Tempo de leitura: 4 minutos

 Heineken-Cup-trophy-2011 2828202 copy

Six Nations e Copa Europeia, Dusautoir, Guitoune, Earls, Evans, Speight, Halfpennny, Hines, Waldrom, O’Connell, SARU e Bélgica.

 

- Continua depois da publicidade -

Six Nations poderá assumir a Copa Europeia de Clubes

A crise no rugby de clubes europeu tomou um encaminhamento novo nesta semana. Ou, na verdade, velho, pois a ideia já havia sido posta antes na mesa. Com o impasse criado sobre a organização da Copa Europeia (Heineken Cup), com os clubes galeses ingleses, as regiões galesas e os clubes franceses se opondo à ERC (entidade organizadora da competição, defendida por todas as seis grandes uniões/federações nacionais da Europa), novas propostas foram lançadas nos últimos meses sobre que órgão deveria assumir a competição interclubes europeia. Enquanto ingleses e galeses propunham que o comitê do Six Nations assumisse o controle da Copa Europeia, os franceses propunham que a FIRA-AER – Associação Europeia de Rugby, responsável pelo Europeu de Nações – assumisse essa nova missão. Ao final de mais uma rodada de negociações, os franceses cederam e aceitaram a proposta de ingleses e galeses.

O problema agora para o andamento da proposta são os contratos firmados pela Premiership Rugby com o canal BT, para a transmissão tanto da Premirship como da Rugby Champions Cup, competição proposta pelos ingleses para substituir a Copa Europeia.

Fonte: Guardian

 

França perde Dusautoir e Guitoune para o Six Nations

Thierry Dusautoir, capitão da França e terceira linha do Toulouse, e Sofiane Guitoune, abertura e novo astro do Perpignna, sairam lesionado de campo na última partida de suas equipes na Heineken Cup. Com a ruptura dos ligamentos do tendão, Guitoune, de 24 anos, não atuará mais nesta temporada, ao passo que Dusautoir sofreu uma grave lesão no biceps e ficará fora de ação por quatro meses.

Fonte: Rugbyrama

 

Keith Earls fora de campo de 6 a 8 semanas

Keith Earls está de fora de todo o Six Nations. O ponta irlandês rompeu os ligamentos do tornozelo esquerdo no último jogo de seu time, o Munster, e estará de 6 a 8 semanas fora de campo.

Fonte: Planet Rugby

 

Ian Evans recebe suspensão de 12 semanas

O segunda linha galês Ian Evans, do Ospreys, recebeu gancho de 12 semanas e não estará disponível para defender Gales no Six Nations. O atleta foi punido no último jogo de seu time contra o Leinster, pela Heineken Cup, por pisar Mike McCarthy.

Fonte: ERC

 

Henry Speight poderá jogar pelos Wallabies

O IRB julgou e confirmou: o ponta Henry Speight está livre para ser convocado pela seleção da Austrália. O jogador dos  Brumbies nasceu em Fiji, filho de um político local, e fez escola na Nova Zelândia. Em 2008, Speight defendeu Fiji no Mundial Junior, mas não voltou a vestir a camisa alvinegra. Jogando profissionalmente na Austrália, o atleta optou por defender os Wallabies, mas, por não ter 36 meses consecutivos de residência no país, seu caso foi julgado por uma comissão especial do IRB, que autorizou o atleta a jogar pela Austrália em setembro (mas não em junho), caso seja convocado e siga vivendo no país.

Fonte: IRB

 

Leigh Halfpenny trocará Blues por Toulon

O fullback galês Leigh Halfpenny não jogará mais pelo Cardiff Blues na próxima temporada. O destaque de Gales e dos Lions anunciou que está de partida dos Blues e deverá ir para a França, para o milionário Toulon, onde receberá 1,5 milhão de libras por ano (quase 6 milhões de reais).

Fonte: Planet Rugby

 

Nathan Hines acerta com Sale Sharks

O segunda linha escocês Nathan Hines está de mudança. Hoje no Clermont, da França, o atleta de 37 anos e 77 jogos pela Escócia acertou sua transferência para o Sale Sharks, da Inglaterra, para a próxima temporada.

Fonte: Planet Rugby

 

Thomas Waldrom vai para o Exeter Chiefs

O oitavo inglês Thomas Waldrom se despedirá do Leicester Tigers ao final da temporada. O atleta de 30 anos assinou contrato com o Exeter Chiefs para a próxima temporada.

 Fonte: Planet Rugby

 

Paul O’Connell seguirá no Munster por mais duas temporadas

Aos 34 anos de idade, o segunda linha irlandês Paul O’Connell fechou a renovação de seu contrato com o Munster e com a União Irlandesa de Rugby por mais dois anos. A renovação garante o atleta em mais uma Copa do Mundo.

Fonte: BBC

 

SARU renova com mais sete atletas

A União Sul-Africana de Rugby renovou contratos com nada menos que sete atletas para continuarem no Super Rugby. São eles: Marcell Coetzee, JJ Engelbrecht, François Hougaard, Patrick Lambie, Willie le Roux , Coenie Oosthuizen e Flip van der Merwe. Além deles, JP Pietersen confirmou seu retorno ao rugby sul-africano, após passagem pelo Japão.

Fonte: SARU

 

Federação Belga de Rugby transmite campeonato nacional pela internet

Os belgas deram um importante passo na popularização do rugby no país. A federação local fechu parceria com o canal de TV online http://www.e-k.tv/ para a transmissão dos jogos da seleção nacional e do Campeonato Belga ao vivo e com exclusividade.

Fonte: FIRA-AER