Tempo de leitura: 9 minutos

A USP teve um domingo de Rugby na abertura da Copa USP de Rugby XV, com direito à reedição da final do InterUSP 2012, Poli x Medicina. Depois dos jogos São Francisco (Direito) x FFLCH e FEA x Farmácia. Vamos ver como foi a primeira rodada desse torneio que promete!

 

FFLCH x San Fran

- Continua depois da publicidade -

O primeiro jogo do dia começou com ritmo intense. A FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) iniciou o jogo com apenas 14 jogadores em campo, mas logo aos 2 minutos já estava com o time completo. E o que se viu foi o time alvi-laranja procurando impor seu ritmo atacando os estudantes de Direito. No entanto, a equipe rubro-negra da San Fran mostrou boa organização, evitando a imposição de jogo do time da FFLCH. A equipe da FFLCH seguiu pressionando, com certa desorganização, mas mostrando muita vontade para mostrar que não estava lá de bobeira. E foi o que aconteceu, logo aos 5 min, a equipe alvi-laranja ganhou um penal próximo a lateral do campo, que estreou o placar o do torneio.

O jogo prosseguiu, a San Fran pareceu ter sentido o penal e jogou mais acuada. No entanto, demonstraram frieza e calma. Conseguindo reverter a situação. Focando seu jogo nos forwards e abrindo depois para os backs conseguiram se aproveitar da desorganização da FFLCH para conseguir reverter o placar. Um try marcado aos 14 min acalmou a San Fran e freou o ímpeto da FFLCH. Foi ai que a virada começou. Após o try, a equipe laranja demonstrou que começou num ritmo muito intenso, mas não soube dosar esse ritmo, perdendo em desorganização. A San Fran ainda marcou mais 4 tries e virou a partida. Indo para o intervalo com o placar: 33×3

O segundo tempo começou como terminou a primeira etapa. A San Fran aproveitou seu plantel e mexeu em algumas posições. Demonstrando no 2º tempo um ritmo mais intenso. Mais uma vez apoiando-se no seu scrum, mais pesado e mais experiente que o da FFLCH, soube mesclar as jogadas e abrir brechas na defesa da FFLCH. A segunda etapa assistiu a San Fran marcar mais 6 tries e fechar o jogo com a primeira vitória no torneio.

Placar final: San Fran 71 x 3 FFLCH

 

FARMA x FEA

Farmácia e FEA se enfrentaram na primeira rodada da Copa XV de Setembro 2012, com vitória dos campeões do InterUSP de 2010, pelo placar de 19 a 16, com um try convertido no último minuto de jogo. 

Em um jogo debaixo de muito sol e marcado por uma grande alternância no placar e domínio de posse de bola. O time da Farma logo nos primeiros minutos da partida, em um lance de conversão de penalidadeinaugurou o placar. 3×0. Após o tento, os FEAnos acordaram para a partida e partiram para o ataque: em uma jogada com muitas fases de fowards a FEA cravou o primeiro try da partida, com o asa Leonardo “Bacalhau” Scamparini. Conversão para dentro por Lucas “Federal” Scherholz. A FEA ainda faria mais um try com o asa Pietro “Tailândia” Prado. Não convertido. A farmácia logo em seguida fez uma boa sequência, deixando dois tries. Sem nenhuma conversão. O jogo caminhando para seus últimos minutos foi esquentando. Após uma sequência de penais a equipe da farmácia acertou mais uma conversão de penalidade, praticamente encaminhando a vitória. Mas a FEA não se entregou, partiu com tudo para o ataque e no grande lance da partida definiu a vitória. Com uma excelente arrancada do scrum-half Gustavo “Catatau” Calil, um pick’n’go dos fowards e uma excelente penetração em velocidade do Fabio “Zidane” Gerab a FEA marcou o try da virada e garantiu a primeira vitória do torneio. O francês Thomas Plessis ainda garantiu a conversão. Placar final: FEA 19 x 16 Farma

Placar final: FEA 19×16 FARMA

 

POLI x MED

A reedição da final do InterUSP 2012 começou eletrizante. A Medicina entrou em campo com importantes desfalques, muito jogadores novos e sem a presença dos seus técnicos, o que prejudicou bastante o desempenho do time, com destaque para as falhas na defesa e o fato de não conseguir impor o seu padrão de jogo.

Logo, no primeiro lance do jogo, penal a favor da Medicina na linha das 10, o qual o time de branco decidiu cobrar em direção aos paus. Entretanto, o forte vento contra ajudou a Poli, e o placar seguiu zerado. Logo depois, a equipe da Escola Politécnica conseguiu imprimir seu padrão de jogo, e abriu o placar com dois tries já no começo do primeiro tempo. Com um jogo de mãos fluindo na linha e com os forwards ganhando a maioria dos scrums, a Poli aproveitou o embalo e marcou mais três tries. Final do primeiro tempo: 29×0. 

O time da Medicina voltou do intervalo mais focado, e em alguns momentos ameaçou pontuar, mas não conseguiu furar a defesa politécnica. Na defesa, apresentou mais dificuldade, mas o belo jogo de passes e as fases bem feitas da Poli garantiram a superioridade do time também no segundo tempo, com mais quatro tries.

Placar final: Poli 57 x 0 Medicina. 

Agora, focada no jogo de acesso à série A do Campeonato Paulista de Rugby contra o Bandeirantes, a Poli segue treinando forte, e enfrentará a FEA na próxima rodada. 

 

Escrito por: Fernando Zemann