Tempo de leitura: 3 minutos

 

Sláinte!

Nesse sábado, dia 17, será celebrado mais um dia de São Patrício (La Fhéile Pádraig), o padroeiro da Irlanda. É uma festa muito tradicional e popular na Irlanda e em países com fortes raízes irlandesas, como os Estados Unidos, por exemplo, onde são feitos grandes desfiles nas ruas das principais cidades americanas, e se caracteriza pelo alto consumo de bebidas alcólicas e pessoas vestidas de verde. É a mais irlandesa das festas, e provavelmente uma das festas típicas onde o consumo de cerveja é dos mais altos do mundo, que não poderia passar em branco no Brasil, onde o povo gosta das duas coisas. Também é uma boa oportunidade para experimentar pratos típicos e beber sem culpa.

- Continua depois da publicidade -

De quebra, a data ainda marca o início do campeonato paulista, da Copa Norte (SC) e da segunda divisão fluminense.

 

Aqui no Brasil, não temos uma grande comunidade irlandesa, então ficamos apenas com a parte do alto consumo de bebidas alcólicas (whisky irlandês, cervejas irlandesas) e pessoas vestidas de verde.

Os pubs pelo Brasil já entraram no clima desde o começo da semana, mas é no fim de semana que a coisa vai esquentar pra valer. Em Minas gerais, ingresos esgotados para o que promete ser a maior festa do tipo no Brasil. Confira as opções para esse fim de semana, e indique uma opção caso ela não esteja aqui, pelo email hp@portaldorugby.com.br ou comentando este post.

Slainte!

 

Em São Paulo:

All Black – R. Oscar Freire, 163 – Jardins

O’Malleys – Al. Itú, 1529 – Jardins

Kia Ora – R. Dr Eduardo de Souza Aranha, 377 – Itaim Bibi

Louie Louie – R. Oscar Gomes Cardim, 36 


Em Florianópolis:

Donovan Irish Pub – Travessa Harmonia, 44 – Beira Mar Norte


Em Belo Horizonte

Parque das Mangabeiras


Em Fortaleza

Confeitaria Sublime – R. Eduardo Bezerra, 1276


…e porque você está empolgado com o dia de São Patrício não pela bebida e festas, mas sim pelo que ela representa, aí vai um pouco de cultura realmente útil:

Nascido Maewyn Succat no século 4, na Grã Bretanha, e oriundo de família rica, com 16 anos de idade sofreu uma reviravolta em sua vida ao ser sequestrado durante um ataque à sua família e ser forçado a trabalhar como pastor em regime de escravidão no condado de Mayo, na Irlanda. Foi durante esse período que ele se converteu ao cristianismo. Ele concretizou um sonho de fuga do regime escravo ao qual era submetido e viajou 200 milhas a pé de volta para o seu país.

No retorno, teve uma visão, onde um anjo determinou que era sua missão tornar-se missionário e espalhar o cristianismo na Irlanda. Após 15 anos de prática e de adotar o nome cristão de Patrício, ele conseguiu converter um povo pagão que adorava o Sol e a Lua ao cristianismo, adotando o trevo de 3 folhas como método de ensino para explicar a Santíssima Trindade.

Hoje o trevo é um dos símbolos do país, assim como a cor verde, que só começou a ser usada com frequência no século 17. Até então, a cor tradicional do dia era azul, e tampouco se faziam grandes festividades, e sim um solene feriado religioso onde o comércio permanecia fechado por todo o dia.

Fonte: Wikipedia