Tempo de leitura: 7 minutos

Os Wasps querem jogar no Estádio Olímpico de Londres

O que fazer com um estádio para 80,000 pessoas "novinho em folha contruído"numa cidade quej possui nada menos que outros dois estádios com capacidade ainda maior? Esse é o atual problema de Londres, que construiu seu novo Estádio Olímpico para receber as provas de atletismo e a abertura e o encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012, e já contava com os estádios de Wembley e de Twickenham, mantidos, respectivamente, pela Football Association e pela Rugby Football Union, além de dezenas de estádios particulares pertencentes aos clubes de futebol e de rugby. Para não se tornar um grande ônus à sociedade, o Estádio Olímpico necessita de ao menos um clube de futebol ou de rugby que o transforme em sua casa.

No início do ano, duas candidaturas concorrentes à concessão do estádio foram lançadas, ambas encabeçadas por clubes de futebol: a do Tottenham Hotspur, em parceria com a AEG, que propôs manter a capacidade do estádio, mas retirando a pista de atletismo (o que iria contra a proposta de construção do estádio, que previa um legado ao atletismo inglês); e a do West Ham United, em parceria com a municipalidade de Newham, que propôs manter a pista de atletismo, mas diminuindo a capacidade do equipamento para 60,000 espectadores.

- Continua depois da publicidade -

O West Ham United foi o vencedor, mas teve a concessão suspensa por conta de uma ação judicial movida pelo Tottenham e pelo Leyton Orient, pequeno clube de futebol londrino que também pretendia mandar jogos no estádio. Ambos retiraram suas candidaturas, e um novo processo para a concessão foi aberto, com novas candidaturas podendo ser lançadas até 23 de março. A primeira nova candidatura oficialmente lançada foi do clube de rugby London Wasps, bicampeão da Heineken Cup. Apesar do nome, os Wasps deixaram de jogar em Londres, mandando suas partidas em High Wycombe, distante subúrbio londrino, casa do clube de futebol Wycombe Wanderers, cujo sócio majoritário, Steve Hayes, tornou-se também sócio majoritário dos Wasps, levando a equipe de rugby para sua cidade. Contudo, as más campanhas recentes dos Wasps e a baixa média de público registrada em High Wycombe levaram Hayes a colocar à venda sua parte no clube. Um retorno dos Wasps a Londres, sobretudo a um estádio próximo à City, onde há uma grande concentração de rugbiers com estima pelos Wasps, tirariam o clube do "vermelho", e possibilitariam sua venda com sucesso. Assim, foi lançada a candidatura dos Wasps a receberem a concessão dos Estádio Olímpico.

Com três meses pela frente até a data final para as candidaturas, especula-se que outro clube londrino que não atua mais na cidade poderá lançar candidatura para retornar a Londres. Trata-se do London Irish, que atualmente manda seus jogos em Reading, fora da área metropolitana da capital inglesa.   

Fonte: This is London

 

RFU planeja devolver o Norte da Inglaterra aos grandes eventos

O rugby do norte inglês passa por um dos piores momentos de sua história,como já abordou o Blog do Rugby anteriormente. Ciente das dificuldades entrentadas pela região que tantos grandes atletas e clubes deu ao rugby union do país, a RFU planeja dar ao norte fôlego novo, com alguns projetos. Primeiro, a entidade pretende voltar a realizar partidas da Seleção Inglesa nas grandes cidades da região, e já cogita uma partida do Seis Nações em Manchester, no estádio Old Trafford, em 2013. A entidade já planeja uma inclusive tranferir a partidas entre Inglaterra e Barbarians, em maio de 2012, para o norte. E outros amistosos em outubro também poderão tomar o caminho do norte. Twickenham monopoliza as grandes partidas da seleção, e mudanças poderiam ser saudáveis ao fortalecimento do esporte na Inglaterra.

Outros projeto são revitalizar a Seleção do Norte da Inglaterra (The North), reunindo-a novamente para amistosos de peso (começando com um possível amistoso contra a própria Seleção Inglesa antes do tour inglês à África do Sul, em junho de 2012); a realização da final da Aviva Premiership, o Campeonato Inglês, no norte, possivelmente em Manchester; e o de uma cidade nortista sediar a etapa inglesa da Série Mundial de Sevens.

Fonte: Telegraph

 

Tradicional clube argentino vive crise instucional com acusações de corrupção

O glorioso Banco Nación, clube onde jogou o maior jogador da história do rugby argentino, Hugo Porta, está muito distante dos seus anos gloriosos. Bicampeão de Buenos Aires na década de 80, tendo em seu currículo inclusive uma vtiória sobre a Inglaterra, o Banco Nación amargou nos últimos anos a segunda divisão da URBA, e vive no momento a maior crise institucional de sua história.

O presidente do clube, Juan Carlos Dicandia, está sendo investigado na justiça pela venda de terrenos do clube, sendo acusado de lavagem de dinheiro, corrupção, gestão fraudulenta, falsificação de documentos e associação ilícita. Os terrenos vendidos por Dicandia seriam destinados à construção de um hotel, e Dicandia teria desviado o dinheiro do patrimônio do clube. Centenas de sócios do clube, incluindo Hugo Porta, marcharam em protesto na frente da sede da prefeitura de Vicente López (subúrbio de Buenos Aires, onde tem sede o Banco Nación) para barrar a construção do hotel, enquanto Dicandia é investigado.

Fonte: Rugby Fun

 

Atletas do Jacareí Rugby são homenageados pela secretaria de esportes da cidade

Em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (21/12), a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Jacareí (SP) homenageou os atletas do Jacareí Rugby que se destacaram em 2011. A solenidade de premiação aconteceu no Ponte Preta Futebol Clube e distinguiu com troféus os rugbiers Stephanie Santana Pflamminger (rugby feminino) e Ariel da Silva Rodrigues  (rugby masculino). O Jacareí Rugby é parceiro da CCR NovaDutra em projeto de inclusão social pelo esporte.

Durante a solenidade, o secretário Hernani José Barreto da Silva, de Esportes e Recreação, homenageou a equipe juvenil do Jacareí Rugby, responsável pelo título inédito de campeã brasileira de Rugby Sevens Juvenil de 2011, “fechando com chave de ouro um ano cheio de conquistas para o Esporte de Jacareí”, ressaltou Hernani.

Para o Coordenador Técnico do Jacareí Rugby, Edis Abrantes, a homenagem promovida pela Prefeitura de Jacareí (SP) fortalece o trabalho de valorização da prática do rugby e de formação de atletas a partir de equipes de base. “Cerimônias como essa ficam de exemplo para toda a vida e auxiliam a moldar o caráter e o sentido de pertencimento dos jovens”, destacou Abrantes. “Isso ajuda muito a que todo o grupo continue a se dedicar à prática do esporte”.

A atleta Stephanie Santana Pflamminger  recebeu seu troféu das mãos do vereador Laudelino Amorim (PT), acompanhada pelo técnico Albert Abdom Abrahão. Para o atleta Ariel da Silva Rodrigues,  a entrega do troféu foi feita pelo secretário Hernani, ladeado pelo técnico do Juvenil, Julio Cesar do Carmo Faria dos Santos.

A homenagem aos rugbiers jacareienses integrou a noite dedicada aos atletas da cidade que foram destaques na temporada de 2011. Ao todo, a Prefeitura homenageou atletas de 32 modalidades, além de dirigentes. Das modalidades apoiadas pela CCR NovaDutra na cidade, foram destaques, além do rugby, o tênis de mesa, o handebol e o vôlei masculino.

 

Ornitorrincos Rio Claro realizam ação de natal com clube local

 
O Rotaract Club Rio Claro em parceria com a equipe de Rugby Ornitorrincos Rio Claro realizou no dia 24 de dezembro de 2011 a campanha intitulada “Nataract”. Uma iniciativa que beneficiou mais de 350 crianças do bairro Jardim Nova Rio Claro, uma das regiões mais carentes da cidade, com brinquedos novos doados por empresários locais.
 
Rotaract Club é um programa do Rotary Internacional para jovens entre 18 e 30 anos de idade que acreditam poder ajudar a construir um mundo melhor. O Rotaract presta serviços à comunidade local através de projetos sociais entre outras atividades e o convite de participação, prontamente atendido pelos Ornitorrincos, calhou de atender exatamente as intenções de colaboração e força de grupo que compõe o espírito do Rugby e estavam nos planos dos ORC neste fim de ano, o primeiro de muitos.
 
O Pilar dos Ornitorrincos Rafael Fernandes resumiu bem o significado deste gesto para a equipe: “Muitas vezes somos tão ocupados e adquirir futilidades para o nosso dia-a-dia que esquecemos da importancia da solidariedade, ver a felicidade de cada uma destas crianças não tem preço”.