Tempo de leitura: 5 minutos

Scotland 1871Inglaterra 1871

Aniversário do primeiro jogo de seleções, punição ao London Welsh, doping na França, Kings, Eli Walker, Madagascar, Baby Boks e Copa de Rugby do Pacífico.

 

- Continua depois da publicidade -

Primeiro jogo de rugby internacional completa 142 anos

Na última quarta-feira, o rugby internacional fez aniversário. Há 142 anos atrás, em 1871, no Raeburn Place, em Edimburgo, Escócia, as recém-formadas seleções de Escócia e Inglaterra se enfrentaram naquela que foi a primeira partida de rugby entre seleções nacionais na história. Diante de 4 mil pessoas, a Escócia superou a Inglaterra por 1 x 0. Na época, o try não valia pontos, mas apenas a chance de tentar – por isso o termo “try”, em inglês, “tentar” – um chute a gol. Os escoceses triunfaram com 1 try seguido de gol, anotado por William Cross, contra apenas 1 try sem conversão da Inglaterra. Os escoceses também anotaram um try que não teve conversão. Na foto, o time escocês vencedor do primeiro international com camisas escuras, e o time inglês da partida com camisas brancas.

Fonte: IRB

 

London Welsh segue penalizado e seu manager é banido do rugby

O London Welsh recebeu uma dura punição na Aviva Premiership, o Campeonato Inglês: perdeu 5 pontos na classificação, caindo para a última posição da liga em sua reta final. A punição foi mantida pela Premiership, que não aceitou o protesto do London Welsh contra a decisão. A equipe ainda terá 5 pontos deduzidos logo no início da próxima temporada e sofreu uma multa de £15,000. A equipe foi punida por conta da escalação irregular do scrum-half e abertura neozelandês Tyson Keats em nove partidas do campeonato. Porém, quem sofreu a maior punição foi o manager do time Mike Scott, banido pelo resto da vida de qualquer envolvimento profissional com o rugby por conduta contrária aos interesses da União (RFU) e do jogo. Scott foi responsável por registrar Keats na liga utilizando uma cópia falsa de passaporte britânico. O manager tentou inscrever Keats como atleta britânico, e não estrangeiro, após o jogador ter seu pedido de visto negado.

Fonte: Planet Rugby

 

Franceses em colisão interna sobre o anti-doping

A Federação Francesa de Rugby lançou um press release contundente em responsa às declarações da Agência Francesa Anti-Doping (AFLD) que apontavam o rugby como o esporte com maior índice de doping positivo no país entre todos os esportes. Dos 588 exames coletados no rugby francês no último ano, 22 apontarão para irregularidades, sendo substâncias presentes na maconha as principais responsáveis pela alteração nos exames de rugbiers franceses. A FFR e a Associação dos Jogadores de Rugby da França responderam à AFLD questionando os resultados e protestando contra a entidade, que estaria denegrindo a imagem do esporte no país. O rugby foi o segundo esporte que mais realizou testes anti-doping na França, na frente do Futebol e atrás apenas co ciclismo.

Fonte: Planet Rugby

 

Kings poderá perder seus atletas estrangeiros

Após a polêmica envolvendo a escalação de mais jogadores estrangeiros do que o permitido pela União Sul-Africana de Rugby, o Southern Kings, novo time sul-africano no Super Rugby, poderá perder um de seus reforços de fora: o hooker francês Virgile Lacombe se disse nesta semana cansado da situação que envolve seu time, e disse que já está procurando um novo clube para jogar na próxima temporada. A SARU só permite que as equipes sul-africanas contem com até 3 atletas estrangeiros numa mesma partida, e os Kings contam com 2 jogadores argentinos, 1 francês e 1 neozelandês. Os Kings, no entanto, não consideram seus argentinos como estrangeiros, uma vez que a SARU tem uma parceria com a União Argentina de Rugby para a participação do Pampas XV na Vodacom Cup.

Fonte: Scrum

 

Baby Boks pronto para gira pela Argentina

A seleção M20 da África do Sul já está pronta para a gira que realizará pela Argentina entre os dias 10 e 23 de abril pensando já no Mundial Júnior, que será realizado no mês de junho. Os sul-africanos, atuais campeões mundiais M20, realizarão duas partidas diante dos Pumitas, e para tal contarão com o seguinte elenco:

Andrew Beerwinkel, Andries Swanepoel, Dennis Visser, Irne Herbst, Marvin Orrie, Handrè Pollard, Neethling Fouchè, Roelof Smit, Ruan Steenkamp, Jade Stighling (Blue Bulls); Aidon Davis (Eastern Province); Luan de Bruin, Jacques du Toit (Free State); Albertus Smith, Kurshwill Williams, Malcolm Marx, Jannie Stander, Harold Vorster, Devon Marthinus (Golden Lions); Hanco Venter, Marne Coetzee, Robert du Preez, Stefan Ungerer, Tyler Fisher, Johann Meyer (KwaZulu-Natal Sharks); Sylvian Mahuza, Luther Obi (Leopards); Fred Kirsten, Cheslin Kolbe, JP Lewis, Sti Sithole, Jurie van Vuuren (Western Province); Justin Geduld, Seabelo Senatla (contratados da SARU).

Fonte: IRB

 

Eli Walker de fora dos tests de junho

O ponta galês Eli Walker não estará disponível no mês de junho para os amistosos internacionais. O atleta dos Ospreys fará uma cirurgia e desfalcará Gales na gira pelo Japão. Mais um problema para Gales, que deverá ser a base dos Lions na gira pela Austrália, perdendo, portanto, boa parte de seu elenco.

Fonte: Planet Rugby

 

Madagascar inaugura seu novo estádio de rugby

Madagascar, ilha africana no Oceano Índico apaixonada por rugby, de ranking 42 no mundo, inaugurou seu novo estádio exclusivo para a prática do rugby:  Stade Makis, em alusão ao apelido de sua seleção nacional, os Makis. Inaugurado oficialmente pelo DJ e presidente do país Andry Rajoelina, o Stade Makis se localiza na capital Antananarivo e tem capacidade para 15,000 pessoas para comportar partidas da seleção nacional e de clubes – que totalizam cerca de 150 hoje no país.

Fonte: On Rugby

 

Neozelandeses atropelam seus oponentes na Copa de Rugby do Pacífico

Pela PRC, a gira que fazem os times “A” – segundos XVs – de Fiji, Samoa, Tonga e Japão pela Austrália e Nova Zelândia, os resultados da última quinta-feira foram expressivos. Os quatro times do Pacífico visitaram equipe de desenvolvimento da Nova Zelândia – times reservas das equipes do Super Rugby – e foram todos derrotados. Confira os placares:

Blues Development 43 x 19 Junior Japan, em Pakuranga

Chiefs Developmente 35 x 25 Samoa A, em Te Awamutu

Crusaders Knights 70 x 19 Tonga A, em Linwood

Hurricanes Development 38 x 20 Fiji Warriors, em Wanganui