Tempo de leitura: 5 minutos

O dia 23 de dezembro foi cheio de rugby na França. Todas as partidas da última rodada do primeiro turno do Campeonato Francês, o Top 14 Orange, foram disputadas, com direito a Clássico do Maciço Central (entre Brive e Clermont), à reedição da última final entre Toulouse e Montpellier, e ao clássico entre Stade Français e Biarritz, que reforçou a situalção calamitosa do clube basco.

Brive e Clermont fizeram o principal clássico da rodada, que teve a presença ilustre dos irmãos Duque nas arquibancadas do estádio do Brive. O jogo foi muito duro e parelho jogada na base. O Clermont mostrou uma formidável capacidade defensiva, segurando de todas as formas o ímpeto ofensivo do time da casa, desejoso de uma vitória para ganhar posições na tabela de classificação. A muralha Clermontois impôs à partida a definição por meio dos penais. E os visitantes saíram vitoriosos, por conta dos 3 penais bem chutados por Brock James, fechando a partida em 9 x 6,. Resultado suficiente para garantir a vice-liderança ao Clermont.

O grande jogo, no entanto, se deu entre os dois finalistas da temporada passada: Toulouse e Montpellier, na casa do Montpellier. Um espetáculo de 6 tries, 3 para cada lado, mas de domínio completo do rolo compressor Toulousain, nas palavras do diário L’Equipe. Com um verdadeiro show de Lionel Beauxis, autor de 3 drop goals, 5 penais e 2 conversões, o Toulouse atropelou o Montpellier, fechando a partida com um contundente triunfo por 45 x 25. Médard, Burgess e Picamoles fizeram os tries dos visitantes, ao passo que Van Vuuren (2 vezes) e Audrin anotaram os tentos dos anfitriões. Liderança indiscutivel para o Toulouse, que se recuperou da última derrota na Heineken Cup com uma noite de gala no Top 14.

- Continua depois da publicidade -

A ponta de baixo da tabela segue nas mãos do decepcionante Biarritz, que sofreu a nona derrota (em 13 jogos) no certame. O algoz do BO foi o Stade Français, que obteve sua quarta vitória seguida no campeonato, fechando o primeiro turno com o bom quinto posto. Os parisienses se impuseram e não deram chances à inconsistente equipe basca, vencendo por 23 x 10. Sem Harinordoquy, mas com Yachvili, Bosch, Ngwenya, Traille, Lakafia e outros bons nomes em campo, o Biarritz foi incapaz de fazer uma boa partida, desperdiçando muitas chances de pontuar. Inefetivo no ataque e frágil na defesa, o BO segue como a pior equipe do Top 14.

Com o mesmo número de pontos do Stade Français, o Racing Métro encerrou o primeiro turno na zona de classificação ao mata-mata. A outra equipe de Paris venceu o Agen por 26 x 8, garantindo a posição. O terceiro e o quarto colocados seguem sendo os mesmos. O Toulon venceu apertado o vice-lanterna Lyon, por 20 x 15, e garantiu o terceiro lugar. Já o quarto colocado Castres não foi capaz de derrotar o estrelado Bayonne, que ocupa o fraco 11º posto. O empate terminou em 16 x 16, punindo as duas equipes, que tiveram boas chances de vitória.

Por fim, o Perpignan tirou o pé da lama e conseguiu uma grande vitória para sair do sufoco da briga contra a zona de rebaixamento. O USAP enfim fez uma bela partida, e bateu o Bordeaux, concorrente direto na parte de baixo da tabela, por expressivos 38 x 13, com direito a 4 tries e ponto-bônus.

 

Michalak no Toulon

O famoso abertura francês Fred Michalak, de 29 anos, está de volta ao Top 14. Após uma temporada nos Sharks, da África do Sul, Michalak anunciou seu retorno à França, onde defenderá as cores do Toulon a partir de 2012. Michalak fez sucesso com as camisas do Toulouse e da França.

 

Bota Oval

A Itália teve também uma grande jornada de rugby no dia 23 de dezembro. Pelo RaboDirect Pro12, as duas principais equipes do país duelaram. E a vtiória foi do Aironi, a primeira de sua curta história sobre o Benetton Treviso. Com nada menos que 9 penais chutados por Luciano Orquera, o time de Viadana levou sua torcida ao delírio, garantindo a segunda vitória na temporada: 27 x 13 . O Pro12, no entanto, será assunto de um próximo artigo.

Enquanto o Aironi batia o Treviso, todos os clubes do Eccellenza, o Campeonato Italiano, entravam em campo pela sétima rodada. Com uma grande vitória fora de casa contra o Rovigo, o Prato garantiu-se na liderança do certame, um ponto acima do Calvisano, que derrotou o Crociati, de Parma. O atual campeão Petrarca Padova segue na quarta posição, após ser derrotado pelo Mogliano, em derby do Vêneto.

Por maus bocados passa a Lazio (equipe de rugby do famoso clube de futebol), que perdeu em casa para o tradicional L’Aquila e viu o novato Rugby Reggio se aproximar perigosamente na luta contra o rebaixamento. O time de Reggio Emilia venceu o também novato San Gregorio, da Sicília,  e empatou em pontos com o time de Roma.

 

Top 14 Orange – Campeonato Francês

Brive 6 x 9 Clermont, em Brive

Bayonne 16 x 16 Castres, em Bayonne

Perpignan 38 x 13 Bordeaux, em Perpignan

Stade Français 23 x 10 Biarritz, em Paris

Toulon 20 x 15 Lyon, em Toulon

Racing Métro 26 x 8 Agen, em Paris

Montpellier 25 x 45 Toulouse, em Montpellier

 

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano (2º escalão)

Calvisano 19 x 10 Crociati, em Calvisano

Lazio 16 x 17 L’Aquila, em Roma

Reggio 20 x 15 San Gregorio Catania, em Reggio Emilia

Rovigo 20 x 23 I Cavalieri Prato, em Rovigo

Mogliano 32 x 23 Petrarca Padova, em Mogliano