Tempo de leitura: 2 minutos

rugby

Vamos tratar da análise dos ambientes externos e internos, que se faz muito importante para a definição de estratégias, já que com essas análises conhecemos melhor o cenário em que estamos inseridos e a própria entidade esportiva.

Quando falamos em análise do ambiente externo, falamos da análise do que está acontecendo fora da entidade desportiva, como análise do que outras entidades estão fazendo, da política desportiva atual do país e do como ela afeta a entidade, da política econômica e das mais variadas forças que possam afetar o clube, essa análise vai permitir conhecer as ameaças e oportunidades que existem pra o clube chegar ao seu objetivo. Um exemplo dessa análise pode ser o conhecimento da lei de incentivo ao esporte e como ela pode ajudar o clube, é uma força externa, que pode ser uma oportunidade a ser aproveitada.

- Continua depois da publicidade -

Já ao partirmos para a análise interna, conheceremos as forças e as fraquezas da própria entidade esportiva. As forças são os pontos positivos, as ações inovadoras, que te colocam a frente das outras entidades, é o que tem de melhor, já as fraquezas estão nos pontos sensíveis, onde outros clubes superam o seu, nos pontos em que os outros trabalham melhores que você.

Essa análise do ambiente externo permite que se intensifiquem pontos fortes e se reduzam ao máximo os pontos negativos, para que assim a instituição se torne mais forte às forças externas.

E no que tudo isso ajuda na definição das estratégias?

No momento em que se sabe onde está, que forças atuam sobre sua entidade, como atuam, que benefícios e malefícios podem trazer, quando se sabe quais os pontos fortes e onde está a fragilidade da instituição as decisões se tornam mais fáceis e seguras, fundamentadas por esse conhecimento, e a estratégia, se faz dessas decisões.

Essas decisões definirão o caminho a seguir para atingir o objetivo definido, como seguirão esse caminho, o porquê seguir esse caminho, o que será necessário para isso, quem será responsável por cada etapa desse caminho, em quanto tempo esse caminho será percorrido.

Não podemos esquecer que há de se fazer uma verificação de resultados permanente, há de se verificar o andamento de cada uma dessas etapas e se necessário readequar a estratégia para que continue a funcionar. Essa averiguação é sempre permanente, e o processo estratégico acaba por gerar um ciclo virtuoso, onde objetivos são atingidos, criados, geradas estratégias, readequadas estratégias e objetivos atingidos.

Escrito por: Lysandra Castro