Tempo de leitura: 2 minutos

As semifinais do Europeu M18 opuseram Portugal-Geórgia e França-Bélgica, em Lisboa, nesta quarta-feira. Dois jogos recheados de tackles, tries e arquibancada sempre cheia. No primeiro jogo, Portugal conseguiu ser quase ser sempre melhor que a Geórgia, dominando as formações ordenadas (os Lelos chegaram a consentir 5 penalidades nesse setor)  e com mais tempo de posse de bola. Porém, os georgianos souberam marcar pontos nos momentos certos, conquistando um lugar na final com o resultado final de 29-10. Manuel C. Pinto, Francisco C. Campos, João F. Vital foram os melhores dos portugueses; no oposto, o nº8 da Geórgia foi Machaladze (3 ensaios) e Khurtsilava foram os game changers da Geórgia.

 

Na outra semifinal França e Bélgica disputaram um jogo que se dividiu em duas fases diferentes: entre o início e o final da 1ª parte a Bélgica foi dando um “show”, causando dificuldades à defesa “gaulesa”. Todavia, uma maior agilidade e criatividade dos franceses, especialmente do centro Even Jules (3 ensaios), garantiu uma vitória esclarecedora (algo exagerada) por 62-03. A final será disputada às 17:00 de sábado no Estádio Universitário de Lisboa.

- Continua depois da publicidade -

 

Romênia e Rússia vão ter que lutar entre si na discussão para descer de divisão. Os russos não conseguiram ter uma 2ª parte suficientemente boa para ganhar à Espanha (23-13). Já a Romênia atravessa uma fase má no rugby de formação, demonstrando pouca velocidade nas linhas atrasadas e uma consistência deficitária nos avançados, tendo sido vergados pela Alemanha (23-11).

 

Na 2ª divisão, a Holanda e Polônia vão discutir a subida de divisão, tendo derrubado a República Tcheca (29-07) e Ucrânia (63-00). Tem sido uma divisão entretida, com bom rugby (um futuro interessante para equipas como o Luxemburgo ou a Holanda) e com resultados interessantes. Na final de descida, Suíça e Letônia marcaram encontro também para sábado no Jamor.

 

Europeu M18 – em Lisboa, Portugal

1ª Divisão

Semifinais 1ª a 4º

França 62 x 3 Bélgica

Geórgia 29 x 10 Portugal

 

Semifinais 5º a 8º

Espanha 23 x 13 Rússia

Romênia 11 x 23 Alemanha

 

Finais – dia 26/03

Final: França x Geórgia

3º lugar: Bélgica x Portugal

5º lugar: Espanha x Alemanha

7º lugar: Rússia x Romênia

 

2ª Divisão

Semifinais 1ª a 4º

Polônia 29 x 7 República Tcheca

Holanda 63 x 0 Ucrânia

 

Semifinais 5º a 8º

Letônia 13 x 28 Lituânia

Luxemburgo 19 x 0 Suíça

 

Finais – dia 26/03

Final: Polônia x Holanda

3º lugar: República Tcheca x Ucrânia

5º lugar: Lituânia x Luxemburgo

7º lugar: Letônia x Suíça

 

Escrito por: Francisco Isaac