Tempo de leitura: 3 minutos

A Universidade Federal de Goiás é a grande campeã brasileira universitária do Rugby 7! Na Liga de Desporto Universitário, competição organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), na etapa de Goiânia, a UFG-GO venceu no masculino e no feminino em uma competição que reuniu 11 equipes, de 5 estados nas categorias feminino e masculino e mostrou que o esporte segue em plena expansão também no nível universitário, e tem grande potencial de crescimento na região Centro-Oeste, que contou com a maioria das equipes inscritas.

 

Na premiação, apenas universidades federais compuseram as primeiras colocações, tanto no feminino quanto no masculino, diferente da ultima edição do Brasileiro Universitário. A UFLA-MG ficou em terceiro pelo masculino e a UFU-MG, no feminino. Em 2014, a equipe de Goiás conquistou o segundo lugar e, neste ano, correspondeu à altura do investimento da Universidade. Para o técnico Bruno Freire, este é um projeto de longa data.

- Continua depois da publicidade -

 

Já no feminino, o time começou a se formar faz pouco tempo. Desde o ano passado existe um trabalho voltado para a modalidade e este é o primeiro campeonato oficial que a equipe feminina da UFG participa. Para a técnica Ericka Fonseca, o desenvolvimento das atletas durante as partidas foi muito além do esperado.

O técnico João Paulo Moraes, do masculino da UFU-MG, também comentou a atuação da segunda colocada. “Nossa intenção era ficar entre os três primeiros e alcançamos esse objetivo. Os erros e acertos serão analisados e vamos trabalhar para voltar melhor a cada ano para a competição e sempre buscar um degrau acima do que conquistamos”, avaliou satisfeito.

 

Como a equipe feminina da UFU conquistou a medalha de bronze, ela acredita que voltar para a Universidade com duas medalhas será motivo para envolvimento dos alunos e mais investimento da instituição.

 

A expectativa é a mesma de Emilson Marques, técnico do feminino da UnB-DF. Na Universidade de Brasília, o projeto bolsa atleta para gerar incentivo aos esportes universitários completou um ano e, desde agosto de 2014, professores e atletas vivem também para o Rugby após a criação de um clube que se dedica apenas ao esporte.

 

Campeonato Brasileiro Universitário de Sevens

Dias 29 e 30/08/2015 a partir das 9h

Masculino: UnB-DF, CEUB-DF, UFRJ-RJ, UFMT-MT, UFGGYN-GO, UFU-MG, UFLA

Feminino: UnB-DF, UFG-GO, UFMT-MT, UFU-MG

Local: SESI Ferreira Pacheco – Goiânia, GO

UFU 39 X 00 CEUB

UFLA 5 X 26 UNB

UFMT 20 X 14 UFRJ

UFG 41 X 00 UFU – Feminino

UFMT 0 X 32 UNB – Feminino

CEUB 0 X 51 UFG

UFRJ 10 X 31 UFLA

UNB 19 X 19 UFMT

UNB 7 X 19 UFG – Feminino

UFU 32 X 7 UFMT – Feminino

UFG 28 X 19 UFU

UFRJ 17 X 24 UNB

UFLA 28 X 7 UFMT

UNB 33 X 7 UFU – Feminino

UFG 54 X 0 UFMT – Feminino

Domingo

CEUB 0 X 28 UFMT

UFG 21 X 7 UFLA

UNB 0 X 32 UFU

CEUB 14 X 26 UFRJ

UFU 17 X 12 UFMT – Feminino

UFLA 19 X 14 UNB

UFG 29 X 12 UNB – Feminino – UFG CAMPEÃO

UFG 42 X 0 UFU – UFG CAMPEÃO