Tempo de leitura: 5 minutos

 

As principais equipes femininas de São Paulo se reuniram na Arena Paulista de Rugby nesse domingo (8) para a disputa da terceira e última rodada do Campeonato Paulista Feminino de Sevens. As nove equipes, seis adultas e três M18, não decepcionaram e fizeram um campeonato com um excelente nível técnico e cheio de surpresas.

O Bandeirantes reinou absoluto novamente, como havia feito na rodada anterior, não deu chance para os adversários, venceu todas as suas partidas sofrendo apenas um try e ainda atropelou o SPAC na final, vencendo por 46 a 0. O Rio Claro disputou a sua primeira etapa completa e surpreendeu a todos chegando às semifinais. O Rio Branco, finalista da outra etapa, teve um dia para esquecer e ficou com o último lugar. No M18 o São José, campeão das duas outras etapas não veio, com isso a disputa ficou entre SPAC e as Leoas de Paraisópolis, que fizeram uma grande partida com as meninas da zona oeste vencendo por 17 a 15.

- Continua depois da publicidade -

As equipes adultas começaram o campeonato divididas em dois grupos. De um lado SPAC, Bandeirantes e Pasteur, do outro Rio Branco, Rio Claro e São José. No primeiro grupo o Pasteur não teve chance, jogando contra duas equipes mais tradicionais, e acabou sendo derrotado facilmente nos dois jogos. Bandeirantes e SPAC fizeram o terceiro jogo do grupo para decidir o líder, e foi nessa partida que as meninas do Band tiveram a maior dificuldade. Apesar de passar a maior parte do jogo no ataque, elas encontraram uma defesa feroz do SPAC mas conseguiram anotar três tries. No outro grupo Rio Branco e São José pareciam fadados a disputar a primeira colocação na última partida. O que as meninas não contavam era com a equipe de Rio Claro, que apesar de disputar sua primeira etapa completa (na anterior elas disputaram o acesso com o Pasteur), não se intimidaram e na primeira partida do grupo atropelaram o Rio Branco, surpreendendo a todos e vencendo por 22 a 5. As meninas do interior vieram com uma equipe muito veloz, com destaque para a ponta Maíra Alves , que marcou todos os tries do Rio Claro e quando teve espaço para correr não foi alcançada por ninguém. O São José, alertado sobre a velocidade do Rio Claro e com um Rio Branco abatido, reinou absoluto vencendo seus dois jogos facilmente.

As semifinais ficaram com Bandeirantes enfrentando o Rio Claro e o SPAC jogando contra o São José. Na primeira partida o time da capital não deu chance para o azar e atropelou o Rio Claro, que apostando sempre na velocidade conseguiu chegar no in-goal do Band, que tomou seu primeiro e único try do campeonato, com a imparável Maíra. SPAC e São José fizeram a partida mais equilibrada do campeonato. A partida começou com Mariana Segala abrindo o placar, mas o time do interior passaria à frente um pouco antes do intervalo em uma excelente corrida de Cleice Lopes, com Karinas Dias convertendo. O SPAC voltaria para o segundo tempo decidido a vencer a partida, passando a maior parte do tempo no ataque e chegando ao try com Marcia Muller.

Na disputa pelo quinto e sexto lugar o Rio Branco enfrentou o Pasteur, que também disputava sua primeira etapa, porém as meninas do PAC não se intimidaram e apostaram na força física, ao invés da velocidade, para vencer a partida por 13 a 5, em um jogo mais tranqüilo do que o placar sugere. São José e Rio Claro disputaram o terceiro e quarto, as meninas do interior chegaram cansadas e o São José, uma equipe mais experiente, se aproveitou disso para vencer a partida tranquilamente.

A final repetiu a da primeira etapa e valia o título, já que SPAC e Band haviam vencido cada um uma etapa. O resultado acabou sendo uma grande surpresa, já que todos esperavam uma partida equilibrada. O SPAC vinha mais cansado, devido a partida muito dura com o São José e não tiveram pernas para acompanhar as meninas do Band, que sem dó aplicaram 46 a 0  se tornando as campeãs paulistas desse ano.

 

Emoção no M18

O M18 contou com três equipes SPAC, Rugby Para Todos e Rio Branco que jogaram um triangular. As meninas do Rio Branco vieram com um time menos experiente e acabaram derrotadas nas duas partidas. Com isso sobrou para RPT e SPAC disputarem o título. As meninas fizeram a partida mais equilibrada e mais dura do campeonato, com bons tackles, mauls, muito contato e excelentes corridas. O SPAC abriu o placar com Luana no primeiro minuto de jogo, mas as Leoas não se abateram e passaram a frente com Urianas, em um try convertido por Gabriele. O SPAC continuou tentando e chegou ao try com a muito veloz Jéssica, que também converteu. No segundo tempo o RPT voltou mais concentrado, empatou a partida com Pamela e chegou a vitória com outro try de Urianas. 

 

Bandeirantes 37 x 0 Pasteur

Tries – Daniela, Maraísa (2x), Iris Coluna, Bianca, Carolina

Conversões – Iris Coluna

 

Rio Claro 22 x 5 Rio Branco

Tries- RC – Maíra Alves (4x)

RB- Cristiane Medeiros

Conversões – RC – Marina

 

SPAC 26 x 5 Pasteur

Tries – SPAC – Victoria Johanna (2x), Marcia Muller (2x)

PAC – Denise Claudino

Conversões- SPAC – Victoria Johanna (3x)

 

São José 34 x 0 Rio Claro

Tries – SJ – Cleice Lopes (2x), Isadora Perna, Rafaela Brandão, Bruna, Mariana

Conversões – Karina Dias (2x)

 

Bandeirantes 15 x 0 SPAC

Tries- Iris Coluna, Manuela Nunes, Daniela

 

São José 27 x 0 Rio Branco

Tries – Rafaela Brandão, Mariana Mendes, Cleice Lopes, Karina Dias, Mariana Nicolau

Concersões – Karina Dias

 

Semi- Final 1- Bandeirantes 32 x 7 Rio Claro

Tries- Band- Iris Coluna (2x), Bruna Lotufo, Daniela, Luciane, Maraísa

RC- Maíra Alves

Conversões- Band – Bianca

RC- Marina

 

Semi-Final 2 – SPAC 10 x 7 São José

Tries- SPAC – Mariana Segala, Marcia Muller

SJ – Cleice Lopes

Conversões – SJ- Karina Dias

 

5° e 6° – Pasteur 13 x 5 Rio Branco

Tries – PAC – Penal try, Isabela Lopes

RB- Cristiane

Conversões –PAC – Thays Mara

 

3° e 4° São José 32 x 0 Rio Claro

Tries – Karina Dias (2x), Lana Bueno, Cleice Lopes, Mariana (2x)

Conversões – Rafaela Brandão

 

Final – Bandeirantes 46 x 0 SPAC

Tries – Band – Luciane, Turola (2x), Iris Coluna, Manuela Nunes, Daniela (2x), Bianca

Conversões – Band- Marísa (2x), Bianca

 

M18

Rugby Para Todos 17 x 12 SPAC

Tries – RPT – Urinas (2x), Pamela

SPAC – Luana, Jéssica

Conversões- RPT – Gabriele

SPAC- Jéssica

 

SPAC 26 x 5 Rio Branco

Tries – SPAC – Jéssica (2x), Isabela (2x)

RB – Camila

Conversões – SPAC – Jéssica (3x)

 

Rugby Para Todos 46 x 0 Rio Branco

Tries – Janaina (2x), Lara (2x) Glayciane, Leila, Karoline, Pamela

Conversões – lara (2x)