segunda copa europeia e o resultado foi aquele que já vinha se desenhando: um copa britânica. Todos os oito classificados às quartas-de-final do torneio são britânicos, sendo quatro ingleses, dois galeses, um escocês e um irlandês. Nenhum dos seis clubes franceses que participaram do torneio conseguiram avançar ao mata-mata, colocando em campo ao longo de todo o torneio equipes reservas. O preço pelo descaso foi a eliminação de todos os franceses, abrindo a uma briga empolgante entre os representantes das Home Nations. 

Em  abril, pelas quartas-de-final, o Gloucester receberá o Connacht, o London Irish jogará em casa diante do Edinburgh, Dragons e Cardiff farão dérbi galês, e Exeter e Newcastle jogarão duelo de ingleses. 

- Continua depois da publicidade -

 

Prêmios às boas campanhas

Os grupos 1, 2 e 3 deram vaga aos seus dois primeiros colocados no mata-mata. O Grupo 1 provou seu equilíbrio e teve o desfecho esperado. O London Irish superou os italianos do Rovigo fora de casa e avançaram em primeiro lugar na chave, 34 x 6, com o samoano Treviranus fazendo hat-trick. Já o Cardiff Blues garantiu o segundo posto ao passar com tudo fora de casa pelo Grenoble, 28 x 3. A primeira etapa foi dura, de apenas 7 x 3 para os galeses. Mas, com dois penal tries no segundo tempo e o try do bônus aos 78′, com Navidi, os Blues somaram os pontos necessários. 

Pelo Grupo 2, o Exeter Chiefs não teve trabalho para conquistar nova vitória sobre o Bayonne, 45 x 3, ao contrário do Connacht, que ralou muito para garantir a vitória fora de casa contra o La Rochelle. Mesmo já eliminados, os franceses dificultaram a vida dos irlandeses, com um belo primeiro tempo finalizado em 20 x 11 a favor de La Rochelle. O segundo tempo seguiu parelho, com o Connacht reduzindo o marcador pelo try de McKeon, aos 45′. Porém, os franceses resguardaram a vantagem até os minutos derradeiros, quando Adeolokun cravou um soberbo try aos 74′, virando o marcador. E, aos 76′, Healy garantiu o quarto try verde, fechando a vitória em 30 x 20.

Já no Grupo 3, nenhuma surpresa. O Dragons fez a festa sobre o Stade Français, que jogou com elenco reserva, fazendo 30 x 19, ao passo que o Newcastle Falcons confirmou a vaga ao cravar 52 x 10 no Bucareste em solo romeno. 

 

Escoceses apagam última esperança francesa

Duelo decisivo foi visto no Grupo 4, com o Edinburgh conquistando sua vaga com vitória sobre o Bordeaux, clube francês que mais chances tinha de avançar. Com chances de avançar, Bordeaux foi à Escócia com um time forte e quase complicou o Edinburgh, No primeiro tempo, Hidalgo-Clyne foi o nome do time da casa, fazendo todos os 14 pontos da equipe. Mas, na segunda etapa, os escoceses deslancharam, com tries de Scott, Nel e Hidalgo-Clyne, garantindo os 38 x 20. 

Por fim, no Grupo 5, Gloucester fez 31 x 20 fora de casa sobre o Brive e alcançou a melhor campanha da competição. O Oyonnax, que ainda tinha esperanças de classificação, venceu o Zebre, 20 x 3, mas não foi feliz na combinação de resultados, ficando com a pior campanha entre os segundo colocados. 

 

Russos estreiam com vitória no Qualificatório 

Na segunda rodada do qualificatório para a Challenge Cup 2015-16, duas equipes fizeram suas estreias. Jogando fora de casa, os espanhóis do El Salvador foram derrotados pelos italianos do Viadana por 37 x 7, que somaram a primeira vitória no torneio. Já no Grupo B, os russos do Enisei visitaram os portugueses do CDUL e eliminaram os lisboetas com vitória tranquila por 28 x 6. 

A próxima e última rodada da primeira fase acontece somente no dia 4 de abril, após o Six Nations e o Europeu de Nações. O Calvisano irá a Valladolid enfrentar o El Salvador e precisará somente de 1 ponto para assegurar a classificação. El Salvador precisará de uma vitória por 31 pontos de diferença para se classificar, ao passo que Viadana já está eliminado.

Já o Enisei receberá o Mogliano, mas o jogo não será em Krasnoyarsk, casa do Enisei. A partida será em Sochi, cidade russa de clima mais ameno e mais próxima para os italianos. O jogo valerá a classificação para os dois lados, com o Mogliano somando hoje 5 pontos e os siberianos 4. 

 

Pro D2 segue nas mãos do Pau

Após 18 rodada, a segunda divisão francesa segue nas mãos dos verdes do Pau, que atropelaram o Colomiers, 45 x 10, e abriram 11 pontos de frente sobre o vice-líder Biarritz, que fez somente 18 x 10 sobre o humilde Massy. O Perpignan ocupa o terceiro posto, tendo vencido o Tarbes por magros 23 x 19.

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

Grupo 1

Rovigo (Itália) 6 x 34 London Irish (Inglaterra), em Rovigo

Grenoble (França) 3 x 28 Cardiff Blues (Gales), em Grenoble 

 

Grupo 2

Exeter Chiefs (Inglaterra) 45 x 3 Bayonne (França), em Exeter

La Rochelle (França) 20 x 30 Connacht (Irlanda), em La Rochelle

 

Grupo 3

Dragons (Gales) 30 x 19 Stade Français (França), em Newport

Bucaresti Lupii (Romênia) 10 x 52 Newcastle Falcons (Inglaterra), em Bucareste 

 

Grupo 4

Edinburgh (Escócia) 38 x 20 Bordeaux (França), em Edimburgo

London Welsh (Inglaterra) 12 x 17 Lyon (França), em Oxford

 

Grupo 5

Brive (França) 20 x 31 Gloucester (Inglaterra), em Brive 

Oyonnax (França) 20 x 3 Zebre (Itália), em Oyonnax

 

challenge6

 

Quartas-de-final – de 2 a 5 de abril

Gloucester x Connacht, em Gloucester

Exeter Chiefs x Newcastle Falcons, em Exeter

Dragons x Cardiff Blues, em Newport

London Irish x Edinburgh, em Reading

 

Semifinais – de 17 a 19 de abril

Gloucester/Connacht x Exeter/Newcastle

London Irish/Edinburgh x Dragons/Cardiff

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu – Torneio Qualificatório para a Challenge Cup 2015-16

CDUL (Portugal) 6 x 28  Enisei (Rússia), em Lisboa – Grupo 2

Viadana (Itália) 36 x 7 El Salvador (Espanha), em Viadana – Grupo 1

qualieuropeu2 copy

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Aurillac 33 x 11 Narbonne, em Aurillac

Dax 6 x 15 Carcassonne, em Dax

Pau 45 x 10 Colomiers, em Pau

Agen 30 x 13 Béziers, em Agen

Albi 21 x 9 Montauban, em Albi

Bourgoin 21 x 16 Mont-de-Marsan, em Bourgoin-Jallieu

Massy 10 x 18 Biarritz, em Massy

Perpignan 23 x 19 Tarbes, em Perpignan

prod218