Tempo de leitura: 3 minutos

Nessa terça-feira, dia 19, será dado o pontapé inicial para a edição 2016 do Troféu Mundial M20, a segunda divisão do Mundial Juvenil, que ocorre anualmente envolvendo seleções de todos os continentes. Neste ano, o torneio voltará a ser sediado na África pela primeira vez desde 2009, desembarcando em Harare, capital do Zimbábue. Oito seleções estarão em campo disputando o título, que garante a promoção ao Campeonato Mundial M20 de 2017, a primeira divisão mundial.

 

No Troféu Mundial M20, as equipes são divididas em 2 grupos de 4, sendo que somente os campeões de cada grupo seguem na briga pelo título, duelando em uma final. Com isso, o torneio conta com apenas quatro rodadas. Neste ano, todos os jogos da fase de grupos serão no mesmo estádio, no Harare Sports Club, com capacidade para 10.000 torcedores, mas as partidas finais serão no National Sports Stadium, principal estádio de Harare, com 60.000 lugares.

- Continua depois da publicidade -

 

O Grupo A terá competição de peso, com a seleção da casa tendo pela frente os favoritos Fiji e Samoa, além do sendo perigoso Uruguai. Fiji e Samoa disputavam até recentemente o Campeonato Mundial M20 (que conta sempre com 12 participantes apenas), mas foram rebaixados em 2014 e 2015, respectivamente. Samoa jogará a segundona pela primeira vez desde 2011, quando foi campeã, enquanto Fiji amarga seu segundo ano seguinte na competição, depois de fracassar na luta pela promoção no ano passado – quando foi derrotado justamente pelo Uruguai e seu pack devastador, adversário novamente neste ano. Os Teritos correm por fora, mas o desempenho que tiveram no torneio de 2015, em Portugal, inspira os sul-americanos de que um passo adiante poderá ser dado novamente. Com isso, o Zimbábue corre por fora, mas tem o apoio da torcida para tentar fazer a diferença.

 

No Grupo B, o favoritismo está dividido entre Estados Unidos e Espanha. Os americanos chegaram a disputar a primeira divisão mundial em 2013, depois de conquistarem o Troféu Mundial M20 em 2012, em casa, mas desde então não voltaram a causar impacto na competição, ficando inclusive de fora da edição de 2015. Para chegarem a 2016, os EUA sofreram para vencer o Canadá (vice campeão do Troféu Mundial em 2015) no qualificatório norte americano em fevereiro passado, assegurando a vaga apenas com um penal no lance final. A Espanha, por sua vez, fará sua primeira aparição no torneio, e já com boas chances. Os Jovens Leões se aproveitaram da promoção da Geórgia à primeira divisão deste ano e venceram alemães, russos e romenos no Europeu M19 de 2015 para abocanharem a vaga, provando a evolução do rugby no país. Mas, ameaçando a Espanha vem a Namíbia, muito mais experiente no torneio e também com reais chances de classificação – talvez as melhores que já teve, por conta da fragilidade da chave. Hong Kong completa o grupo com menor probabilidade de avançar.

 

O Brasil também estará presente no torneio, mas na arbitragem, com Ricardo Santa’Anna sendo selecionado como um dos cinco árbitros principais da competição.

 

As partidas poderão ser assistidas ao vivo pelo worldrugby.org.

 

world rugby logo

World Rugby U20s Trophy – Troféu Mundial M20 – 2ª divisão do Mundial M20

Grupo A: Samoa, Fiji, Uruguai e Zimbábue

Grupo B: Estados Unidos, Espanha, Namíbia e Hong Kong

 

1ª rodada – 19/04

Estados Unidos x Namíbia

Espanha x Hong Kong

Uruguai x Fiji

Samoa x Zimbábue

 

2ª rodada – 23/04

Samoa x Fiji

Uruguai x Zimbábue

Espanha x Namíbia

Estados Unidos x Hong Kong

 

3ª rodada – 27/04

Fiji x Zimbábue

Namíbia x Hong Kong

Samoa x Uruguai

Espanha x Estados Unidos

 

Finais – 01/05