Tempo de leitura: 7 minutos

Adriaan-Strauss-SA-v-Aus-2013 3011442

África do Sul e Austrália se enfrentaram neste sábado na Cidade do Cabo em uma partida crucial para os Springboks, que necessitavam de uma vitória bonificada para seguirem vivamente almejando o título do Rugby Championship 2013. Entretanto, em duelo amarrado, com muitos penais e amarelos (dois para cada time), os sul-africanos não conseguiram seu objetivo completo: venceram por 28 x 8, marcando 3 tries, e ficando agora dependentes de uma vitória bonificada sobre os All Blacks em Joanesburgo no sábado que vem, quando estarão jogando sob muita pressão.

Já os australianos, mais uma vez, não jogaram bem. Mesmo conseguindo algumas boas sequências de fases, os Wallabies erraram em demasia, perdendo a bola constantemente com knock-ons, passes para frente e penais na base do ruck. Na defesa, os Wallabies defenderam ferozmente, mas acabam traídos por erros individuais que acabam custando a equipe pontos preciosos. Com o placar, a Austrália irá a Rosário na última rodada jogar contra a última posição do campeonato diante da Argentina.

- Continua depois da publicidade -

A partida começou agitada e com os Wallabies inaugurando o marcador aos 6’, em um penal cobrado pelo centro Christian Lealiifano. Contudo, os Boks não demoraram para responder e, aos 9’, em um penal cobrado pelo abertura Morné Steyn, empataram a peleja. Já aos 13’, o time da casa chegaria ao primeiro try: depois de um lateral na linha dos cinco metros, os Boks fizeram um bom jogo de fases e o hooker Adrian Strauss entrou no in-goal, encontrando um buraco deixado pela defesa aussie. Steyn converteu fazendo 10 x 3.

O try desestabilizou os australianos que, em mais uma falha marcação, foram envolvidos pela troca de passes da linha sul-africana, sofrendo mais um try aos 14’, com Kirchner. Steyn converteu novamente. O jogo ficaria, a partir desse momento, muito brigado na base e cheio de penais dos dois lados. Os sul-africanos ampliariam a vantagem em dois penais cobrados por Steyn, aos 19’ e aos 23’, fechando o primeiro tempo em sólidos 23 x 3.

A Austrália voltou melhor para o segundo tempo, mas continuava esbarrando nos erros individuais. Por diversas vezes, a equipe entrou nas 22 sul-africanas e acabou perdendo a bola em um passe para frente ou um knock-on – ou ainda cedendo um penal infantil. Já os Springboks esbarraram na melhora defensiva dos Wallabies e sentiram a pressão da necessidade de somar tries, pecando no trabalho ofensivo. O placar só mudaria aos 71’, quando, depois de uma grande jogada da linha, o fullback Willie Le Roux colocou a bola no chão para dar esperanças de ponto-bônus aos verdes. Steyn não converteu, deixando o marcador em 28 x 3. No entanto, que cruzou o in-goal nos minutos derradeiros foi a Austrália, que fez seu try de honra aos 77’. Quade Cooper deu um chute longo que cruzou o campo e terminou nas mãos de Chris Feauai-Sutia, que só correu para o try, não convertido por Lealiifano. Os Boks ainda tentaram o precioso quarto try, mas não foram felizes. Fim de jogo, 28 a 8 para os Springboks.

Escrito por: Diego Gutierrez

springbok-logo28versus08Wallabies

África do Sul 28 x 8 Austrália, na Cidade do Cabo

Árbitro: Jérôme Garcès (França)

 

África do Sul

Tries: Strauss, Le Roux, Kirchner

Conversões: Morné Steyn (2)

Penais: Morné Steyn (3)

15 Zane Kirchner, 14 Willie le Roux, 13 JJ Engelbrecht, 12 Jean de Villiers (c), 11 Bryan Habana, 10 Morné Steyn, 9 Fourie du Preez, 8 Duane Vermeulen, 7 Willem Alberts, 6 Francois Louw, 5 Flip van der Merwe, 4 Eben Etzebeth, 3 Jannie du Plessis, 2 Adriaan Strauss, 1 Tendai Mtawarira.

Suplentes: 16 Bismarck du Plessis, 17 Gurthrö Steenkamp, 18 Coenie Oosthuizen, 19 Juandré Kruger, 20 Siya Kolisi, 21 Ruan Pienaar 22 Pat Lambie, 23 Jan Serfontein.

 

Austrália

Try: Feauai-Sautia

Penal: Lealiifano (1)

15 Israel Folau, 14 Adam Ashley-Cooper, 13 Tevita Kuridrani, 12 Christian Lealiifano, 11 Joe Tomane, 10 Quade Cooper, 9 Nic White, 8 Ben Mowen, 7 Michael Hooper, 6 Scott Fardy, 5 Jams Harwill, 4 Rob Simmons, 3 Ben Alexander, 2 Stephen More, 1 James Slipper.

Suplentes: 16 Saia Faingaa, 17 Benn Robinson, 18 Sekope Kepu, 19 Sitaleki Timani, 20 Ben McCalman, 21 Will Genia, 22 Matt Toomua, 23 Chris Feauai-Sautia.