Tempo de leitura: 6 minutos

Além da atividade esportiva, evento abre espaço para orientação nutricional eprevenção da saúde bucal das crianças

 Neste domingo, a Arena Paulista de Rugby, único campo público para a prática da modalidade na cidade, vai receber 500 crianças de 10 a 16 anos para a 3ª edição do Festival Esportivo e de Convívio Hurra!

- Continua depois da publicidade -

O evento marca o encerramento das atividades do semestre do Projeto Rúgbi no CEU, iniciativa da Associação HURRA! em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Com o propósito de apresentar a modalidade ainda pouco conhecida no Brasil para a rede pública de ensino e disseminar seus valores de respeito, disciplina, lealdade e fair play, a iniciativa chega a seu segundo ano em 2012 –no ano passado, 14 mil alunos foram expostos ao rúgbi, mais de 10% do público total de matriculados na rede CEU.

Na temporada inaugural, eram 14 os CEUs envolvidos. Neste ano, a modalidade já está presente em 20 dos 45 CEUs da cidade, impactando as áreas mais periférica das zonas sul, leste e oeste da capital paulista.

E o número deve aumentar. No encontro deste domingo, serão apresentados dez novos parceiros privados da Associação Hurra! que, por meio daLei de Incentivo ao Esporte, injetarão mais recursos no projeto: Duratex, Eurofarma, Nestlé, Nextel, Nike, NS Inaladores, Riachuelo, Santher, TAM Jatos Executivos e Tilibra.

É o primeiro –e por enquanto único– projeto envolvendo rúgbi aprovado pela lei de incentivo estadual. A meta é ampliar a capacitação dos professores da rede pública e disseminar a prática e os valores do rúgbi tag (versão da modalidade sem contato físico) para 30 CEUs da capital.

Outras atrações neste final de semana dizem respeito à responsabilidade nutricional e prevenção da saúde bucal das crianças, em atividades realizadas em conjunto com entidades de empreendedorismo social parceiras da Hurra!.     

Os festivais são normalmente organizados a partir de três eixos – Cidadania, Comunidade, e Esporte. Ou seja, sempre há um tema direcionando a interação dos participantes.  As crianças passam por atividades de rúgbi bem como de ações voltadas para os eixos sócio-educativos,sempre com o apoio e expertise de entidades parceiras.

O festival deste domingo terá como lema “Cuidado e Compromisso – comigo e com o outro“. Nesse sentido, o eixo esportivo leva o participante a vivenciar a importância do compromisso com o grupo durante os jogos e durante as atividades do festival (apresentação da bandeira do time, o grito de guerra criado pelas crianças, atividades dos parceiros). Ter o compromisso com o grupo (comunidade) é importante no esporte e na vida. Ao mesmo tempo, Segurança (uma das primeiras leis do rúgbi) e Fair Play são intensamente manifestadas na prática da modalidade, vivenciando o cuidado e compromisso com próprio corpo e com o dos demais jogadores.

Os eixos Comunidade e Cidadania trabalharão o lema do festival sob a perspectiva da saúde. Para isso, há três entidades parceiras nesta edição: a ONG Banco de Alimentos, o CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional, e a TdB – Turma do Bem.

“O impacto na comunidade é bem maior quando os empreendedores sociais atuam numa rede, por meio de parceria. É interessante lembrar: o espírito do rúgbi prega que, juntos, somos mais fortes. Atuando junto com outras entidades neste festival, diversificamos as atividades e simultaneamente damos um exemplo prático do valor da cooperação, um dos principais atributos trabalhados pelo rúgbi”, aponta Eduardo Pacheco, presidente da Hurra!

A ONG Banco de Alimentos irá abordar o cuidado com alimentação saudável e com o preparo de alimentos para evitar o desperdício, como forma de construir uma atitude mais consciente para com o planeta por meio de apresentações teatrais com a participação de profissionais formados pelos “Doutores da Alegria”. A meta é aproximar os jovens do tema, utilizando-se da ludopedagogia com o intuito de criar, além de melhor entendimento, participação ativa destes numa mudança real de cultura.

“Fantástica a união e colaboração entre entidades que promovem o BEM. Três destas quatro entidades, se encontram na mesma edição do prêmio Folha e outro nos procedeu. Exemplo do terceiro setor se articulando para cumprir seu papel! Neste ponto a rede Folha está de parabéns por dar a oportunidade de mostrarmos nosso trabalho, dar valor e fomentar as transformações necessárias para termos o mundo digno e justo que queremos ter. E para isso temos que ter voz”, afirma Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente do Banco de Alimentos.  “Estou na Rio+20 há alguns dias e ainda não ouvi o que queria ouvir sobre alimentação e seu papel na questão da sustentabilidade, dando mais garra ainda para continuar meu trabalho com apoio de outros parceiros.”

O CREN fará um atendimento na sua estação para posterior orientação nutricional em grupo, no CEU. As famílias presentes ao evento poderão realizar avaliação antropométrica de seus filhos e familiares e receber na hora o diagnóstico do estado nutricional. A depender do resultado, haverá indicação de consulta ambulatorial em uma das unidades doCREN.

“É de grande importância que essas famílias tenham acesso a consultas que avaliem o seu estado nutricional, afinal uma criança bem alimentada é garantia de um adulto com hábitos mais saudáveis”, comenta Gisela Solymos, diretora-geraldo CREN.

A TdB – Turma do Bem fecha o circuito com uma triagem do projeto Dentista do Bem, que oferece tratamento odontológico gratuito para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, priorizando os jovens com problemas bucais mais graves, piores condições socioeconômicas e mais velhos, portanto mais próximos do primeiro emprego. Os selecionados serão atendidos por dentistas voluntários até completarem 18 anos.

“A maioria das crianças presentes no festival enquadra-se na faixa etária atendida pelo nosso projeto e estamos entusiasmados com a oportunidade de proporcionar atendimento odontológico de qualidade para quem precisar; afinal, esporte e saúde caminham juntos e é muito melhor comemorar o resultado de um jogo com um sorriso saudável e bonito”, afirma Fábio Bibancos, presidente da TdB.

 

O Evento

Festival Esportivo e de Convívio – HURRA!

Local: Parque Esportivo do Trabalhador – ARENA PAULISTA DE RUGBY :Rua Canuto de Abreu, S/N

Data: 24 de junho,  das 9h as 16h

 

 

Sobre a Hurra!

Criada por um grupo de pessoas do esporte e da educação, que se uniram com objetivo de disseminar o rúgbi como esporte de formação de valores para a transformação da sociedade, a HURRA! revela em seu nome a força do coletivo. HURRA! é um grito de superação, uma energia de mudança que tem o esporte como pivô de transformação social.

A entidade capacita professores da rede CEU para, no período do contra-turno do horário letivo oferecer acesso à prática do rúgbi, bem como à atividades que consolidem a formação das habilidades cognitivas, habilidades cívicas e valores ligados ao esporte, para crianças e adolescentes. 

Sobre o CREN

Fundado em 1993 o CREN– Centro de Recuperação e Educação Nutricional tem como objetivo combater a desnutrição infanto-juvenil. São duas unidades localizadas nas regiões sul e leste de São Paulo que funcionam para o atendimento de crianças e adolescentes. Para vencer a desnutrição O CREN adota uma abordagem integrada e multidisciplinar que abrange o acolhimento das famílias e o envolvimento das comunidades, dos órgãos públicos, de empresas e ONGs. Sua atuação já beneficiou mais de 50 mil pessoas desde seu início.

Sobre a TdB – Turma do Bem

Fundada em 2002, a TdB – Turma do Bem é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) que tem como missão, mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. Se uprincipal projeto é o Dentista do Bem, no qual dentistas voluntários atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. É a maior rede de voluntariado especializado do mundo: são quase 13 mil dentistas voluntários, distribuídos em mais de 900 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia,Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 200 mil jovens passaram pelas triagens do projeto e 25 mil já foram encaminhados ao dentista.

Mais informações em www.tdb.org.br 

Sobre o Banco de Alimentos

A partir do conceito que todo ser humano é co-criador da realidade e portanto que somos todos corresponsáveis por tudo que está a nossa volta, individual e coletivamente, o Banco de Alimentos almeja se rmodelo e multiplicador na luta pela conscientização da sociedade, quanto ao seu papel, e fazer com que cada vez mais um número maior de pessoas coma em quantidade e qualidade suficiente para um bom desenvolvimento humano. A entidade tem como objetivo minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania.