Tempo de leitura: 8 minutos

A cidade de Niterói recebeu nesse fim de semana, a primeira etapa do Super Sevens, o principal campeonato de Seven-a-side voltado exclusivamente para o Rugby feminino no Brasil, que reúne a elite do esporte pelo país e equipes convidadas de cada região. Participam dessa edição as seis melhores colocadas no BR Sevens 2012/2013 (Desterro – campeão, Charrua, SPAC, Bandeirantes, Niterói e BHRugby) e outras quatro equipes convidadas.

O SPAC é o atual campeão, que disputou o título etapa por etapa contra o Desterro (que viria a se sagrar campeão nacional ao bater o Charrua na grande final), contando com um tropeço das catarinenses na última etapa para vencer por antecipação. 

- Continua depois da publicidade -

“Jogar em casa é sempre bom. Conhecemos o campo, o clima e ainda não teremos o desgaste das habituais viagens”, conta Andressa Contreras, capitã interina do Niterói, “Iniciamos nossa preparação com um trabalho físico, que visa atingir nossa melhor performance até o fim do ano, quando será disputado o Campeonato Brasileiro da modalidade. Teremos os desfalques de atletas na Seleção Brasileira, como nossa capitã Beatriz Futuro, a Baby. Então vamos aproveitar para ganhar experiência e evoluir a cada jogo” conclui.

Em 2012, os melhores resultados obtidos pela equipe fluminense foram dois segundos lugares, na abertura, em São José dos Campos (SP), e na terceira etapa, em Niterói (RJ). O time acumulou ainda um terceiro lugar em Florianópolis (SC), um quarto em São Paulo (SP) e um quinto lugar em São Leopoldo (RS). Assim, uma vitória logo na etapa de abertura do circuito, pode credenciar o time como um dos favoritos ao título do ano.

 

 

Resultados da Fase de grupos

A primeira etapa do Super Sevens deveria contar com 12 equipes, mas apenas 11 se inscreveram, de acordo com a CBRu, e o Volta Redonda RC desistiu do torneio, deixando-o excepcionalmente com 10 participantes.

Divididas em dois grupos, as equipes se confrontaram logo no primeiro dia com duelos incríveis, o que resultaram em partidas disputadíssimas e decididas por placares apertados. As equipes convidadas para a etapa, Varginha, Invitación VII e Guanabara se mostraram um degrau abaixo das competidoras mais experientes e pouco fizeram, mas sem dúvida tiveram um intercâmbio valioso.

O único resultado que pode ser considerado uma surpresa foi a boa vitória do BH sobre o Charrua, vice-campeão brasileiro, ainda que a ascenção e consolidação do time do BH como uma força do Rugby feminino seja evidente há pelo menos dois anos. Faltava uma grande vitória para conferir às mineiras o status de postulante à títulos, e ela veio. 

No mais, o nível de disputa foi tão alto que colocou o Niterói, uma tradicional força, na disputa do oitavo lugar, com direito à uma vitória esmagadora do Vitória, que terminou em segundo no grupo, por 36 a 0, enquanto as finalistas do BR Sevens desse ano Charrua e Desterro, ficaram com a incômoda disputa do 5o lugar, lembrando que as catarinenses chegaram até a última etapa do Super Sevens 2012 na disputa pelo título).

No fim da primeira fase, SPAC, Bandeirantes, BH Rugby e Vitória emergiram como as melhores equipes, sendo que as inglesas tiveram o melhor ataque, e as Bandetes a melhor defesa nessa fase, enquanto mineiras e capixabas conseguiram as vitórias mais expressivas.

 

Experiência coloca Paulistas nas finais

No domingo, o Guanabara garantiu o nono lugar ao bater o Varginha no resultado agregado das duas partidas realizadas entre elas. A disputa de 7o lugar foi toda fluminense, com o Niterói passando sem dificuldades pelo combinando Invitación VII. 

Na disputa pelo 5o lugar, Charrua e Desterro reviveram a final do Super Sevens, ambas equipes contando com uma série de desfalques importantes, e como esperado, a definição do vencedor só veio no final, com um try no último lance definindo a vitória para as catarinenses

A maior experiência das paulistas garantiu a final em Niterói. As atuais campeãs paulistas Bandetes superaram o BHRugby, que saiu perdendo no final do primeiro tempo por apenas 7 a 5, mas não conseguiu reverter a vantagem adversária. Já o SPAC, não deu chances para o Vitória, que acabou derrotado por 17 a 0 e disputou o terceiro posto contra as mineiras. 

Na disputa de terceiro lugar, o BH Rugby se mostrou superior ao longo de toda partida, fazendo 12 a 0 na etapa inicial e garantindo a terceira posição com um belo placar de 27 a 0 sobre as campeãs do SPAC Lions de 2012. Missão mais que cumprida para as alvinegras, que terminaram o BR Sevens em 6o lugar. “As atletas cresceram bastante, principalmente se compararmos com os resultados da mesma competição em 2012 e no Brasileiro, disputado em janeiro. Elas tiveram uma evolução boa com esse terceiro lugar, principalmente porque esse grupo está junto desde 2012” disse o treinador do BH Rugby, Igor Michalick. “Tivemos um nítido crescimento tático. Elas passaram por seletivas e disputaram outros campeonatos para ganhar experiência. Vamos manter o ritmo para as próximas etapas” completou o técnico.

Na final, a grande rivalidade do Rugby paulista resultou em um jogo equilibrado, mas a superioridade bandeirantina se fez presentemais uma vez e terminou com o título das atuais campeãs estaduais, que fizeram 10 a 0 no SPAC, atual campeão do Super Sevens.

“Para nós, essa vitória da Taça de Ouro é um reflexo do trabalho que estamos fazendo há algum tempo. Não foi construída da noite para o dia. É fruto de um trabalho que vem desde o ano passado” contou a capitã do Bandeirantes, Bianca Menini. “Estávamos sentido um pouco de cansaço físico durante a final, mas deixamos o coração e a cabeça falarem mais alto e acionar o corpo. Nos jogos anteriores fomos corrigindo os erros e na decisão acertamos de vez. Os destaques foram nosso padrão de jogo e nossa defesa, fundamental para a vitória. Conseguimos ajustar em campo o que era necessário para atingirmos nosso objetivo: a vitória. Estamos muito felizes” concluiu a capitã. 

 

A próxima etapa acontece nos dias 17 e 18 de agosto em Curitiba.

 

O Regulamento pode ser conferido nesse link!

Acompanhe as atualizações em tempo real via twitter.com/portaldorugby!

 

Super Sevens

Sábado (20) , das 12h00 às 17h30 
Domingo (21), das 10h00 às 17h30

Participantes: Desterro, Charrua, SPAC, Niterói, Bandeirantes, BH Rugby, Vitória, Varginha, Guanabara e Seleção Fluminense B (Invitación VII)

Local: UFF Gragoatá – Niterói, RJ

 

Grupo A: Desterro, Vitória, Bandeirantes, Niterói e Guanabara

Grupo B: SPAC, Charrua, BH Rugby, Varginha e Invitación VII

 

Programação
Sábado – 20/07

Fase de grupos
Horário – Grupo – Jogo
12h – A – Desterro 12 x 12 Vitória
12h20 – A- Niterói 0 x 15 Bandeirantes
12h40 – B – Charrua 27 x 0 Varginha RC
13h – B – SPAC 27 x 14 BH
13h20 – A – Desterro 0 x 5 Bandeirantes
13h40 – A – Niterói 29 x 5 Guanabara
14h – B – Charrua 0 x 14 BH
14h20 – B – SPAC 29 x 0 Invitacción VII
14h40 – A – Desterro 31 x 0 Niterói
15h – A – Vitória 32 x 0 Guanabara
15h20 – B – Charrua 0 x 21 SPAC
15h40 – B – Varginha 0 x 17 Invitacción VII
16h – A – Desterro 34 x 0 Guanabara
16h20 – A – Bandeirantes 10 x 05 Vitória
16h40 – B – Charrua 27 x 0 Invitacción VII
17h – B – BH 33 x 5 Varginha RC

Domingo – 21/07

Fase de grupos
Horário – Grupo – Jogo
10h – A – Niterói 0 x 36 Vitória
10h20 – A – Bandeirantes 24 x 0 Guanabara
10h40 – B – SPAC 28 x 0 Varginha
11h – B – BH 31 x 0 Invitacción VII

Fase mata-mata
11h50 – Guanabara 38 x 0 Varginha – 5ºA x 5ºB – decisão 9o lugar
12h10 – Desterro 31 x 0 Invitación VII – 3ºA x 4ºB
12h30 – Charrua 05 x 00 Niterói – 3ºB x 4ºA
12h50 – Bandeirantes 19 x 10 BH – 1ºA x 2ºB
13h10 – SPAC 17 x 00 Vitória – 1ºB x 2ºA
13h30 – Guanabara 05 x 10 Varginha – 5ºA x 5ºB – decisão 9o lugar (Agregado: Guabanara 43 X 10 Varginha)

 

13h50 – 3º e 4º Bronze – Invitación VII 00 x 22 Niteróidecisão 7o lugar

14h10 – Final Bronze – Charrua 00 x 05 Desterrodecisão 5o lugar

14h30 – Final Prata – BHRugby 27 x 00 Vitória – decisão 3o lugar

14h50 – Final Ouro – Bandeirantes 10 x 00 SPAC – Bandeirantes é campeão do Super Sevens

 

Classificação final e do Super Sevens

1 – Bandeirantes – CAMPEÃO 20pts

2 – SPAC – 18pts

3 – BH Rugby – 16pts

4 – Vitória – 14pts

5 – Desterro – 12pts

6 – Charrua – 10pts

7 – Niterói – 8 pts

8 – Invitación VII – 6pts

9 – Guanabara – 4pts

10 – Varginha – 3pts

 

Formato da disputa

No Super Sevens 2013 o número de etapas aumenta em relação ao ano passado, assim como o número de equipes. A competição passa a ter seis etapas, Niterói, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo (em 2012 eram cinco) e 12 equipes por etapa, seis delas fixas – Desterro (SC), Charrua (RS), SPAC (SP), Niterói (RJ), Bandeirantes (SP) e BH Rugby (MG) – e outras seis convidadas pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e pela federação local, variando a cada fase. São dois times a mais do que no último ano em cada uma das etapas.

As equipes serão divididas em três grupos, observada a seguinte ordem de classificação: Grupo A – 1º, 6º, 9º, 10º; Grupo B – 2º, 5º, 7º, 12º; e Grupo C – 3º, 4º, 8º, 11º. Na fase de classificação, todas as equipes jogam contra todas dentro dos grupos. As duas equipes mais bem colocadas de cada grupo e os dois melhores terceiros fazem as quartas-de-final da Taça de Ouro. O último terceiro colocado e quem passou em quarto lugar de cada grupo jogam as semifinais da Taça de Bronze.

Todos os jogos serão disputados em dois tempos de sete minutos com dois minutos de intervalo, com exceção da final da Taça de Ouro, que terá dois tempos de 10 minutos com três minutos de intervalo.

A classificação geral do Super Sevens será determinada de acordo com a pontuação somada ao longo das seis etapas, que seguirá a seguinte ordem: 1º colocado – 20 pontos; 2º colocado – 18 pontos; 3º colocado – 16 pontos; 4º colocado – 14 pontos; 5º colocado – 12 pontos; 6º colocado – 10 pontos; 7º colocado – 8 pontos; 8º colocado – 6 pontos; 9º colocado – 4 pontos; 10º colocado – 3 pontos; 11º colocado – 2 pontos; 12º colocado – 1 ponto.