Tempo de leitura: 4 minutos

No mês passado, publicamos um artigo a respeito de uma série de mudanças na regra, a serem implementadas já nesse segundo semestre, que motivou uma discussão 

Os comentários chamaram a atenção do árbitro Luís Mourão, um dos mais experientes do país, que foi gentil em nos enviar um email esclarecendo o assunto, e ainda mais importantes, comentar as alterações a serem implementadas.

- Continua depois da publicidade -

 

Abaixo, transcrevemos os comentários que originaram a discussão (saudável e respeitosa), e a resposta do Mourão.

Roy Davies –

Como o assunto é regras, eu gostaria de hamar atenção à mesma ASNEIRA que ouvi falado por dois
PUNDITS nossos em transmissões de 7s por emissoras de TV diferentes.Bola que atleta deixa cair, não p/frente, ela pingando no chão e indo p/para frente é KNOCK-ON. Isto não está certo.
Simplesmente NÂO È KNOCK-ON.

Pablo –

Roy,
pelas regras atuais, mesmo se o jogador jogar a bola pra trás mas ela for pro chão e quicar pra frente, é Knock-On sim. Knock-on atualmente é considerado o fato da bola QUICAR no chão indo pra frente e não somente quando o jogador perde o controle da bola deixando ela cair pra fente.

 

Resposta do Luís Mourão

Prezado Pablo,

Também gostaria que me indicasse onde tal informação se encontra ou se consta de clarificação IRB, pois desconheço a informação de que uma bola que toque o solo e role para frente origine uma infração, não se levando em consideração a direção da queda antes de tocar o solo ou um jogador.

Deve-se lembrar que a perda de posse é uma questão técnica de responsabilidade do jogador. Já o fato da bola se oval com possibilidade de rolar para qualquer lado após tocar o solo não pode ser considerado erro técnico mas sim fato ligado à própria historia do Rugby, que bem se pode encontrar em textos específicos sobre o tema.

No livro de Leis do Jogo de 1996 já consta o mesmo texto, apenas a numeração da regra é diferente como já mencionado acima(antigamente Lei 17, hoje Lei 12). No Livro de Leis do Jogo de Portugal de 1995 também, mesmo resguardando-se a tradução. Talvez esta seja uma das Leis que menos tenha sofrido modificações ao longo de todos estes anos.

Da mesma forma complemento que, também pouco importa se caiu à frente ou às costas do 
“ex-portador” da bola mas tão somente adireção que segue antes de tocar o solo ou outro jogador (direção do “in goal” adversário ou não).

Aproveito oportunidade para, respeitosamente, me dirigir ao Portal do Rugby no que se refere as variações a serem testadas.

Permitam uma consideração em relação à tradução feita.

Me parece que a tradução feita sobre a variação I.R.B está confusa ou pode levar a erro para quem a lê como lá se apresenta em português.

Note-se a frase original em inglês retirada do site I.R.B.:

19.2(b) (Quick Throw-In) For a quick throw in, the player may be anywhere outside the field of play between the lineof touch and the player’s goal line.

Atradução apresentada acima pelo Portal do Rugby, por sua vez, foi:

19.2(b) (Quick Throw-In) Para uma rápida cobrança do lateral, o jogador pode estar em qualquer lugar do campo entre a linha lateral e a linha de meta (ingoal).

Tomeia liberdade de sublinhar acima os pontos em questão.

Das“Definições” no início do livro de regras temos:

Definitions (pag6 do Livro de Regras – 2012)

“Line of touch: Law19 – Touch and Lineout. An imaginary line at right angles to the

touch line at the place where the ball is thrown in from touch.”

Ea Lei 1 ainda acrescenta:

Law 1 – The Ground

Definitions

“The Field of Play is the area (as shown on the plan) between the goallines and thouchlines. This lines are not part of the field of play.”

1.3.

(a) Solid Lines

“The touch lines which are outside thefield of play.” (sublinhei)

Tenho aimpressão que ao traduzirem as Leis experimentais confundiram ou podem levar à confusão pela forma como escreveram, pois subentende-se, ao acima se ler, “Linha de Lateral” como“Touch line”, sendo que a variação em questão e as Leis do Jogo são claras sobre as diferenças entre Line of Touch (“linha detoque ou contato”, que representa o meio do alinhamento lateral enão a lateral do campo) e Touchlines (linhas laterais que delimitamo campo de jogo sem, entretanto, fazerem parte do mesmo).

Esperando ter ajudado

Fico à disposição

Ao amigo Roy muito obrigado. O folclore sobre Leis ainda é muito presente emnosso país !!

LuisMourão