Tempo de leitura: 22 minutos

gdynia pol ucr

Neste final de semana, foi dada a largada para a temporada de seleções no rugby da Ásia! Neste domingo, em Colombo, capital do Sri Lanka, começaram as disputas da ARFU Division I, a 2ª divisão asiática, valendo também como parte das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015.

A ARFU Division I 2013 conta com a participação de 4 seleções: Sri Lanka, Cazaquistão, Tailândia e Taiwan, que jogam todos contra todos, em apenas um turno, com todos os jogos em Colombo. O campeão garantirá a promoção ao Cinco Nações Asiático de 2014, a 1ª divisão do continente, e seguirá adiante nas eliminatórias. Todas as demais seleções serão eliminadas da disputa por um lugar no Mundial 2015, sendo que o último colocado será ainda rebaixado à ARFU Division II de 2014. A vaga asiática na Copa do Mundo será decidida por meio do Cinco Nações de 2014, sendo que o campeão garantirá vaga no Mundial e o vice-campeão irá à repescagem mundial diante do representante das Américas.

- Continua depois da publicidade -

Na primeira rodada, a grande surpresa ficou por conta da vitória tranquila da Tailândia – campeã da ARFU Division II de 2012 – por 34 x 10 sobre o Cazaquistão – rebaixado do Cinco Nações Asiático de 2012. O resultado comprovou a evolção tailandesa e alarmou a seleção cazaque, que segue em profunda decadência desde os vice-campeonatos do Cinco Nações em 2009 e 2010, quando os Nômades chegaram inclusive a enfrentar o Uruguai na repescagem para a Copa do Mundo de 2011. Na outra partida, os Elefantes do Sri Lanka confirmaram seu favoritismo batendo Taiwan – que joga como Taipé Chinês, por conta de suas disputas políticas com a China – por 39 x 8. A próxima rodada será no dia 3 de abril, e a rodada final no dia 6.

 

Polônia subindo na Europa

Na Europa, o sábado foi movimentado com 3 partidas pelo Europeu de Nações. A principal se deu na cidade de Gdynia, na Polônia, onde a seleção da casa recebeu a Ucrânia pela 1ª Divisão B da FIRA-AER. O duelo parelho terminou com a vitória polonesa por 13 x 12, com uma reação impressionante do time da casa, que marcou seu try aos 75′, com uma interceptação seguida de corrida de Beccuau, e acertou um penal salvador aos 80′, chutado por Chartier. Com o resultado, os poloneses subiram para a vice-liderança da divisão, 3 pontos abaixo da Alemanha, mas com um jogo a menos, o que poderá levá-los à primeira posição. O que também chamou a atenção na partida foi a forte presença de público – já tradicional quando os jogos ocorrem em Gdynia (foto).

Nas divisões inferiores, a Letônia venceu fora de casa Andorra pela 2ª Divisão B, enquanto a Finlândia conseguiu uma importante vitória fora de casa sobre a Grécia na 2ª Divisão D.

 

a5n 2013rwc 2015

ARFU Division I – 2ª divisão da Ásia – em Colombo, Sri Lanka

Tailândia 34 x 10 Cazaquistão

Sri Lanka 39 x 8 Taipé Chinês (Taiwan)

 

Rugby asiático em 2013

Cinco Nações Asiático (1ª divisão) – Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Filipinas

Division I (2ª Divisão) – Cazaquistão, Sri Lanka, Taipé Chinês (Taiwan) e Tailândia

Division II (3ª Divisão) – Cingapura, Malásia, Irã e Índia

Division III (4ª Divisão) – Guam, China, Indonésia e Qatar

Division IV (5ª Divisão) – Paquistão, Líbano, Uzbequistão e Laos

Division V (6ª Divisão) – Camboja e Brunei

 

1fira-aerrwc 2015

1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª divisão da FIRA-AER

Polônia 13 x 12 Ucrânia, em Gdynia

 

2ª Divisão B do Europeu de Nações – 4ª divisão da FIRA-AER

Andorra 11 x 22 Letônia, em Andorra

 

2ª Divisão D do Europeu de Nações – 6ª divisão da FIRA-AER

Grécia 11 x 13 Finlândia, em Atenas

 

Amistoso

Gibraltar 36 x 10 Cyprus UK Select, em Gibraltar

 

Foto: Polônia jogando em Gdynia. Fonte: http://www.dziennikbaltycki.pl