Tempo de leitura: 40 minutos

 Leinster2 HCup 2013 14 3rdround

Com vitórias soberbas que garantiram a Leinster, Munster e Ulster a bonificação, as equipes irlandesas dão mostras do bom momento pelo qual o rugby do país está passando. Depois de seu time nacional fazer frente aos poderosos All Blacks e perderem apenas no último lance do jogo, as equipes que representam o país do Trevo na Heineken Cup lideram seus grupos com o conforto que três vitórias em três jogos proporcionam. Mas, o grande destaque da Ilhas Esmeralda veio do pequeno Connacht, que foi à França e derrotou o poderoso Toulouse – feito do qual poucos clubes podem se orgulhar.

A terceira rodada da Heineken Cup ainda marcou a recuperação de algumas equipes que passaram por percalços nas duas rodadas anteriores. Harlequins, Gloucester, Tigers e Saracens da Inglaterra, Toulon, Castres e Clermont da França voltaram a encontrar a vitória.

- Continua depois da publicidade -

A próxima rodada da Heineken Cup acontece no próximo fim de semana: dias 13, 14 e 15 de dezembro.

 

Leinster lidera o Grupo 1 e Northampton Saints se complica

Com a vitória soberba do Leinster em Northampton, Leinster se mantém liderando o grupo e complica a permanência dos Saints para a próxima fase. A equipe irlandesa dominou o jogo todo com alguns rompantes da equipe inglesa, mas a defesa do Leinster estava sempre bem colocada e por todo o jogo foi mais ligeira que o ataque do time da casa. Com um Hat-Trick (três tries anotados em um mesmo jogo) de Luke Fitzgerald e mais outros três e atuações grandiosas de O’Driscoll e D’Arcy Leinstes atropela o vice-líder da Aviva Premiership que não conseguiu reagir, mesmo diante de sua torcida.

Na outra partida do grupo, o Castres venceu em casa os Ospreys e praticamente eliminou o time galês da competição. Com este resultado, o atual campeão francês assume a vice-lideraça do grupo e faz da vida do Saints muito difícil na competição.

 

Toulon se recupera no Grupo 2 e Cardiff Blues vence novamente

O atual campeão da competição foi a Exeter enfrentar o Chiefs e saíram de lá com uma boa vitória, mesmo sendo apertada e suada. Os Chiefs não se entregaram e fizeram um jogo duro com os franceses que, com este resultado, passaram a liderar o grupo. O único try do jogo saiu logo aos 3′, com Florian Fresia, para o Toulon, que garantindo o triunfo com mais 2 penais e um tradicional drop goal de Wilkinson nos minutos finais.

No outro jogo do grupo, o Cardiff Blues mostrou grande forma na competição europeia e superou em casa o Glasgow Warriors, em partida de alto nível no País de Gales. 29 x 20 para os Blues, com o jovem Patchell mostrando sua qualidade com um penal do meio campo e um try, enquanto Cuthbert o try decisivo a favor dos galeses. Maitland e Nakawara fizeram os tries dos escoceses, mas insuficientes.

 

Connacht choca Toulouse

Pelo Grupo 3, a rodada parecia previsível. Primeiro, o Saracens fez sua parte e venceu com facilidade o Zebre por 39 x 10 fora de casa. Mas, na sequência, houve a surpresa. Em visita à temível Toulouse, o pequeno Connacht se agigantou e, em verdadeiro jogo de Davi contra Golias, emergiu vitorioso. O escocês Dan Parks deixou o Connacht em vantagem com 1 penal e 1 drop goal logo no início, punindo a má partida que desde o início vinha fazendo o Toulouse. Aos 39′, os franceses reagiram com try de Barraque. Mas, os irlandeses se recolocaram em vantagem com novo penal de Park e encontraram o crucial try aos 47′, com o scrum-half Kieran Marmion encontrando brilhantemente o espaço. 14 x 5. O Toulouse foi pra cima, mas quase levou novo try de Marmion, mas o TMO acusou passe para frente. Aos 64′, saiu o try do Toulouse, com Dusautoir, mas os franceses foram incapazes de obter a virada. 14 x 12, vitória histórica do Connacht.

 

Harlequins vence a primeira e reage no Grupo 4, liderado pelo Clermont

Harlequins foi a Nantes encarar o Racing Metro com a necessidade de vencer sua primeira partida na Heinken Cup. Conseguiu. E mais, com um ponto bônus. Desta maneira com dois tries anotados no primeiro tempo, e mais dois no segundo tempo, os Harlequins conseguiram controlar o jogo e jogaram sempre comandando as ações. Destaque para Danny Care e Nick Evans que há alguns dias vêm mantendo os Quins com melhoras progressivas nas competições que disputam.

Em Clermont, na outra partida deste grupo, os donos da casa venceram os galeses do Scarlets. Também com vitória que garantiu bônus ofensivo aos franceses, o Clermont mantém a liderança do Grupo 4. Vitória crucial no grupo da morte com tries de Nalaga (2 vezes), Cudmore e Ric, já nos acréscimos.

 

Ulster vence novamente e mantém 100% no Grupo 5

Ulster recebeu em Blefast o time do Beneton Treviso para uma partida que lhe vaila os 100% na competição e não encontrou dificuldades para vencer e com ponto extra, já que anotou sete tries na partida. Com o domínio total do jogo, o time irlandês impös três tries no primeiro tempo e, no segundo tempo, o passeio continuou com quatro tries. Com esta derrota, o Treviso soma sua terceira derrota na competição e está praticamente eliminada da competição.

Na outra partida do grupo, o Leicester recebeu o Montpellier para um jogo que precisava vencer. E venceu. Com um início arrasador, os Tigers começaram a anotar tries e em dia inspirado de Tobby Flood que jogou bem tanto com os pés quanto com as mãos. O capitão dos Tigers conduziu o time com maestria. E os franceses fizeram da vitória dos Tigers brilhante porque valorizaram muito o jogo. Disputaram lance a lance por muito tempo no meio da partida. O placar esteve apertado e somente no final que os Tigers se garantindo e garantindo o ponto bônus por ter anotado 4 tries ou mais.

 

Munster volta a vencer, assim como o Gloucester

Pelo Grupo 6, o Munster fez sua parte e assegurou a liderança com uma tranquila vitória por 36 x 9 sobre o Perpignan na batalha pela liderança do grupo. Dougall, Kilcoyne, Earls e Coughlan fizeram os tries da vitória bonificada do Red Army.

Com a derrota, o Perpignan perdeu a vice-liderança para o Gloucester, que foi à Escócia e bateu o Edinburgh por 23 x 12, dando um duro golpe às pretensões dos Gunners de irem à próxima fase. Foram 2 tries de Martyn Thomas, 1 try de Rob Cook e 2 penais de Freddie Burns.

 

Ingleses dominam a Amlin Challenge Cup

Na segunda copa europeia, 4 dos 5 grupos da competição são agora liderados por ingleses. Pelo Grupo 1, o grupo mais complicado do torneio, a ponta é do Sale Sharks, mas a rodada favoreceu os franceses. Os Sharks foram aos Alpes e caíram diante do então Oyonnax, 16 x 10, que agora assumiu a vice-liderança, por conta da derrota em casa do Worcester Warriors contra o Biarritz. Os bascos foram à Inglaterra e assumiram a vice-liderança com uma vitória por 19 x 15, em duelo entre os lanternas da Premiership e do Top 14. Agora, a situação está completamente embolada, com 1 ponto separando Sale de Biarritz.

No Grupo 2, o Bath segue líder isolado após vencer esperadamente o Mogliano no Itália, ao passo que o Dragons se manteve na cola dos ingleses ao bater o Bordeaux por 40 x 24, praticamente eliminando o time francês.

O Grupo 3 é o único que não tem um inglês na ponta. A liderança é dos franceses do Brive, que sofreram mais venceram os romenos de Bucareste fora de casa por 18 x 13. A vitória sem bônus, no entanto, permitiu que os ingleses do Newcastle Falcons se igualassem em pontos com o Brive após vencerem os italianos do Calvisano.

Já a liderança do Grupo 4 é do London Wasps, que conseguiu majestosa vitória fora de casa sobre o Grenoble, seu principal concorrente, aplicando 47 x 7 em solo francês. Mas, o Bayonne segue na cola dos Wasps após vencer o Viadana.

Por fim, pelo Grupo 5, a ponta é do London Irish, que venceu em casa o Stade Français, em duelo direto pela liderança. 24 x 13 foi o placar para os Exiles, que abriram 5 pontos de frente, mas enfrentando os franceses em Paris no próximo fim de semana. No outro jogo, o Prato venceu os portugueses do Lusitanos XV, como esperado.

 

HCup logo

 

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

Grupo 1

Castres 15 x 9 Ospreys, em Castres

Northampton Saints 7 x 40 Leinster, em Northampton

 

Grupo 2

Cardiff Blues 29 x 20 Glasgow Warriors, em Cardiff

Exeter Chiefs 9 x 14 Toulon, em Exeter

 

Grupo 3

Zebre 10 x 39 Saracens, em Parma

Toulouse 14 x 16 Connacht, Toulouse

 

Grupo 4

Clermont 32 x 11 Scarlets, em Clermont

Racing Metro 8 x 32 Harlequins, em Nantes

 

Grupo 5

Ulster 48 x 0 Beneton Treviso, em Belfast

Leicester Tigers 41 x 32 Montpellier, em Leicester

 

Grupo 6

Munster 36 x 8 Perpignan, em Limerick

Edimburg 12 x 23 Gloucester, em Edimburg

 

 

 

ACup logo

 

Amlin Challenge Cup 2013-14 – Copa Desafio Europeu

Grupo 1

Worcester Warriors 15 x 19 Biarritz, em Worcester

Oyonnax 16 x 10 Sale Sharks, em Oyonnax

 

Grupo 2

Mogliano 8 x 55 Bath, em Mogliano

Dragons 40 x 24 Bordeaux, em Newport

 

Grupo 3

Lupii Bucaresti 13 x 18 Brive, em Bucareste

Newcastle Falcons 37 x 15 Calvisano, em Newcastle

 

Grupo 4

Bayonne 63 x 7 Viadana, em Bayonne

Grenoble 7 x 47 London Wasps, em Grenoble

 

Grupo 5

I Cavalieri Prato 40 x 22 Lusitanos XV, em Prato

London Irish 24 x 13 Stade Français, em Reading