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Caros, antes de seguirmos com o planejamento estratégico, quero me desculpar pelo atraso na coluna, estava impossibilitada de escrever por conta de uma conjuntivite, mas agora recuperada vamos ao nosso assunto.

Para lidarmos com um planejamento estratégico de entidades desportivas ou entidades da administração do esporte, temos que ter em mente que o esporte possui características peculiares, como o mercado de produtos e serviços esportivos, o produto esportivo propriamente dito, o custo do esporte, a promoção do esporte e a distribuição do esporte.

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As principais peculiaridades relacionadas ao mercado de produtos e serviços esportivos estão nos fatos de que as entidades desportivas, competem e cooperam, simultaneamente, competem pelo mercado e cooperam pelo crescimento do esporte e das respectivas modalidades.

Quanto ao produto esportivo é efêmero, intangível e perecível, é o momento, o período de um jogo, o período da prática, é produzido e consumido simultaneamente, num mesmo momento, a satisfação que gera é muito afetada pelo círculo social do consumidor. É um produto inconsistente e imprevisível e carrega em si um apelo universal, afeta a vida do consumidor em todos os seus elementos. Sim, o esporte é comparável a um produto de consumo, como pode ser um produto industrial, tamanha sua peculiaridade. A demanda pelo produto esportivo é, ainda, muito oscilante.

O custo do produto esportivo costuma ser baixo em comparação ao custo total pago pelo consumidor na sua aquisição, no Brasil, já temos indícios de uma mudança dessa característica, sua receita indireta é, costumeiramente, maior que as receitas operacionais.

A ênfase da promoção e marketing pode ser aplicada apenas às ramificações do produto e não ao produto em si, já que é efêmero e se esgota em si, essas promoção e exposição de mídia se traduzem em patrocínio, mas há de ser uma boa exposição. É um produto que não se distribuí já que ele é produzido e consumido simultaneamente.

Diante do conhecimento dessas especificidades do ambiente desportivo pode-se elaborar melhorar um planejamento estratégico, dentro deste universo que difere do ambiente corporativo comum.

O primeiro passo do processo de elaboração de um planejamento estratégico é definir objetivos, que devem ser mensuráveis, específicos, atingíveis, realistas e com tempo específico, para isso pode-se criar metas, com prazos definidos. Os objetivos podem ser ficar entre os 5 melhores do ano na categoria, ou aumentar o número de atletas da entidade, aumentar o taxa de público nos jogos do time, são inúmeras as possibilidades de objetivos possíveis, e dependerá da realidade de cada um o objetivo a ser definido.

O passo seguinte será a análise de ambientes externo e interno da instituição, do qual trataremos na nossa próxima coluna, e que não devemos esquecer, está dentro dessas peculiaridades já expostas aqui.

Escrito por: Lysandra Castro