Tempo de leitura: 5 minutos

John Hayes se retira do rugby

O pilar do Munster e da Seleção Irlandesa, John Hayes, anunciou sua aposentadoria definitiva do rugby. O jogador de 38 anos se despedirá do rugby na partida entre Munster e Connacht, no dia 26 de dezembro, no estádio Thomond Park, em Limerick. Hayes fará sua 212ª partida pelo Munster, única equipe que defendeu profissionalmente.
 
John Hayes foi um ícone da geração vitoriosa do Munster e da Irlanda. Atuou nada menos que 105 vezes pela Irlanda em jogos oficiais, anotando 2 tries (10 pontos), além de participar das giras de 2005 e 2009 dos British and Irish Lions, a Seleção das Ilhas Britânicas. O jogador disputou as Copas do Mundo de 2003 e 2007.
 

 

Direito Mackenzie treina nas madrugadas e é destaque na Record

- Continua depois da publicidade -

O time do Direito Mackenzie, treinado nesse ano por Pedro Bazan (ex-Bandeirantes) e Julian Menutti (jogador da seleção e do Bandeirantes) conquistou o título paulista universitário pela primeira vez em sua história, e não foi à toa. A equipe da Record mostrou um pouco da rotina de treinos da equipe, mostrando que vai ser difícil tirar o título deles em 2012.

 

Mutuca Rugby leva o Rugby para a Universidade Federal do Tocantins

A recém criada equipe do Mutuca Rugby de Gurupi fez um jogo de apresentação do Rugby na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O jogo foi realizado como evento de abertura da final de futebol. O evento foi um sucesso, apesar de alguns problemas de estrutura como campo pequeno e uniformes. Mesmo com as dificuldades, o evento correu tranquilamente e teve a cobertura de duas TVs locais: RedeTV e Tv Anhanguera que se mostraram bastante interessadas no esporte novo dentro do estado.

Para o próximo ano a equipe de Gurupi espera agregar novos integrantes ao clube, bem como fechar parcerias para melhorar a estrutura do grupo, o que inclui local adequado para treino, uniformes, bolas, entre outros.
 

Teto salarial é introduzido nos times galeses

A partir da temporada 2012-13, as quatro equipes regionais profissionais do País de Gales terão um teto salarial fixado em £3,5 milhões para todo o elenco somado, o que não inclui equipes juvenis e aspirantes. A medida serve para incentivar o investimento em talentos locais e para conter os gastos das quatro equipes galesas que disputam o RaboDirect Pro12 (ex-Liga Celta): Ospreys, Cardiff Blues, Scarlets e Dragons. A França e a Inglaterra também adotam os chamados salary caps. Na Aviva Premiership inglesa, o limite é de £4 milhões, ao passo que no Top 14 Orange francês é de €8 milhões (aproximadamente £6,6 milhões).

É importante ressaltar que as quatro equipes galesas não são propriamente clubes, mas representações regionais, ligadas a clubes e à União Galesa de Rugby.

Fonte: RBS 6N

 

Irlanda limita número de jogadores estrangeiros

A União Irlandesa de Rugby (IRFU) anunciou que a partir da temporada 2013-14 a quatro equipes profissionais da Irlanda (Munster, Leinster, Ulster e Connacht) que disputam o RaboDirect Pro12 (ex-Liga Celta) não poderão contar com mais de 5 jogadores estrangeiros em seus elencos, com um limite de um atleta estrangeiro por posição. A partir da temporada 2012-13, as equipes não poderão mais negociar contratos com estrangeiros se estiverem acima da cota. A medida afetará muito Leinster, Munster e Ulster, mas não será sentida pelo Connacht, que já segue essa política em comum acordo com a IRFU.

O objetivo é garantir a renovação da Seleção Irlandesa, obrigando os times profissionais a investirem em novos jogadores. Vale lembrar que Leinster, Munster, Ulster e Connacht não são exatamente clubes, mas uniões provinciais (ligadas à IRFU) que profissionalizaram seus elencos (perdendo o caráter o caráter de selecionados locais).

Fonte: Rugby Time

 

Tana Umaga pendura as chuteiras para virar técnico

O grande Tana Umaga, ex-3/4s dos All Blacks, anunciou sua aposentadoria dos gramados. Em 2011, Umaga atuou pelo Counties Manukau Steelers, equipe que disputa a ITM Cup, o Campeonato Neozelandês. Umaga seguirá com os Steelers, mas apenas na condição de treinador.

Fonte: NZ Herald

 

Rússia anuncia treinadores britânicos

A Seleção Russa tem "novo" treinador: é o galês Kingsley Jones, ex-Sale Sharks. Jones, no entanto, já trabalhava com os Ursos, na condição de auxiliar técnico de Nikolay Nerush. Jones assumirá o posto de Nerush a partir de 2012.

A União de Rugby da Rússia também anunciou seu novo treinador no seven-a-side: será o inglês Henry Paul, ex-Gloucester.

Fonte: Rugby Time

 

Geórgia tem novo técnico

E os Lelos também têm novo comando. A União Georgiana de Rugby anunciou o neozelandês Milton Haig como seu novo treinador, substituindo o escocês Richard Dixon. Haig assinou por dois anos, e levou consigo como auxiliar o também neozelandês Chris Gibbes. O técnico comandava o Counties Manukau.

Fonte: Planet Rugby

 

Graham Henry terá biografia oficial

O técnico neozelandês campeão do mundo, Grahan Henry, anunciou que escreverá sua autobiografia. Henry não atuou como jogador de rugby, mas obteve seu sucesso no esporte como treinador, comandando os Blues, da Nova Zelândia (no Super Rugby), a Seleção do País de Gales (de 1998 a 2002), os British and Irish Lions (em 2001) e os All Blacks (de 2004 a 2011), tirando a Nova Zelândia de um jejum de 24 anos sem conquistar a Copa do Mundo.

Fonte: Rugby Time