Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse fim de semana tivemos os últimos classificados ao BR Sevens, competição nacional que marca o encerramento da temporada brasileira de Rugby, a ser disputada daqui a duas semanas em São José dos Campos. As partidas serão divididas entre o Estádio Martins Pereira e o ADC Panasonic.

Teremos ao todo onze estados representados, e apenas sete clubes com representantes no masculino e feminino: São José, SPAC, Rio Branco, Desterro, Curitiba, Niterói e Goianos.

- Continua depois da publicidade -

Os anfitriões aliás, foram  os campeões paulistas do campeonato estadual, e vem com força para tentar o tricampeonato. Os destaques da seletiva estadual ficaram por conta do Ilhabela e Rio Branco, que desbancaram times mais tradicionais na disputa, como Pasteur e SP Bandeirantes Saracens. O União Rugby Alphaville, que atualmente disputa a segunda divisão estadual, mostra a sua força no Sevens, garantindo a terceira participação seguida na competição, desta vez como convidada.

No Rio Grande do Sul, o equilíbrio se fez presente de forma nunca antes vista, com Farrapos e Serra conquistando uma etapa cada um. O título gaúcho ficou para o clube de Bento Gonçalves, (5o colocado no BR Sevens 2012 e 2013), depois de empatar em seis critérios de desempate com os caxienses. O terceiro representante do estado será o Brummers, estreando na competição, e desbancando ninguém menos que Charrua e San Diego.

No Rio de Janeiro, a disputa foi igualmente acirrada, com o Rio Rugby levando o título da segunda etapa, mas o triunfo no geral foi do Niterói, que venceu a primeira. Mais fácil foi a vida do Curitiba e Desterro. No Paraná, os Touros fizeram prevalecer sua força e levaram o título estadual sem dificuldades (levou um único try em toda competição), enquanto os catarinenses passaram pelo campeonato sem sofrer pontos. Maringá e Chapecó farão companhia a seus conterrâneos mais famosos. 

Minas Gerais terá nomes novos levando sua bandeira para a competição. O Itajubá, que se especializou na modalidade, desbancou BH (o Varginha não disputou), e ganhou a vaga, junto com o Uberlândia, campeão estadual após três etapas, apenas três pontos acima de Itajubá.

Entre os convidados, a CBRu presenteou o Centro-Oeste e o Norte do país. Goianos e Campo Grande campeões do Pequi Nations e do estadual sul-matogrossense repsectivamente, tem a missão de levar o nome da região a exemplo do Cuiabá, que fez ótima campanha no SPAC Lions (uma seleção do Centro-Oeste na verdade) e na competição nacional, terminando na sexta colocação. O GRUA, de Manaus, fecha a lista, tendo sido campeão da Copa Amazônia Legal.

 

Sem surpresas no feminino

No feminino, as disputas regionais perdem um pouco da importância quando comparadas ao plano nacional, dada a dominância de uma equipe em cada estado geralmente. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná, triunfo fácil de Charrua, Desterro, BH Rugby e Curitiba.

No Rio de Janeiro, o Niterói, uma das grandes forças do país, ganhou a companhia do Guanabara, que vem se posicionando como segunda força do estado e fazendo bonito no cenário estadual. O Urutau do Paraná, tem a experiência ao seu lado para tentar fazer bonito, apesar de ser superado pelas Touritas.

O Vitória é um convidado de peso, cuja participação no Super Sevens mais do que justifica sua presença e a coloca entre as grandes forças da competição. Completam os convidados, o Goianos, único representante do Centro-Oeste e o Delta, campeão nordestino, fazendo sua estreia e representando todo o Nordeste, pois não há equipes masculinas da região. 

 

Veja todos os participantes:

MASCULINO – 20 clubes

São José (SP) – campeão estadual

SPAC (SP)

Ilhabela (SP)

Jacareí (SP)

Rio Branco (SP)

Farrapos (RS) – campeão estadual

Serra (RS)

Brummers (RS)

Curitiba (PR) – campeão estadual

Maringá (PR)

Niterói (RJ) – campeão estadual

Rio Rugby (RJ)

Uberlândia (MG) – campeão estadual

Itajubá (MG)

Desterro (SC) – campeão estadual

Chapecó (SC)

União Rugby Alphaville (SP) – convidado*

Goianos (GO) – convidado*

Campo Grande (MS) – convidado*

GRUA (AM) – convidado*

 

FEMININO – 16 clubes

SPAC (SP) – campeão estadual

SP Bandeirantes Saracens (SP)

São José (SP)

Rio Branco (SP)

Pasteur (SP)

Desterro (SC) – campeão estadual

Charrua (RS) – campeão estadual

San Diego (RS)

Niterói (RJ)

Guanabara (RJ)

Curitiba (PR) – campeão estadual

Urutau (PR)

BH Rugby (MG) – campeão estadual

Vitória (ES) – convidado*

Goianos (GO) – convidado*

Delta (PI) – convidado*