Tempo de leitura: 3 minutos

Por Valter Sugarava "Japinha"

No domingo passado, o RUGBY POLI, conhecida e sempre forte equipe do cenário paulista, entrou em campo para comemorar 39 anos de conquistas e amizade num jogo entre o time atual da POLI (atual campeão das Engenharíadas e do Campeonato Paulista de Seven Universitário) e os ex-alunos que Escola Politécnica (vencedores de muitos campeonatos paulistas, Interusp, entre outros) no já tradicional “Jogo dos Velhos”.

 

- Continua depois da publicidade -

Apesar de algumas ausências importantes no time de ex-alunos pudemos ver diversas gerações passando a bola, entrando no ruck, apoiando aqueles que já foram seus bixos e agora são veteranos como eles. Momentos assim só o rugby e seu espírito pode explicar.

Saiba como foi o jogo:

1ºtempo – o scrum do time atual sentiu a pressão da força imposta pelos ex-alunos que foi comandado pelo Jiu (capitão do ultimo título da POLI no Interusp 2009), e toda vez que acontecia uma infração literalmente os velhos empurravam aqueles que representam atualmente em campeonatos oficiais o time da POLI. Porém a linha do time atual (que vestia azul e estreiou novo uniforme) estava inspirada e mesmo com uma linha muito boa do outro lado conseguiu colocar os velhos em seu campo de defesa. Logo veio o primeiro try, com o terceira linha Clone.  O jogo parecia estar sob o controle do atual time campeão das Engenharíadas, mas não foi bem assim. A linha do velhos passou a pressionar e numa saída pelo cego, Zé, oitavo dos velhos, entrou no ingoal do seus companheiros de azul e empatou a partida. Assim acabou o primeiro tempo.

2ºtempo- Já cansados, os velhos fowards não suportaram as trocas do time atual e já não empurravam tanto, nem ganhavam todas as bolas em disputas de ruck. Porém a linha melhorou e o jogo continuou equilibrado. Os velhos viraram o jogo, com Dodô, mas logo houve o empate.  Os veteranos entraram mais uma vez no ingoal e o time atual mais duas, porém o espetáculo estava em cada chumbada dos gordos veteranos e em tackles duros e bonitos de ambos os times, sempre com muito respeito e lealdade, mas com a agressividade e força que sempre foram marca da POLI rugby em toda a sua história.

Após o jogo os times se reuniram no meio do campo para palavras de agradecimento e orgulho de toda sua história, além das fotos tiradas pelas esposas e amigos.

Importante ressaltar a condução da partida pelo árbitro Flavio Santos, referência quando falamos de rugby no Brasil. Como árbitro da partida, só abrilhantou o evento, tornando-se assim um grande parceiro e amigo da POLI rugby. Valeu Flavio! Não é a toa que alguém se torna referência e é admirado por todos.

Na sequência tivemos o melhor terceiro tempo do Brasil, com o tradicional churrasco com direito a molho barbecue e muita cerveja Heineken.

Parabéns a todos que jogaram, participaram, trabalharam no evento, que fizeram parte dessa bela história desse grande time.

 

3º TEMPO COM APOIO DA HEINEKEN!

Fotos de Tiago Machado e Renata Gouveia