Tempo de leitura: 2 minutos

lr capa 1

O Portal do Rugby esteve presente no CARR de La Reina durante a realização do Campeonato Sul-Americano de Rugby, e conheceu a estrutura do Centro de Alto Rendimento da Federação Chilena de Rugby (FERUCHI).

lr capa 2

- Continua depois da publicidade -

O CARR de La Reina foi desenvolvido através de um convênio com o Parque Mahuida para ser a casa dos Condores e seu centro de treinamento. Há cerca de quinze anos a seleção chilena tem o parque como seu local preferencial para mandos de jogos.

lr capa 3

Localizado na municipalidade de La Reina, a leste da região metropolitana de Santiago, o CARR se numa das áreas mais bucólicas da capital chilena.

lr capa 4

Sua estrutura inclui o campo, quatro vestiários, estacionamento, academia e uma arquibancada tubular com capacidade para cerca de 500 pessoas, além de uma pequena área de imprensa e espaço para área VIP. O local também conta com um escritório da FERUCHI e com espaço para abrigar os terceiros tempos.

lr capa 5

O CARR é oficialmente a casa dos Condores em jogos contra outras seleções ou equipes, mas muito raramente também são realizados jogos de equipes pequenas de Santiago no local, raramente pois a maior parte das equipes possui sua própria sede e campo para mandarem seus jogos.

lr capa 6

A criação do CARR representou um salto de qualidade no rugby chileno, que agora pode contar com sua própria casa para desenvolver seus projetos, sem esbarrar em entraves burocráticos. Ainda que a estrutura seja muito modesta se comparada a dos vizinhos argentinos, a conquista de um espaço próprio vem se mostrando essencial para o desenvolvimento da modalidade no país.

lr capa 7

Recentemente, a Confederação Brasileira de Rugby deu um salto semelhante, com o CT de São José dos Campos. A estrutura ainda não tem a mesma dimensão da encontra em La Reina, mas o caminho do desenvolvimento parece muito claro aos dois países nesse quesito.

 

Escrito por: Cássio Venturi