Tempo de leitura: 3 minutos

O mundo pode acabar no próximo dia 21, mas as federações estaduais já começaram o planejamento para o caso de uma provável continuação da nossa existência.

Veja como andam os calendários de cada região!

- Continua depois da publicidade -

Rio Grande do Sul

Os gaúchos foram os primeiros a planejar a temporada 2013, divulgando seu calendário em outubro, com datas para campeonatos, estaduais e interestaduais. O destaque do calendário elaborado pela federação local é o início da segunda divisão estadual e da divisão júnior, que se junta à primeira divisão e à categoria intermediária. Outro destaque é o retorno da Liga Sul, a ser disputada somente na categoria feminina.

Os jogos e equipes que irão participar de cada divisão ainda não foram divulgados

Veja as datas do calendário gaúcho

 

Minas Gerais

Os mineiros seguem um cronograma que retrata o crescimento do esporte no estado. Depois da estreia da série B estadual em 2012, 2013 deve marcar a estreia dos campeonatos M18, M16 e infantil, com jogos de Tag Rugby. O campeonato segue o mesmo padrão das edições anteriores, com dez times divididos em dois grupos, em jogos somente de ida. O time do Uberlândia e do Leopardos, da mesma cidade, oficializaram sua união, e assim o Campo Belo, campeão da segunda divisão disputa a elite mineira.

A segunda divisão se consolida de vez, com nada menos que oito equipes, cinco a mais do que em 2012.

Veja o calendário da 1a divisão

Veja o calendário da 2a divisão

Calendário de categorias de base

 

Nordeste 

As federações estaduais ainda não divulgaram campeonatos estaduais, mas a Liga Nordeste, principal campeonato da região, já tem datas e clubes definidos. O campeonato cresceu, de oito para doze times, com mais estados representados. As novas equipes são o Upaon Açu (MA), Delta (PI), Asa Branca (CE), Cães da Areia (AL), Orixás (BA), Sergipe (SE), e sai o Bahia A e B.

Veja o calendário da Liga Nordeste 2013


São Paulo

O estado de São Paulo já começou a realizar reuniões preliminares de seu campeonato universitário e a Divisão de Acesso (a terceira divisão estadual), mas ainda sem datas definidas.

 

Paraná

Nessa semana foi feito o sorteio dos jogos do campeonato paranaense 2013, que também deverá contar com jogos juniores. Como novidade, além do formato de turno único com finais, nos mesmos moldes do Campeonato Gaúcho (atéentào, o campeonato era decidido em turno e returno), entra o time de Toledo, aumentando novamente o número de participantes para seis (o Cianorte já fez parte da primeira divisão estadual em edições passadas).

Participantes: Paraná, Lobo Bravo, Londrina, Urutau, Toledo e Maringá

Dia 02/03/2013

Lobo Bravo X Maringá

Urutau X Londrina

 

Dia 09/03/2013

Curitiba X Toledo

 

Dia 23/03/2013

Maringá X Urutau

Toledo X Lobo Bravo

 

Dia 06/04/2013

Londrina X Curitina

Lobo Bravo X Urutau

 

Dia 13/04/2013

Maringá X Toledo

 

Dia 20/04/2013

Londrina X Lobo Bravo

Curitiba X Maringá

 

Dia 27/04/2013

Curitiba X Urutau

Toledo X Londrina

 

Dia 04/05/2013

Maringá X Londrina

 

Dia 18/05/2013

Toledo X Urutau

Lobo Bravo X Curitiba

 

Dia 1o/06/2013

Semifinais

 

Dia 15/06/2013

Final