Tempo de leitura: 3 minutos

Neste sábado, 29, aconteceram as finais da Copa Central na cidade de Catanduva, casa dos Mastodontes. A disputa de 3º e 4º ficou por conta do Tucanos (São João da Boa Vista e Águas da Prata / SP) e Locomotiva (Araraquara), já a grande final foi entre os donos da casa e o Raça Rugby Ribeirão (Ribeirão Preto).

A partida Tucanos x Locomotiva foi bem acirrada e o placar final foi de 22 a 20 para os Tucanos, que mostraram um entrosamento e garra para levar o troféu do 3º colocado.

- Continua depois da publicidade -

Tucanos

Tries: Felipe Lino, Lucas Bonan, Diego e Carlos Paderanelli

Conversão: Diego Haffinam

 

Locomotiva

Tries: Rafael Sargentini, Carlos Henrique Curti

Conversões: Gabriel Braz (2)

Penais: Gabriel Braz (2)

 

Já o jogo para decidir o lugar mais alto na tabela começou com os ânimos a flor da pele. As duas equipes jogavam com garra e determinação e quem abriu o placar foi o Mastodontes, com drop de Deverllan, mas o Raça respondeu com try de Fábio Calis e conversão de Alexandre Fernandes. 

Os lances começaram a ficar mais tensos dentro de campo e a arbitragem buscava equilibrar a partida e instruir os jogadores a não cometer infrações graves. Ainda antes do fim da etapa inicial, a disputa foi interrompida algumas vezes, e depois de um ruck bem disputado o central de Ribeirão, José Ribeiro, levou cartão amarelo, deixando os visitantes em desvantagem numérica. 

A partida recomeçou e a tensão dentro de campo não diminuiu. No lado de fora, a torcida da casa dia as estribeiras e chegou a ofender atletas, torcedores do time adversário e arbitragem, no que o árbitro paralisou novamente a disputa para que os capitães fossem lembrados das regras do jogo e que o respeito deve sempre estar presente, dentro e fora de campo. Assim, o capitão dos Mastodontes, Lucas Deverllan, pediu a colaboração da torcida.  

Enquanto isso dentro de campo o Mastodontes marcou mais dois tries com duas conversões. O Raça trabalhava bem com os primeira linha e abrindo frequentemente  para os centrais variarem as jogadas. A boa manutenção da posse de bola pesou contra os catanduvenses, que mantinham com garra sua vantagem, mas aos poucos eram vencidos pelo cansaço. Com isso aumentou o número de infrações, e o clube ficou em desvantagem numérica depois de um amarelo para João Boza e com a expulsão de Leonardo. O Raça também aproveitou o momento e virou a partida, tendo dois penal tries anotados a seu favor e finalizando com dois tentos de Antônio Monte e Hamish Ross, selando o triunfo ribeirense e o título da Copa Central 2014.

 

O Portal do Rugby elegeu Alexandre Fernandes como melhor jogador da partida.

 

Placar Final: Raça Ribeirão (10) 36 x 21 (3) Mastodontes

Raça

Tries: Fábio Calis (1), Antônio Monte (1) e Hamish Ross (1), penal try (2)

Conversões: Alexandre Fernandes (4)

Penais: Alexandre Fernandes (1)

Cartões Amarelos: José Ribeiro

 

Mastodontes

Tries: André Fafuri (1), João Boza (1) , Leonardo (1)

Conversões: Lucas Deverllan (2)

Drop: Lucas Deverllan 

Cartões Amarelos: João Boza

Cartões Vermelhos: Leonardo

 

Artigo: Carla Stechini

 Foto: Amábili Correa