Tempo de leitura: 4 minutos

 

Vila Real masculino

A equipe de hoje da série Anônimos do Rugby é o Vila Real Rugby Futebol Clube, de Niterói, Rio de Janeiro!

- Continua depois da publicidade -

Quer divulgar seu time? Mande um email para estes dois contatos:  edu_scord@hotmail.com e victor@portaldorugby.com.br

Este espaço está aberto a todos!

 

Vila Real RFC

Ano de Fundação: 13 de Dezembro de 2003

Modalidade: 7’s e XV

Cidade e Estado: Niterói, Rio de Janeiro

Contato: vilarealrugby@yahoo.com.br

Vila Real feminino

O Vila Real Rugby Futebol Clube surgiu no final do ano de 2003, mas a sua história começou um pouco antes. No final de 2001, o Niterói RFC começou uma política de renovação de seus quadros, e resolveu criar pólos de iniciação ao rugby dentro da cidade de Niterói. Esses pólos começaram a funcionar em março de 2002, em três regiões diferentes: São Francisco, Icaraí e Piratininga.

Contudo, cada pólo sofreu com diferentes estágios de evolução. A idéia inicial era que fossem feitas palestras em escolas e que esses alunos fossem treinar rugby. Contudo, no pólo de São Francisco, essa estratégia não funcionou e, com isso, o professor de rducação física Carlos Sigmaringa (atual presidente do Vila Real e responsável pelo pólo na época) começou a convidar jovens que passavam pela praia e, em menos de 2 meses, o grupo já somava cerca de 40 jovens entre 7 e 17 anos de idade.

No entanto, no final de 2002, o Niterói RFC decidiu encerrar os pólos. Os jovens do pólo de Icaraí foram incorporados ao clube, mas os garotos de São Francisco, devido à distância, não foram agregados aos treinos. Por tal motivo, os jovens de São Francisco passaram 2003 sem atividades com rugby. Por intermédio de uma idéia surgida logo após o torneio de sevens comemorativo dos 30 anos do Niterói RFC, Carlos Sigmaringa e três garotos de São Francisco (Vitor Lemos, Jorge Nogueira e Thiago dos Santos) decidiram que reiniciariam os treinos na região, mas dessa vez como um novo clube. Dessa forma, no dia 13 de dezembro de 2003, nasceu o Vila Real Rugby F.C.

Vila Real Beach 2005

No ano seguinte (2004), o Vila Real participou de vários amistosos juvenis e, depois de muito trabalho, participou do Campeonato Fluminense de Rugby Juvenil, ficando em terceiro Lugar. Em 2005, participou de uma das etapas do Circuito Brasileiro de Sevens Juvenil, que foi realizado em Niterói, no qual também ficou em terceiro lugar. No ano de 2007, o clube chegou a ser vice-campeão do Campeonato Fluminense Juvenil. Nesse período, além da equipe M19, por duas vezes foram formados times da categoria M15 (em 2006 e 2007), com garotos que atualmente fazem parte do time adulto.

O Vila Real participou também de alguns torneios de Beach Rugby, como o hoje tradicional torneio organizado pelo Rio Rugby (Torneio Internacional Rio Beach Rugby), sendo campeão da Taça Bronze duas vezes (2006, 2007) e vice-campeão em 2008. A equipe também conquistou a Taça Bronze do Torneio Aberto de Itacoatiara Beach Rugby (2008).

Em 2008, o rugby juvenil no Estado do Rio de Janeiro entrou em decadência e, com isso o Vila Real foi obrigado a participar do estadual adulto da Série B, onde ficou em 3ª lugar, posição dividida com o extinto Jacarepaguá Rugby. O ano de 2009 foi um ano conturbado para o Vila Real. Muitos dos atletas começaram a trabalhar e quem não trabalhava estudava para o vestibular. Assim, os treinos começaram a esvaziar, e os compromissos com os jogos do campeonato estadual se tornaram difíceis de serem cumpridos. Dessa forma, no meio de 2009, o Carlos “Nara” Sigmaringa, na época treinador da equipe, decidiu interromper os treinamentos.

Nos anos de 2009 e 2010, houve algumas tentativas para que os treinos voltassem, e em meados de 2011, através da iniciativa dos ex-atletas Ronald Coutinho e Adriel Valois, o Vila Real Rugby finalmente voltou. Com isso, o ano de 2011 foi um divisor de águas na história do Vila Real.

Vila Real Rio Rugby

Após uma longa pausa de mais de dois anos fora das competições, o time voltou com força total. Primeiro, a sua equipe juvenil teve alguns atletas convocados para disputar a Copa Cultura Inglesa de 2011, além de conquistar todas as competições que participou na categoria, finalizando o ano de forma invicta.

Ao mesmo tempo, antigos jogadores que faziam parte da equipe começaram a voltar. A mescla de novos jogadores com os atletas mais antigos fez com que o Vila Real tivesse uma boa participação na última etapa do Circuito Fluminensel de Sevens, ficando na classificação geral na frente de todas as equipes que faziam parte da Série B, e atrás somente das equipes que compunham a Série A na época.

Nesse mesmo ano, foi decidido formar um time feminino e, em pouco tempo, a equipe começou a crescer, formando um grupo de mais de 15 meninas entre 12 e 20 anos treinando.

No ano de 2012 o Vila Real participou do Campeonato Fluminense da Série B (de Rugby XV), ficando em terceiro lugar.

 Vila Real RFC