Tempo de leitura: 3 minutos

Após um adiamento, Os Cabruncos foram até a Costa Verde do Rio de Janeiro a fim de enfrentar o Itaguaí, cada time com objetivos diferentes: enquanto o Campos buscava vencer a fim de se classificar para a semifinal contra o Niterói, os donos da casa buscavam vencer sua primeira partida no campeonato.

A partida, que se realizou no campo do Itaguaí Atlético Clube, começou com um pequeno atraso sob um sol fortíssimo – a temperatura estava em torno de 30°C – apesar disso num ritmo fortíssimo. As equipes alternavam a posse de bola constantemente e mantiveram o jogo equilibrado até a pausa técnica para hidratação. Por volta dos 25 minutos, após um ruck, Gabryel Couto, hooker do Campos pegou a bola e se lançou pela ponta direita do seu ataque, quando passou para Gabriel Schott marcar o primeiro try da partida. O mesmo converteu.

O jogo continuava “pegado”, muitos scrums, em que o Itaguaí levou alguma vantagem, o Campos apresentando uma defesa bem postada, que impedia os donos da casa de avançar, quando num penal, Wellington, num belo chute, converteu e, diminuiu para o Itaguaí. Entretanto, mesmo bem modificado, o Campos continuou buscando o ataque, usando a velocidade de sua linha e dos juvenis que tem composto o plantel da equipe campista. Com isso, após uma jogada de linha bem feita, que encontrou Aristo, em boa posição para avançar, marcou seu segundo try. Primeiro do atleta, com a camisa do Campos, que foi convertido novamente por Gabriel Schott.

- Continua depois da publicidade -

O jogo seguiu no mesmo ritmo até o fim do primeiro tempo, que acabou após uma cobrança de penal por Wellington, do Itaguaí e bateu na trave, indo para fora.

O segundo tempo se iniciou da mesma maneira que terminou o primeiro tempo. A duas equipes buscavam a vitória. O Campos, num jogo mais cadenciado e de muita entrega, que se viu também por parte do Itaguaí, apesar de mostrar um maior nervosismo e desorganização, cometendo mais penais que o adversário, tendo dificuldades em furar a linha campista.

Campos usou bem os seus suplentes e manteve o mesmo nível de jogo, que se não era perfeito, foi compensado pela alma que se via. Aos 15 minutos do 2° Tempo, Marcelo Portal, se aproveitando de uma saída de scrum avançou e entregou a bola a Guto Arruda, asa, para correr e conseguir marcar seu try, numa corrida até o centro do ingoal. Novamente Gabriel Schott converteu. Logo depois, após vários turnovers, a bola sobra para o segunda-linha Osmir Júnior, que avançou, desmontando a defesa adversária, utilizando seus 120 kg, para marcar o quarto try do Campos e primeiro da carreira do jogador, que foi convertido novamente por Gabriel, dando números finais a partida: 28 a 3 para o Campos. Festa dos Cabruncos, que conquistaram o direito de enfrentar o Niterói pela semifinal.

A arbitragem de Marcel Santos, auxiliado por Clayton Vaneli e Rodolfo de Paula, não teve dificuldade nenhuma em conduzir a partida, que foi jogada de forma muito limpa.

Nas palavras de Raul Azevedo, abertura e head-coach do Campos, a vitória pode ser definida pela entrega sem medidas de cada jogador que participou da partida. Embora haja muito a ser melhorado, há muito não se via a equipe se dando tanto no campo. Este foi o diferencial para obter uma vitória sem sustos.

Guto Arruda, asa do Campos Rugby, foi eleito o melhor jogador em campo, com destaque para o pilar Hélio, que estreou na equipe campista, e Osmir Júnior que mostrou uma grande evolução.

O terceiro tempo se realizou no bar do campo e os jogadores se confraternizaram, assistindo juntos, o início da partida da seleção brasileira de futebol.

Placar final: Itaguai 03 X 28 Campos

Itaguaí

Penal: Wellington Braga (1)

Campos

Tries: Gabriel Schott, Aristo de Paula, Guto Arruda e Osmir Júnior

Conversões: Gabriel Schott (4)