Tempo de leitura: 4 minutos

 

Pasteur e Poli fizeram a segunda partida do Campeonato Paulista neste sábado, no CEPEUSP, na Universidade de São Paulo, em partida que marcou a reestreia dos politécnicos na elite estadual, e por isso mesmo contou com diversos veteranos de todas as épocas apoiando o clube contra a dura missão de bater o Pasteur, vice-campeão nacional e também com torcida própria empurrando os Galos. Mesmo sem alguns de seus jogadores  da seleção (Diego Lopez, Maihara e Pilla não atuaram) e mostrando o mesmo padrão de jogo veloz do ano passado, o Pasteur fez prevalecer o favoritismo e conseguiu uma vitória segura sobre o mandante.

- Continua depois da publicidade -

 

Veja as fotos exclusivas de Denys Flores!

 

A partida começou com a Poli chutando e pressionando a saída de bola do adversário em seu campo de ataque. O Pasteur apesar de ficar os primeios minutos nessa situação, manteve o controle da bola a todo tempo e teve calma para aos poucos, chegar ao campo de ataque, e em sua primeira oportunidade real, abriu o placar antes dos dez minutos, com bom avanço de André Hulle, apoiando no ingoal adversário, seguido de conversão Junior Orioli.

O clube da USP não desanimou, e tentou novamente jogar no campo adversário, mas teve pouca posse de bola, e quando a teve em mãos, não conseguiu criar oportunidades reais de pontuar. O jogo de chutes tampouco surtiu efeito, à medida que o trio de fundo dos franceses estava atento e não deu espaços para avançarem. A grande força da Poli residia nos forwards, mas o Pasteur conseguiu dominar o adversário nas formações fixas, enquanto a linha francesa facilmente se sobrepunha aos seus pares da Poli. Depois do susto inicial, a Poli mostrou bom jogo defensivo, mantendo o jogo truncado na intermediária, mas a pressão faria o time ruir.

Mais agressivo, o Pasteur não tardou a ampliar, dessa vez com Johnatan, em boa corrida pela esquerda, sob pressão de três marcadores e servindo Ogum livre para apoiar no ingoal sozinho. O experiente jogador no entanto, reconhecendo o mérito do companheiro, ainda esperou Johnatan se livrar do adversário para receber o passe de volta e anotar seu primeiro try com a camisa do Pasteur. Cinco minutos depois, ele anotou de novo, após cobrança rápida de lineout que pegou a defesa da Poli desprevinida. Ele serviu Olyntho, que devolveu o passe para mais uma conclusão do ponta, já na parte final do primeiro tempo. Marcelo Orefice descontou para a Poli com um penal, aos 35 minutos de jogo.

Logo no reinício, o Pasteur voltou com tudo, mesmo com um jogador a menos (Ale Buchalla foi advertido com cartão amarelo nos minutos finais do primeiro tempo) e aproveitou um erro da Poli para ampliar a vantagem. Após boa troca de passes na linha, os politécnicos falharam em dominar a bola em um chute rasteiro no fundo e Hulle se aproveitou para pegar a bola sozinho e apoiar. A Poli tentou uma última cartada logo na sequência, aproveitou a demora do Pasteur em sair jogando depois de um lineout e conseguiu bloquear o chute do ponta e na sequência, marcar um try, prontamente anulado pelo árbitro, pelo fato do jogador que realizou o bloqueio estar em offside. 

O Pasteur seguiu impondo seu ritmo de jogo e anotou mais um try, dessa vez com Felipe Zeni, em boa infiltração pelo centro, depois de uma sequência de rucks na esquerda perto da linha de 5m do ingoal adversário e acabou apoiando perto dos postes. Lucas Naressi fechou a conta para o Pasteur em boa corrida pela direita, com linda sequência de dummies que tiraram dois defensores da sua frente, anotando o sexto try do seu clube.

Cinco minutos depois, e com o jogo na mão, o Pasteur perdeu seu capitão, Junior Orioli, expulso, após contestar a marcação do árbitro que havia resultado em cartão amarelo para o jogador. Mesmo com um a mais em campo, a Poli pouco produziu e não conseguiu chegar ao ingoal adversário. No minuto final, Orefice fechou o placar com mais um penal. 

O Portal do Rugby elegeu Johnatan como melhor jogador da partida. Jogador iniciante no clube, mostrou muito oportunismo e inteligência.

 

Placar final: Poli (03) 06 X 42 (21) Pasteur

Árbitro: Renato Scalércio

Árbitro: Renato Scalércio

Auxiliares: Murilo Bragotto e Nayara Lima

4o árbitro: Bruno Serminaro

 

Local: CEPEUSP – São Paulo, SP

 

Poli

Penais: Marcelo Orefice (2)

 

Pasteur

Tries: Johnatan (2), André Hulle (2), Felipe Zeni (1), Lucas “Grilo” Naressi

Conversões: Junior Orioli (6)

 

Cartão Amarelo: Alexandre Buchalla, Junior Orioli

Cartão Vermelho: Junior Orioli

 

Foto: Denys Flores