Tempo de leitura: 3 minutos

hurra workshop

Julho é o mês de férias dos alunos dos CEUs. Mas para os educadores da HURRA! e professores engajados no Projeto Rugby Cidadão o trabalho foi intenso. O foco esteve voltado para a capacitação continuada dos colaboradores.

No último final de semana, aconteceu um workshop envolvendo professores das 3 regiões atendidas (Zona Sul, Leste e Oeste) da rede CEU. “Encontros como estes são muito importantes para aprimorarmos o trabalho. Ao longo das atividades do semestre identificamos problemas e soluções dentro de nossas atividades nos CEUs. E os workshops servem para aprimorar e compartilhar essas informações”, conta o coordenador-técnico da HURRA!, Leandro Gevaerd.

- Continua depois da publicidade -

A professora Karine SIlva, do CEU Alvarenga e há dois anos no projeto, foi uma dos participantes do último workshop e destacou a possibilidade de aprofundar o conhecimento em alguns aspectos técnicos do rugby. “Gostei muito da oportunidade de troca de experiências do curso, foi muito legal ouvir tanto os professores novos como os mais experientes. Outro aspecto positivo é interação que tivemos com o professor Leadro, pois por ele ter atuado conosco nas aulas, conhece muito bem a nossa prática do dia-a-dia”, comentou.

“O workshop abre um leque de recursos e ferramentas para aulas que é incrível. Saio daqui hoje com exercícios para no mínimo umas 10 aulas! As idéias sugeridas pelos outros professores, como um grupo no Facebook para troca de experiências, vão ajudar muito no planejamento das atividades”, destacou o professor Fernando de Souza, do CEU Guarapiranga. “Pesquisando o rugby, vi como o rugby TAG é parecido com o TOUCH e muito próximo do rugby olímpico”, acrescentou ele.

O presidente da HURRA!, Eduardo Pacheco, lembra ainda que a prefeitura instituiu há um ano o Projeto CEU Olímpico, que tem entre seus objetivos criar condições para impulsionar unidades que se destacam e tem interesse na transição do esporte educacional à prática competitiva das modalidades difundidas nos CEUs. “O rugby acaba de ser incluído como uma destas modalidades. Quando pensamos na contiuidade do trabalho e na evolucão de todos os integrantes do projeto, assuntos tratados no último workshop se inserem dentro dessa diretriz”, frisou.

Eduardo lembra que no próximo final de semana a HURRA! promove um evento mais amplo, de capacitação dos educadores da rede municipal de ensino. “Enquanto o workshop é voltado para os que já estão envolvidos com o Projeto Rugby Cidadão, a capacitação funciona como porta de entrada para muitos educadores.”

Ele reporta que foram abertas 40 vagas no edital e que todas foram esgotadas em questão de dois dias. “É positivo, pois mostra que o trabalho do rugby está contaminando outros professores dos CEUs. Também fiquei particularmente satisfeito porque houve expressiva inscrição de professores de EMEFs, o que sinaliza uma grande margem para expansão do projeto.”

Sobre a HURRA!
Criada por um grupo de pessoas, do esporte e da educação, que se uniram com objetivo de disseminar o rugby como esporte de formação de valores para a transformação da sociedade, a HURRA! revela em seu nome a força do coletivo. HURRA! é um grito de superação, uma energia de mudança que tem o esporte como pivô de transformação social.

A entidade capacita professores da rede CEU para, no período do contra-turno do horário letivo oferecer acesso à prática do rugby, bem como à atividades que consolidem a formação das habilidades cognitivas, habilidades cívicas e valores ligados ao esporte, para crianças e adolescentes.

Sobre o Rugby Cidadão
O Projeto Rugby Cidadão é uma iniciativa da Associação HURRA! em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e financiado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Com o propósito de apresentar a modalidade ainda pouco conhecida no Brasil para a rede pública de ensino e disseminar seus valores de respeito, disciplina, lealdade e fair play, a iniciativa completou seu terceiro ano em 2013 – nos anos anteriores, 18 mil alunos foram expostos ao rúgbi, mais de 10% do público total de matriculados na rede CEU (Centro Educacional Unificado). Hoje, o projeto está presente em 23 dos 45 CEUs da capital.

 

Escrito por: Luis Ferrari – Assessoria Hurra!