Tempo de leitura: 3 minutos

Gaúchos e paulistas protagonizaram um empate bastante equilibrado pela primeira rodada da competição nacional, marcado pela disputa intensa dentro de campo em busca da vitória na estreia do torneio. Com um confronto em que o combate físico se sobressaiu durante os oitenta minutos. E foram nos minutos derradeiros em que a partida foi definida, com a equipe do Farrapos levando a melhor no final, derrotando o Pasteur, de virada, pelo apertado placar de 13 a 12, estreando com um resultado positivo em seus domínios no Super 8.

O confronto iniciou com um expressivo embate físico dentro de campo entre as equipes, que persistiu em quase toda a primeira e segunda etapa de partida, resultando em uma quantidade significativa de lesionados e de cartões amarelos. O primeiro amarelado da partida foi Everest do Farrapos, deixando a equipe da casa com um a menos em campo. Com ambas as equipes tendo dificuldades para se aproximar da linha de ingoal por conta da sólida defesa dos dois times no gramado, a primeira tentativa para inaugurar o placar surgiu de um drop dos donos da casa, mas que acabou passando a direita do “H”.

O Farrapos acabou sofrendo a segunda perda dentro de campo aos 17 minutos, com Civardi levando cartão amarelo. O Pasteur, aproveitando a vantagem numérica dentro de campo, abriu o placar a partida logo depois com try de Ronaldo, com conversão desperdiçada por Ítalo, 5 a 0. A equipe bento-gonçalvense realizou tentativas de fugas em velocidade nos espaços proporcionados pelos adversários, mas os erros excessivos de passes impediam a evolução da equipe no ataque. Ainda na primeira etapa, os dois capitães das equipes, Mauri e Felipe, receberam cartão amarelo.

- Continua depois da publicidade -

Na etapa final, o Farrapos continuou pecando no excesso de passes errados no ataque. O Pasteur, aproveitando os espaços nas extremidades do campo, usou de sua velocidade para ampliar o placar. Robert qual percorreu em velocidade desde o seu campo até a linha de ingoal para anotar o segundo try do Pasteur na partida, com conversão de Ítalo, aumentando a vantagem no marcador para os visitantes. Aos poucos, o Farrapos foi melhorando o seu desempenho ofensivo na partida, ao mesmo passo em que os paulistas foram se desconcentrando em campo no confronto. Aos 17 minutos, após diversas tentativas de furar o bloqueio e depois de vários penais seguidos próximos da linha de ingoal, o Farrapos teve um try penal ao seu favor, deixando o confronto em aberto na etapa derradeira da partida.

Aos 27 minutos de jogo, o Pasteur e o Farrapos novamente ficaram com um jogador a menos dentro de campo. Bigode levou o cartão vermelho direto no lance. Mesmo com desvantagem numérica dentro de campo, o Farrapos permaneceu pressionando os adversários em busca da vitória. Aos 32 minutos, em um penal de longa distância, Facundo Flores finalizou com efetividade para encostar no marcador, 12 a 10. A equipe paulista teve a oportunidade de ampliar a pequena vantagem, mas Ítalo desperdiçou um penal. Aos 36 minutos, em mais um penal cedido pelos visitantes, Facundo Flores chamou a responsabilidade para finalizar com precisão e virar a partida nos minutos finais de jogo. O Pasteur tentou reagir em busca da vitória, mas a equipe não conseguiu quebrar o sistema defensivo dos donos da casa, os quais administraram o placar da partida até o apito final, concretizando a sua vitória sobre o Pasteur em sua estreia na competição.

Na próxima rodada, a qual será realizada no sábado, dia 8, o Farrapos enfrenta o Jacareí em São Paulo, equipe que também estreou com vitória no Super 8. Já o Pasteur joga novamente longe de seus domínios contra a equipe do São José, em São José dos Campos.

 

Farrapos 13 x 12 Pasteur

Farrapos:

Try: Try Penal

Penais: Facundo Flores (2)

Pasteur:

Tries: Ronaldo e Robert

Conversões: Ítalo (1)

ClubeCidade (UF)PJVED4+-7PPPCSP
JacareíJacareí (SP)2575024119717027
Farrapos Bento Gonçalves (RS)2575024121314964
PasteurSão Paulo (SP)22750211123132-9
CuritibaCuritiba (PR)2174032313411420
Desterro Florianópolis (SC)1973044321317241
SPAC São Paulo (SP)14730502154178-24
PoliSão Paulo (SP)11711523126187-61
São JoséSão José dos Campos (SP)8711511134202-68
Vitória = 4 pontos;
Empate = 2 pontos;
Derrota = 0 pontos;
Fazer 4 ou mais tries = 1 pontos extra;
Derrota por 7 ou menos pontos de diferença = 1 ponto extra;

- Todos avançarão às quartas de final

 

Texto e foto: Kévin Sganzerla