Tempo de leitura: 4 minutos

O Portal do Rugby está acompanhando direto de Dublin, as novidades da IRB Conference, evento anual em que se discutem os rumos do esporte e que tem a participação de Sami Arap, Beatriz Futuro e Eduardo Mufarej representando o Brasil. Quem conta as novidades para os Rugbiers brasileiros com exclusividade é a jornalista Cláudia Ozelame.

Falando na abertura da  IRB Conferência Mundial de Rugby  em Dublin, Debbie Jevans , executiva-chefe do comitê organizador da RWC 2015  definiu a próxima copa como criadora de “memórias inesquecíveis e de um legado duradouro.” Nós estamos esperando entregar o melhor torneio até hoje e, em seguida, passar esse conhecimento. “Eu quero que as pessoas pensem em 2015 como o ano do Rugby. Queremos oferecer uma grande festa de Rugby e todos os seus valores.” concluiu. Lembrando que a edição seguinte será no Japão.

- Continua depois da publicidade -

O ministro dos Transportes, Turismo e Esporte da Irlanda,  Leo Varadkar aproveitou a oportunidade para olhar ainda mais longe e falar do seu desejo de trazer RWC 2023 para a Irlanda. “É ótimo para a Irlanda e para a IRFU (Irish Rugby Federation) que o IRB tenha escolhido Dublin para esta conferência “, disse Varadkar . “O momento não poderia ser melhor para o governo  considerar  para em breve, oferecer propostas formais para uma possibilidade de toda a Irlanda ser sede da Copa do Mundo de Rugby de 2023 . O evento traria enormes benefícios para o pais , não somente em termos de Rugby, mas também para o turismo de negócios, a economia em geral e a moral nacional.” Ele completou: “Sediar a Copa do Mundo de Rugby é provavelmente o maior evento internacional de que um país do tamanho do nosso poderia alcançar. Isso seria feito em regime de toda ilha (Republica da Irlanda e Irlanda do Norte). Mesmo com as diferenças politicas que dividiram a ilha, o Rugby une os dois países.

A inclusão do Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos de 2016 foi outro tema importante de discussão durante o dia da Conferência Mundial de Rugby  que está sendo assistido por mais de 600 delegados e 30 expositores representando cerca de 130 países. No painel intitulado Optimização da participação olímpica : a oportunidade que se apresentou ao rugby pela inclusão olímpica, participaram Brett Gosper (Chefe Executivo do IRB), Toshio Tsurunaga (Chefe de Serviços NOC do COI), Patrick Hickey (presidente dos Comitês Olímpicos da Europa) e a jogadora brasileira Beatriz Muhlbauer representando o país sede.

Eles falaram sobre a necessidade de aproveitar o crescimento esperado do jogo que a participação olímpica trará , através da implementação das estruturas adequadas e procedimentos de desenvolvimento na preparação para o evento no Rio de Janeiro. Será uma responsabilidade do Brasil mostrar ao Comitê Olímpico que o Rugby pode permanecer como um esporte olímpico. Caso o esporte não alcance as expectativas  como níveis de audiência na TV, venda de entradas, políticas antidoping e participação popular, poderá ser abandonado no futuro. Sobre a participação do Brasil nos jogos, Steve Griffiths (IRB Head of technical Services) afirmou que a participação feminina é quase certa mas que a masculina vai depender da atuação da equipe até lá. Reforçou também que vai depender do desempenho do Brasil nos jogos classificatórios, mas essa questão só poderá ser respondida definitivamente em 2014.

Esta sessão coincidiu com uma oficina de Anti -Doping onde a lenda argentina Felipe Contepomi fez uma apresentação sobre a campanha de conscientização do IRB Rugby e promoveu o programa de e-learning da entidade. Contepomi, um dos embaixadores da campanha, também encorajou todos a utilizar os recursos atualmente disponíveis, contribuindo com o tema geral do seminário que consiste em pedir que todo mundo contribua para a educação e para a campanha de conscientização do anti-doping.

O dia de abertura terminou com uma sessão intitulada  Esporte e o ambiente digital : envolvendo e expandindo a participação do  público no mundo do Rugby. Como o atual usuário dos smartphones verifica seu telefone celular em uma média de 150 vezes por dia, a necessidade de adotar essa forma de mídia foi salientada por um painel de especialistas (You Tube entre eles), enquanto foi dado tempo para explorar como os esportes com menos exposição na mídia poderiam aumentar sua popularidade através da transmissão ao vivo de conteúdo on-line.

Em uma cerimonia organizada no AVIVA STADIUM, onze jogadores foram introduzidos no Hall of Fame, incluindo Mark Ella  e George Gregan da Austrália, Gavin Hastings da Escócia e Ronnie Dawson da Irlanda.

A primeira pessoa a ser homenageada nesta noite, foi o “brasileiro” Ange Guimera pelo seu papel no desenvolvimento do rugby brasileiro. O troféu foi recebido por Eduardo Mufarej, chairman da Confederação Brasileira de Rugby. Encerrando o primeiro dia, houve a devolução oficial do troféu William Webb Ellis pelo capitão Richie McCaw da Nova Zelândia  ao presidente da IRB Bernard Lapasset preparando o terreno para o Mundial da Inglaterra. Para Richie foi um momento importante e emocionante que esta entrega acontecesse em Dublin, pois foi onde ele jogou pela primeira vez com a camisa All Blacks.