irb

Tempo de leitura: 2 minutos

irb

O IRB revelou nesta semana seu balanço financeiro e 2013 e suas perspectiva total de investimentos para este ano de 2014.

De acordo com a entidade máximo do rugby mundial – que passara a se chamar World Rugby a partir do mês que vem – serão investidos no desenvolvimento do rugby mundial um total de 50 milhões de libras, o equivalente a quase 200 milhões de reais, excluindo o investimento diretamente relacionado à Copa do Mundo de 2015. O ano de 2014 faz parte do ciclo quadrienal 2013-16, para o qual o IRB anunciou no ano passado £193 milhões (ou quase R$800 milhões).

- Continua depois da publicidade -

Os investimentos têm destinações variadas, mas  compreendem o financiamento de programas de bem-estar do atleta,, anti-doping, organização de eventos seven-a-side, programas de alta-performance e o desenvolvimento do programa Get Into Rugby (para rugby infato-juvenil). O investimento provém dos lucros obtidos com a última Copa do Mundo de Rugby. De acordo com Lapasset, presidente da entidade, “os investimentos só são possíveis por causa do crescimento contínuo da Copa do Mundo como um dos eventos de maior sucesso no mundo”. Com isso, o IRB espera que novos recordes na arrecadação do Mundial em 2015 permitam maiores investimentos para o quadriênio 2016-20.

Clique aqui para ter acesso ao relatório financeiro do IRB.

 

David Campese é nomeado para o Hall da Fama

Enquanto isso, o Hall da Fama do IRB segue crescendo. No último fim de semana, com justiça o australiano David Campese entre para o seleto grupo dos grandes da história do rugby mundial. “Campo” se tornou o 85º homenageado do Hall da Fama, em cerimônia realizada na Cidade do Cabo antes de Wallabies x Springboks.

Campese defendeu os Wallabies 101 vezes, de 1962 a 1996, com um total de 315 pontos anotados, tendo se sagrado campeão mundial em 1991. Enquanto jogou, o ponta australiano deteve o posto de maior anotador de tries do rugby mundial, sendo famoso pelo seu “goose step”, ou “passada de ganso”. Campese defendeu o Queanbeayan, clube de Canberra, a seleção local (atual Brumbies), o Randwick, clube de Sydney, e a seleção de Nova Gales do Sul (Waratahs, com o qual disputou as primeiras edições do Super Rugby, a partir de 1995), além de uma vitoriosa passagem pelo rugby italiano, defendendo Petrarca Padova e Milan (famoso clube de futebol, que montou uma equipe estrelada no início dos anos 90, ao fazer uma parceria com o Amatori Milano).

Momentos da carreira de David Campese: