Tempo de leitura: 4 minutos

No último sábado foi realizado no Parque Santiago (estádio do Galicia EC) o primeiro de uma série de cinco jogos do Desafio Baiano de Rugby XV, disputado entre as equipes do Galicia e do Bahia Social/FTC.

Com cerca de 70 expectadores presentes, o jogo sofreu um atraso de meia hora, planejado para cada tempo ser dividido em duas partes de 20 minutos, O 2º tempo precisou ser encerrado ainda aos 10 minutos para não extrapolar o horário. Com o tempo encurtado, os visitantes do FTC venceram os anfitriões por 26 a 14.

- Continua depois da publicidade -

Nos primeiros minutos de jogo, Jonca correu pela esquerda e deixou Vitor “Trator” Brandão em condições para fazer o primeiro try do certame. Bruno Alexandre, o “Dragão”, converteu, abrindo o placar para os anfitriões. Aos 17 minutos Paulo “Grauçá” deixou o campo com o ombro deslocado e deu lugar a Leonardo “Cubano”, e em seguida, o time da FTC empatou o marcador com passe de Johnson Junior para Lucas, que fez um try, seguido de conversão de Johnson Junior, batedor oficial nas conversões dos visitantes.  7 a 7.

Ainda na 1º tempo, Johnson Junior novamente acertou o passe, desta vez para Edvan fazer o segundo try dos visitantes, que novamente converteram. Aos oito minutos da segunda etapa do primeiro tempo, Benito “Bené” deu lugar temporariamente a Bruno, por cinco minutos, após uma pancada. Em seguida, Johnson Junior fez jogada individual que culminou no terceiro try do Bahia Social.  21 a 7.

Antes do intervalo os visitantes ainda encontraram tempo para ampliar o marcador com try de Lucas, que recebeu passe de Johnson Junior, sem conversão. Encerrando o 1º tempo em 26 a 7 para o Bahia Social/FTC.

Durante o intervalo, houve um amistoso entre as equipes femininas do Galicia e do Alto de Ondina, o amistoso também foi prejudicado pelo atraso na realização do evento e teve de ser encerrado ainda no 1º tempo, que seguia com vitória do Galicia por 14 a 0, tries de Maiane e Rpse. Duas conversões de Maiane que também foi bandeirinha no jogo do masculino.

Com o segundo tempo encurtado, o Galícia pode diminuir o marcador com outro try de Trator e conversão de Dragão.  Encerrando a partida em 26 a 14 para os visitantes.

“ É um sonho juntar essas duas equipes. Deu para unir uma galera das antigas que estava parada. Tecnicamente foi muito bem jogada, usamos todos os recursos que o rugby tem, como passes, scrum, line, chutes e ruck “ explicou o técnico e jogador do Galícia Dragão que, de mudança para Goiânia, se despediu da equipe bahiana nesta partida e deverá reforçar as fileiras do Goianos Rugby na próxima temporada.

“O Galícia deu testa para a gente, foi um jogo equilibrado, mas os jogadores de linha se sobressaíram” disse Lucas, autor de dois trys do Bahia Social/FTC. 

“O Galícia pressionou muito no começo, mas conseguimos suportar. Dedico os pontos que fiz a meu sobrinho, João Matheus, que vai nascer em outubro (…)A gente passa dificuldade porque aqui [na Bahia] só tem dois times, e há muitos desgastes para sair daqui, como hospedagem e deslocamento. Espero que as coisas melhorem, porque o rugby estará na Olimpíada de 2016 no Rio”  confia Junior, abertura do Bahia Social/FTC

A próxima partida do Desafio Baiano deve acontecer no dia 25 de agosto, sábado, mas não há definição do local. 

 

FICHA TÉCNICA

1º DESAFIO BAIANO DE RUGBY XV

Galícia 14 x 26 Bahia Social/FTC

Local: Estádio Parque Santiago, em Salvador (BA)

Data: Sábado, 28 de julho

Horário: 14h30

Árbitro: Fernando Alvarez

 

Galícia: Edion, André Handoff, Gabriel “Majin Boo” Simões, Pedro, Pablo, Vitor “Trator” Brandão, Benito “Bené” (Bruno), Yuri, Mário, Bruno Alexandre “Dragão”, Jurandir, Hudson, Rafael, Paulo “Grauçá” (Leonardo “Cubano”), Jonca. Técnico: Bruno Alexandre “Dragão”.

Bahia Social/FTC: Shaka, Nilo, Wenglerson, Igor Matheus, Felipe Santiago, Elvis, João Marcelo, Leco (Diogo), Edran, Marcelo, Hugo, Lucas, Guilherme, Johnson Junior, Felipe Baiano. Técnico: Johnson Gomes.

Informações e foto de Bahia Noticias