Tempo de leitura: 3 minutos

Croke Park verde

A União Irlandesa de Rugby (IRFU) ganhou um grande aliado em sua candidatura a sede da Copa do Mundo de 2023. A GAA – Gaelic Athletic Association, a entidade que administra os dois esportes mais populares e tradicionais da Irlanda, o futebol gaélico e o hurling – decidiu que permitirá que seus estádios sejam utilizados para a realização do Mundial de Rugby. Sem a GAA, a IRFU teria somente dois estádio hoje aptos a receberam jogos da Copa do Mundo de Rugby: o Aviva Stadium (Landsdowne Road), em Dublin, e o Thomond Park, em Limerick (casa do Munster). Seriam ainda necessárias reformas na Royal Dublin Society Arena, em Dublin (casa do Leinster), e no Ravenhill Stadium, em Belfast (casa do Ulster); além da quase recontrução dos humildes Musgrave Park, em Cork (apenas a segunda casa do Munster), e do Galway Sportsground, em Galway (casa do Connacht). Ainda assim, tais estádios seriam insuficientes para a realização do evento. Vale lembrar que a candidatura contempla tanto estádios na República da Irlanda como na Irlanda do Norte.

Com a ajuda da GAA, a candidatura irlandesa ganha ao menos 6 estádios com tamanho para receber o evento. Estão nos planos da IRFU agora o monumental Croke Park (82,000 lugares), em Dublin; o Casement Park (32,500 lugares), em Belfast; o Pairc Ui Chaoimh (43,000 lugares), em Cork; o Fitzgerald Stadium (43,000 lugares), em Killarney; o Pearse Stadium (34,000 lugares), em Galway; e o Gaelic Grounds (50,000 lugares), em Limerick.

- Continua depois da publicidade -

Fonte: BBC

 

A GAA

O futebol gaélico e o hurling são dois esportes tipicamente irlandeses, ícones da cultura gaélica (celta). Por ser um símbolo da identidade nacional, a GAA sempre foi refratária a possibilidade de permitir que esportes de origem inglesa sejam praticados em seus estádios. A chamada Regra 42 da GAA proibia a realização de jogos de rugby e futebol nos estádios de futebol gaélico e hurling. Em 2005, no congresso anual da entidade, a regra foi abrandada, com a permissão para que as seleções irlandeses de rugby e futebol pudessem disputar partidas no Croke Park, uma vez que a casa dos “esportes ingleses” em Dublin, o Landsdowne Road, estava sendo reconstruída. Assim, jogos do Six Nations foram disputados em Croke Park entre 2007 e 2010. Em 2011, as seleções de rugby e de futebol retornaram à tradicional casa em Landsdowne Road, para o novíssimo Aviva Stadium.

Agora, a GAA decidiu por colocar em votação em seu próximo congresso a permissão para a realização da Copa do Mundo de Rugby de 2023 em seus estádios. A Conselho Central da entidade já aprovou a proposta. Além do rugby, a entidade também poderá considerar a realização de partidas da Euro 2016 de futebol.

 

Mundial 2023

Além da Irlanda, outros países já declararam interesse em sediar a Copa do Mundo de 2023, que marca o bicentenário do mito fundador do rugby, a célebre jogada de William Webb Ellis, na escola inglesa de Rugby, em 1823. Escócia, Itália, Rússia, África do Sul, Argentina, Brasil e Estados Unidos já declararam interesse, mas não há nenhuma candidatura oficial até o momento. A Copa do Mundo de 2015 será realizada na Inglaterra, com partidas no País de Gales também, e a Copa do Mundo de 2019 será organizada pelo Japão, que também poderá ceder partidas a Hong Kong e Cingapura.