Tempo de leitura: 4 minutos

As maiores equipes femininas da região Sul do Brasil se encontraram nesse sábado para a primeira etapa do Sul-Brasileiro de Sevens, uma iniciativa que vem para fortalecer ainda mais o Rugby feminino na região!. 

 

- Continua depois da publicidade -

Desterro e Charrua confirmam favoritismo e fazem final emocionante em Curitiba

Uma idéia excelente, times tradicionais e campeões se juntando a times novos e assim temos uma receita de sucesso e baixo custo para se alavancar o Rugby da região. Foi isto o que aconteceu este final de semana em Curitiba com a primeira etapa do Sul brasileiro de seven-a-side feminino.

Apesar da disparidade técnica dos favoritos, Desterro (SC) e Charrua (RS), campeão e vice do Brasil Sevens respectivamente, Curitiba e Urutau, ambos do Paraná, demonstraram boa evolução e mais uma vez fizeram um jogo de tirar o fôlego, e os dois times menos tradicionais, Tapera (Itapema – SC) e o Panteras Negras (Caxias do Sul – RS) jogaram com muita vontade e talento, e mostram que em pouco tempo podem incomodar tanto em seus estados como no novo torneio regional.

Pela manhã os jogos foram sem surpresas, o Charrua não tomou conhecimento de seus adversários, ganhando por larga margem de ambos, e o Curitiba confirmou seu favoritismo contra o Tapera. Do outro lado da chave, o Desterro fez o mesmo do time gaúcho e passou fácil por Panteras Negras e Urutau, o qual derrotou as meninas de Caxias com o placar mais apertado da primeira fase, apenas 10 pontos de diferença.

Estes resultados vieram a mostrar que a organização do torneio acertou em alterar a tabela, que propunha uma semifinal entre os campeões e vices das chaves e foi alterada para finais simples e disputas de terceiro e quarto lugares.

E de tarde os confrontos esquentaram. As duas equipes mais novas do torneio se enfrentaram em um belo jogo, que no início parecia que seria apertado, mas as meninas do Panteras Negras mostraram mais técnica e equilíbrio, acabando com um placar elástico de 33 x 5. Destaque para a atleta Clarissa Cardozo do Panteras que anotou três tries e três conversões.

Para quem acompanha o Rugby feminino no Paraná, o próximo jogo seria de tirar o fôlego, das últimas seis partidas entre eles, nenhum dos dois venceu de forma seguida nenhuma vez. Com este clima CRC e Urutau entraram em campo pela disputa do terceiro lugar. O Curitiba entrou com mais equilíbrio e vontade e por três vezes perdeu de anotar seu try na primeira etapa, o Urutau seguia defendendo muito bem, e apenas teve uma chance no primeiro tempo, também não concretizada. Os times foram para o intervalo com um espantoso zero a zero no placar, algo incomum na modalidade. Já na segunda etapa a equipe mais nova da capital paranaense conseguiu impor seu ritmo e com algumas mudanças e a entrada de Fernanda Alves, abriu o placar, um belo try da selecionável Heloise Kulig (Helô), convertido por Aninha. O Curitiba ainda tentou reverter mas mais uma vez parou na defesa do Urutau. Final: CRC 0 x 7 Urutau.

A final foi um capítulo a parte, a reedição da final do Brasil sevens, entre Desterro e Charrua, não poderia ter sido melhor.

As gaúchas começaram com tudo, e aos três minutos de partida venciam, com sobras em campo e com ares de quem “passaria por cima do adversário”, por doze a zero (2 tries e uma conversão). Então o treinador das catarinenses parece ter “tirado o coelho da cartola” e com a entrada de Amanda Bonetti ainda na primeira etapa e que pouco havia aparecido no torneio, o time começou a mudar o jogo. Começou e não parou, virando o placar ainda no primeiro tempo com três tries e duas conversões. Na volta do intervalo, o Desterro ainda viria a ampliar a vantagem com mais dois tries, abrindo 17 pontos à frente, descontados no último minuto de jogo pelas gaúchas, fechando o placar em: Desterro 29 x 17 Charrua, dando o título, mais uma vez, como no Brasil sevens, à equipe de Santa Catarina.

O terceiro tempo foi comemorado à beira do campo, com a entrega dos troféus, alimentação e brindes dos patrocinadores do CRC. Após esta, algumas meninas se reuniram para celebrar um pouco mais em um restaurante próximo, mas devido às distâncias e compromissos, este não se estendeu muito, apesar da animação das integrantes de Urutau, Desterro e Charrua.

A próxima etapa do Sul brasileiro acontece no dia 20 de Abril em Florianópolis, sediada pelo Desterro.

Gostaríamos de agradecer a receptividade do clube organizador e o espaço cedido para cobertura do evento, além de parabenizá-lo pela iniciativa e bela organização.

 

 

Clique aqui e veja o álbum de fotos do torneio

 

Grupo A: Desterro, Urutau e Panteras Negras

Grupo B: Charrua, Curitiba e Tapera

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

Curitiba 22 X 10 Tapera

Urutau 17 X 7 Panteras

Curitiba 0 X 37 Charrua

Urutau 0 X 34 Desterro

Tapera 0 X 39 Charrua

Desterro 27 X 0 Panteras Negras

Decisão do 5º lugar – Panteras 33 x 5 Tapera

Decisão do 3º lugar – Urutau 7 x 0 Curitiba

Final – Desterro 29 x 13 Charrua – Desterro campeão!


Artigo escrito por Carlos Gustavo Woellner