Jonny-Wilkinson

Tempo de leitura: 4 minutos

Jonny Wilkinson

O que são esses termos: missão, visão, valores? Muitos acham que são só ideias, mas no fundo eles têm sua importância no dia-a-dia de uma organização esportiva, de um time. Esses conceitos formam uma âncora pra que todos caminhem para a mesma direção, explicarei cada um deles e sua importância, mas antes, gostaria de comentar uma experiência de gestão profissional no Rugby.

Quero falar da aposta da Federação Gaúcha de Rugby, que sendo muito jovem já nasceu com um espírito de administração moderna, profissional e técnica, e conforme a demanda administrativa foi crescendo, viu a necessidade de procurar pessoas realmente profissionais na gestão do esporte, foi então que contrataram uma empresa especializada, que assumiu toda a parte administrativa, comercial, financeira e de marketing, deixando com que a federação pudesse fazer o seu trabalho principal, que é o de zelar pelo desenvolvimento do Rugby no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados mais significativos ainda estão por vir, mas é certo que virão, é um trabalho árduo, mas importante no cenário nacional do esporte e que irá mostrar como é importante essa profissionalização da gestão esportiva.

- Continua depois da publicidade -

Agora, vamos ao nosso tema de hoje. Missão, qual é sua missão, ou melhor, o que é a missão? A missão é o motivo pelo qual o time existe, por que ele foi criado.

Sim, todos os times existem para jogar Rugby, mas e o que mais? A declaração de missão deve ser definida com a ajuda de todos e compartilhada por diretores, jogadores, técnicos, funcionários e torcedores. Se bem formulada dará um senso compartilhado de propósito, direção e oportunidade, como podemos ver nas declarações de Missão da Adidas e do Charrua Rugby do Rio Grande do Sul, retiradas dos respectivos sites.

A Adidas tem a seguinte declaração de missão:

“The adidas Group strives to be the global leader in the sporting goods industry with brands built on a passion for sports and a sporting lifestyle.
We are committed to continuously strengthening our brands and products to improve our competitive position.
We are innovation and design leaders who seek to help athletes of all skill levels achieve peak performance with every product we bring to market.
We are consumer focused and therefore we continuously improve the quality, look, feel and image of our products and our organisational structures to match and exceed consumer expectations and to provide them with the highest value.
We are a global organisation that is socially and environmentally responsible, that embraces creativity and diversity and is financially rewarding for our employees and shareholders.
We are dedicated to consistently delivering outstanding financial results.“

Ou seja :

“O Grupo adidas se esforça para ser o líder global na indústria de artigos esportivos com marcas construídas sobre uma paixão por esportes e um estilo de vida esportivo. Estamos empenhados em fortalecer continuamente as nossas marcas e produtos para melhorar a nossa posição competitiva. Somos líderes de inovação e design que procuram ajudar os atletas de todos os níveis a atingir o máximo desempenho com todos os produtos que trazemos para o mercado. Estamos focados no consumidor e, portanto,em melhorar continuamente a qualidade, o olhar, o sentir e a imagem de nossos produtos e estruturas organizacionais para atender e exceder as expectativas dos consumidores e fornecer-lhes o valor mais alto. Somos uma organização global que é socialmente e ambientalmente responsável, que abraça a criatividade e a diversidade e é financeiramente compensadora para nossos funcionários e acionistas. Nós somos dedicados a fornecer consistentemente excelentes resultados financeiros.“

Já a declaração de missão do Charrua Rugby diz:

“Oferecer formação, entretenimento e bem estar a associados e desportistas através do conhecimento e prática do rugby e de seus princípios.”

A visão é o que se vê projetado no futuro do time, como o time se vê num futuro mais distante? Pode ser uma visão grandiosa, aliás, até deve, quanto maior a visão, mais longe se chegará,o importante é que seja possível, palpável, e não apenas uma utopia inatingível, tal qual a visão estratégica da CBRU, que diz:

“A visão estratégica da CBRu é que “Em um período de 6 anos as seleções brasileiras, masculina e feminina, serão reconhecidas como a segunda potência do Rugby no continente americano e uma das maiores seleções do mundo inspirando pessoas em torno a uma comunidade que aproveite todas as oportunidades que o esporte apresenta.”

A intenção é que se atinja aquele objetivo descrito na visão num tempo determinado, que também será decidido em conjunto, por todos que fazem parte do time, cumprindo sua missão e a partir do momento em que se atingiu esse objetivo uma nova visão será projetada.

Os valores são a moral que guia o time, quanto a valores, o rugby é expert, é um esporte que se pauta numa moral rígida, além dos valores do esporte em si, cada time tem sua moral, seus próprios valores. Se alguém não se identifica com esses valores, não estará de encontro ao time, e provavelmente não se sustentará nele.

Tanto a missão quanto a visão podem mudar, a visão pode ser realizada e a missão pode mudar conforme o desenvolvimento do time, do esporte, mudanças sociais, porém os valores serão sempre imutáveis.

E qual é a missão e visão dos seus times?

 

Escrito por: Lysandra Castro