Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse fim de semana, Lagoa Santa, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, recebe a segunda etapa 2015, que terá ainda mais quatro etapas – Florianópolis (15 e 16/08),  Curitiba (5 e 6/09), Porto Alegre (26 e 27/09) e São José dos Campos (17 e 18/10). As partidas acontecem no Campo do Fluminense Esporte Clube, na Rua Nossa Senhora Aparecida, 370, a partir das 9h00 de sábado, com entrada franca. As finais ocorrem no domingo.

 

 

- Continua depois da publicidade -

Depois de uma primeira etapa emocionante, com jogos de altíssimo nível, vimos a equipe do São José vencer a final contra atual campão brasileiro, o Charrua e se sagrar campeã. Esta etapa contará, novamente, com doze equipes na disputa, e o nível da competição estará ainda mais alto, uma vez todas as equipes entraram empenhadas e forte na disputa. Vale ressaltar a atuação da equipe convidada, Delta Rugby, que mostrou grande potencial e que está na briga pelas primeiras colocações.

 

 

“Nessa etapa do Super Sevens, os times estão mais fortes. As gurias da seleção vão jogar, e os times estão se preparando melhor para as demais etapas, após a primeira. Para mim, esse torneio é muito importante de olho no desenvolvimento dos clubes e para termos jogos de alto nível. É uma oportunidade para testar e pôr em prática o que estamos treinando aqui e na seleção”, comenta Raquel.

 

 

Além disso, equipes menores aproveitem essa oportunidade para medir forças contra as maiores do país e assim, elevar o nível do seu jogo e de outras equipes de sua região.Mas como diz o ditado popular, “Jogo é jogado e lambari é pescado.“ dentro de campo, o que conta é a experiência e preparo que fazem a diferença em um torneio desgastante como o Seven-a-side.

 

 

GRUPOS

Grupo A: São José Rugby, Delta, Guanabara, Niterói

A equipe do São José, campeã da primeira etapa, é a favorita no grupo e promete manter o ritmo das atuações buscando mais uma vitória para se manter à frente da competição. Já as equipes Delta e Guanabara mostraram que estão em busca de melhores colocações nesta etapa. A equipe do Nordeste do país, que tem como ponto forte a velocidade, deixa as demais equipes em alerta e deixou claro que estará ainda mais forte nesta etapa.

 

 

“Será o meu primeiro torneio com o São José depois de um ano sem jogar pelo meu clube. Pretendo fazer um bom torneio e ajudar o meu time. Sabemos que chegaremos como as atuais campeãs e o “time a ser batido”. Mas, estamos preparadas e com o grupo unido. Não será fácil e vamos pensar em um jogo de cada vez para obtermos os melhores resultados possíveis”, completou Edninha.

 

 

Já o Guanabara vem mostrando grande evolução, não só pela atuação na primeira etapa, como também pelos resultados obtidos no campeonato fluminense, onde a equipe está empatada com o tradicional Niterói. As rubro-negras contam com um plantel jovem tenta se recuperar nesta etapa.

 

 


Grupo B: Charrua, Desterro, BH Rugby, Pasteur

O grupo B terá o clássico do sul do país logo no início e uma reedição da final do Super Sevens de 2014, promete muita emoção. O Charrua, vice-campeão da primeira etapa, vem como favorito neste grupo, mas podemos esperar jogos equilibrados entre as equipes. O Desterro, quinto colocado na etapa anterior, teve o mesmo início irregular da temporada passada e mostrou sua força e experiência no decorrer do campeonato, terminando como campeão. Uma equipe que sempre pode vencer mesmo com desfalques.

 

 

O BH Rugby busca lugares mais ao topo da tabela jogando em casa e conta com apoio da torcida. A oitava colocação obtida na etapa anterior não vai de encontro ao crescimento que o time mostrou no último ano, batendo de frente com as maiores forças do país, e logo na fase de grupos, terá oportunidade de mostrar que pode sim brigar pelas primeiras posições. Já o Pasteur, a equipe convidada de São Paulo, vem para mais uma experiência e oportunidade de melhorar o nível de jogo enfrentando equipes fortes, não deve ir além da Taça Bronze. Vai tentar melhorar a penúltima posição obtida na estreia.

 

 


Grupo C: Curitiba, Band Saracens, SPAC, Vitória

Este tende a ser o grupo mais equilibrado da etapa, uma vez que conta com equipes fortes e que se enfrentaram na etapa passada. Curitiba vem com o terceiro lugar do circuito e pode ser considerado o favorito deste grupo, por pouca margem. Mas os resultados da primeira etapa, mostram que este é um grupo difícil de prever quem será primeiro colocado.

 

 

Curitiba e Band Saracens se enfrentaram duas vezes, no Rio de Janeiro, sendo uma vitória para cada lado, porém o time do sul levou a vantagem na disputa pelo terceiro lugar. No caso de SPAC e Vitória, não foi diferente, as equipes se enfrentaram duas vezes sendo uma vitória para cada lado. Em fase de renovação, o SPAC procura encaixar seu jogo contra grupos mais experientes e tentar deixar para trás a regular 9a colocação obtida na estreia. Se as jogadoras presentes na campanha do Pan estiverem em campo no entanto, o cenário muda, e o SPAC mais uma vez será candidato sério ao título.

 

 

Será um grupo interessante de acompanhar e ver quais serão os influenciadores mais fortes na classificação final da chave.

 

 

JOGOS DE SÁBADO 25 de julho
9:10 – São José X Niterói
9:30 – Delta X Guanabara
9:50 – Charrua X Pasteur
10:10 – Desterro X BH
10:30 – Curitiba X Vitória
10:50 – Band Saracens X SPAC
11:30 – São José X Guanabara
11:50 – Delta X Niterói
12:10 – Charrua X BH
12:30 – Desterro X Pasteur
12:50 – Curitiba X SPAC
13:10 – Band Saracens X Vitória
13:50 – São José X Delta
14:10 – Guanabara X Niterói
14:30 – Charrua X Desterro
14:50 – BH X Pasteur
15:10 – Curitiba X Band Saracens
15:30 – SPAC X Vitória

 

 EquipePtsE1E2E3E4E5E6
N.Zelândia962016202020
Canadá821020161818
Austrália821814181616
Rússia58168101212
Fiji54121212144
Estados Unidos5221814810
10ºEspanha1532433
11ºBrasil1114222
+Tabela

 

Artigo e foto por Helen Lagares