Tempo de leitura: 3 minutos

São Paulo vive clima de decisão! Com quase todas as disputas estaduais encerradas, as atenções se voltam para a Série B e Acesso, que chegam à final e semifinal respectivamente.  Passada a extinta LIPAR, berço de muitos clubes que estão em destaque no cenário estadual, mas que não seguiu como entidade, o interior mostra sua força, com os dois finalistas da segunda divisão e dois semifinalistas no Acesso.

Na série B, é decisão! Em jogo, uma vaga garantida na primeira divisão estadual (o vice-campeão encara o penúltimo colocado e também pode ser promovido). Ao longo de toda competição, Tornados Indaiatuba e Lechuza (Sorocaba/Itu) realizaram um campeonato à parte dos demais adversários, com oito pontos de vantagem para o terceiro colocado, melhores ataques e defesas, e entre os principais pontuadores da competição. Esse equilíbrio se estende por vários outros aspectos ao se analisar ambos times, mas no encontro entre eles na primeira fase, o time de Indaiatuba levou a melhor, por 34 a 21.

- Continua depois da publicidade -

Entre as armas, Phillipe dos Santos, do Lechuza, tem se destacado, com todos seus pontos oriundos de chutes, seguido de perto por Sandro Ripabelo, que tem um ponto a menos, mas anotou sete tries na competição. O alvi-laranja de Indaiatuba aliás, é notório por concentrar seus pontos em alguns poucos jogadores, com 80% deles anotados por apenas seis jogadores, e se o Lechuza conseguir pressionar nos locais certos, pode se dar bem. O clube sorocabano diversifica mais seus pontos, o que é evidenciado pelo fato de seu tryman possuir apenas 5 tries, e além de evitar os penais certeiros de Phillipe, o Tornados terá que segurar o forte pack do Lechuza.

Veja um comparativo entre as equipes

 

FINAL: Dia 04/10/2014 às 15h – Tornados X Lechuza

 Árbitro: Renato Scalércio

Auxiliares de linha: Rafael Nichioka e Cláudio Romero

4o árbitro: Guilherme Wadt

Local: Moinho Bela Vista – Indaiatuba, SP

 

Acesso conhece seus finalistas

 

 O Interior aparece muito bem representado também no Acesso, com Sào Carlos e Piratas Americana. ABC e Medicina completam os finalistas, e curiosamente, todas equipes disputaram a primeira fase no grupo A, ou seja, é hora da revanche!

Por qualquer prisma que se olhe, o São Carlos é disparado a melhor equipe da competição. São 525 pontos e apenas 66 sofridos, 9 vitórias com ponto de bonificação e quase 90 tries anotados. Na semifinal, encara o ABC, veterano da divisão de Acesso (terminou na quarta colocação em 2013) e segunda melhor campanha da primeira fase, mas que caiu de rendimento na fase final, sofrendo derrota decisiva para a Medicina, a quem já havia vencido na anteriormente. Os números dos Carneiros não são tão impressionantes quanto os do São Carlos, mas ainda são muito positivos, com 40 tries, 221 pontos anotados e pouco mais de 100 sofridos.

A outra semifinal conta com nada menos do que um dos mais tradicionais clubes do Brasil, que inclui dois campeonatos nacionais em seu currículo. A Medicina voltou ao palco das categorias principais, depois de anos disputando apenas jogos universitários e chega em alta. Depois de um início irregular, em que a classificação só veio na última rodada, os Caveiras exorcizaram o ABC na revanche ocorrida na fase seguinte, e já contabiliza três vitórias seguidas. O Piratas por sua vez tem a quinta melhor campanha e poder ofensivo concentrado em Allan Black, um dos grandes nomes da competição, mais um chegando perto da marca de cem pontos. Seu contraponto dos alviverdes deve ser Thierrry Mecchi, terceiro maior pontuador do Acesso.