Tempo de leitura: 2 minutos

rugby

A partir de agora trataremos da importância e de como se faz um planejamento estratégico, trataremos de cada etapa do planejamento separadamente, começando por uma introdução, na qual esclareceremos alguns pontos e daremos os conceitos necessários para começarmos a elaboração do planejamento estratégico.

É importante que se crie um planejamento estratégico a médio e longo prazo, para que se tenha um guia, um caminho a seguir até o objetivo que foi determinado. Segundo Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, “Planejamento estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as ideias das pessoas de forma que se possa criar a visão do caminho que se deve seguir (estratégia)”.

- Continua depois da publicidade -

Para iniciarmos iremos distinguir planejamento e estratégia, objetivo e metas, para que não haja uma confusão na interpretação dos termos.

Planejamento, segundo o dicionário, é o ato ou efeito de planejar; plano detalhado de trabalho, é todo desde a definição do objetivo até o ponto final, no qual o objetivo foi atingido. A estratégia é o caminho a seguir, é o como se irá atingir o objetivo, por meio de metas, que seriam pontos dentro da estratégia.

O objetivo é onde se quer chegar, a cada objetivo atingido um novo se cria e um novo planejamento se inicia, com novas estratégias e novas metas.

Existem vários modelos de planejamento estratégico, criados por vários autores estudiosos de estratégias comerciais, empresariais e até esportivas e militares. Mas basicamente é necessários ter respostas a algumas questões, tais quais: onde estamos? por quê estamos aqui? para onde queremos ir? como iremos? é possível fazer isso? entre outras questões. Cada um chegará às suas questões principais, de acordo com sua realidade, após um estudo dos seus cenários interno e externo, do qual falaremos mais tarde, nos próximos textos, como dito anteriormente.

O ideal é que o planejamento estratégico seja definido em grupo, num momento decisório leve, no qual estabelecer as estratégias seja bom e divertido e não um momento de embates de opiniões, pois isso fará com que o planejamento estratégico deixe de ser seguido. É importante a identificação de todos com o projeto, claro que num time, ele pode ser estabelecido pela diretoria apenas, já que se trata de um número grande de pessoas e opiniões.

A adoção de uma estratégia significa assumir decisões magnas, de ordem maior, que direcionam o clube ou o time para uma evolução e se bem concebida, certamente, essa evolução, será de longo prazo.

Esperamos que no fim desta sequência de textos, possam formar o seu modelo de planejamento estratégico, simples e de fácil utilização.

Escrito por: Lysandra Castro