Tempo de leitura: 3 minutos

Uma Band Arena ensolarada foi o palco da terceira etapa do Festival Paulista de Rugby Infantil, organizado pelo Bandeirantes. Com jogos em categorias que foram do recreativo M8 e M10, onde crianças de até quatro anos tiveram seu primeiro contato com o esporte, até o competitivo M12 e o M14, que já deixa à mostra a rivalidade entre os tradicionais adversários, como Pasteur, São José e Bandeirantes, cerca de quatrocentas crianças de capital e do interior, incluindo o novo trabalho de categoria de base dos Piratas de Americana e dos Leões do Vale, time recém criado em Pindamonhangaba.

A torcida também se fez presente. Os pais dos jovens jogadores acompanharam cada momento dos jogos, atuando como verdadeiros torcedores do Rugby, sem deixar de apoiar as equipes por nenhum minuto, tirando fotos e se familiarizando com o esporte, pois, apesar de ser possível ver a continuidade do sobrenome de jogadores de outros tempos entre os novos jogadores, grande parte não teve contato prévio com o Rugby, mostrando que o esporte segue se expandindo cada vez mais em um sentido irreversível. O pai de um novato do Pasteur M12 afirmou: “Não conhecia o Rugby, meu filho, que nem estuda no Liceu Pasteur, conheceu o esporte, pesquisou a respeito, e hoje defende o Pasteur.”

- Continua depois da publicidade -

Na parte da manhã, foram realizadas atividades com as equipes M8 e M10 de Bandeirantes e Pasteur, as únicas com equipes nessas categorias, e logo depois, deu-se início aos jogos nas demais categorias. Entre árbitros e técnicos, é possível identificar jogadores e ex-jogadores de diversas épocas, retribuindo um pouco do que o Rugby ensinou tanto dentro quanto fora de campo, como por exemplo Sérgio Costa, Gabriel Drummond, Valter Sugarava, Mari Ramalho, Bia Menini, Manuela Nunes, Tim Baines, Júlio Faria, Jacob Manguin, entre outros.

A presença de garotas nos times, foi muito interessante de se ver. Nesse quesito, os Leões de Paraisópolis (Rugby para Todos) foi a equipe com maior quantidade de meninas, com quatro jogadoras no M12 e M14. Fabrício Kobashi, um dos idealizadores do projeto, e presente no evento, ressaltou: “Temos hoje cerca de trinta jogadoras nessa faixa de idade, a maioria delas já atuando no Circuito Feminino inclusive.”

Todas equipes apresentaram bom nível nos fundamentos, numa idade em que a parte tática ainda não é trabalhada de forma intensiva, e o equilíbrio ficou mostrado especialmente pelos placares dos jogos. Nenhuma equipe conseguiu abrir vantagem significativa, e proporcionaram um jogo leal e muio divertido para todos que acompanharam.

 

Veja todas as fotos da terceira etapa do Festival Infantil de Rugby 

 

O organizador tomou cuidado especial para a integração entre jogadores de clubes diferentes, providenciando uma prancha de surfe mecânica para todos arriscarem suas manobras, assim como lanches e medalhas para os participantes. A segurança também não foi esquecida com a ambulância e corpo médico de prontidão, para atender os poucos casos de atendimento que foram verificados ao longo do dia.


A quarta etapa do Circuito Paulista infantil será organizada pelo Rugby para Todos, em julho. Fiquem atentos ao Portal do Rugby para mais informações em breve!