UAR

Tempo de leitura: 3 minutos

Depois de perder os dois tests que disputou contra a Irlanda diante de sua torcida, a Argentina buscava a redenção na tarde desta sexta-feira (20) contra a Escócia, mais uma vez em casa (Córdoba). Porém, depois de um jogo muito disputado e com duas viradas, os visitantes se impuseram por 21 a 19 e acentuou a má fase dos Pumas. 

A partida já começou com tudo, tendo a Escócia aberto o placar logo aos 7 minutos com um try marcado pelo fullback Stuart Hogg e convertido pelo abertura Duncan Weir. Contudo, apesar da vantagem, o que se via era um total domínio argentino, que pressionou bastante e deu trabalho à defesa adversária até que encontrou uma brecha pela ponta esquerda do ataque com o asa Javier Ortega Desio, que anotou seu try para descontar o placar. Nicolás Sanchez não acertou a conversão. 

- Continua depois da publicidade -

A resposta escocesa veio rápido e os azuis tentaram forçar a entrada no ingoal. A batalha desenvolvida quase em cima da linha de defesa argentina fez os dois lados suarem, mas terminou em alívio para os Pumas, que ganharam um penal depois de uma bola escocesa ter ficado presa em um ruck. No embalo, o ataque argentino terminou com um belo drop chutado por Nicolás Saanchez para virar a partida. 

Mesmo melhor no jogo, a Argentina se mostrou nervosa e, a um minuto dofinal do primeiro tempo, concedeu um penal que poderia ter significado a virada escocesa, não fosse Weir ter desperdiçado o chute. Final de primeiro tempo: Argentina 8 x 7 Escócia. 

O segundo tempo começou como terminou o primeiro: domínio puma. Tanto que em mais um penal, Nicolás Sanchez aumentou a vantagem para os donos da casa. Além disso, a Argentina apresentou uma melhora considerável na disputa dos ruck, imprimindo muita velocidade e garantindo a maioria das bolas. Mas depois de um tackle pilão argentino, a Escócia recobrou o fôlego e voltou para o jogo com um penal chutado por Weir. 

Contudo, o um ponto de vantagem argentina logo se transformou em quatro, depois de Sanchez, outra vez ele, acertar mais um penal. Na sequência, Joaquín Tuculet se livrou de dois marcadores com dois lindos sidesteps para marcar o segundo try argentino. Sanchez não converteu. 

E o que parecia ser a redenção argentina se transformou em drama. Weir descontou com um penal e, aos 73 minuts de jogo, Henry Pyrgos anotou mais um try para a Escócia. A virada só não veio porque Weir desperdiçou a conversão. Mas o golpe final veio aos 77 minutos, quando os Pumas vacilaram e deram um penal de graça para os escoceses, que chutaram com Weir para colocar 21 a 19 no placar. 

 

UAR19 versus copiar21 escocia logo

Argentina 19 x 21 Escócia, em Córdoba

Árbitro: John Lacey (Irlanda)

Argentina
Tries: Javier Ortega Desio (1), Joaquin Tuculet (1)
Conversões: Nicolás Sanchez (1)
Penais: Nicolás Sanchez (2)
Drops: Nicolás Sanchez (1)

15 Lucas González Amorosino, 14 Santiago Cordero, 13 Matías Orlando, 12 Santiago González Iglesias, 11 Manuel Montero, 10 Nicolás Sánchez, 9 Tomás Cubelli (c), 8 Tomás De la Vega, 7 Javier Ortega Desio, 6 Rodrigo Báez, 5 Matías Alemanno, 4 Manuel Carizza, 3 Matías Díaz, 2 Julián Montoya, 1 Bruno Postiglioni.

Suplentes: 16-Santiago Iglesias Valdez, 17-Lucas Noguera Paz, 18-Nahuel Tetaz Chaparro, 19-Tomás Lavanini, 20-Antonio Ahualli de Chazal, 21-Martín Landajo, 22-Matías Moroni, 23-Joaquín Tuculet.

Escócia
Tries: Stuart Hogg (1), Henry Pyrgo (1)
Conversões: Duncan Weir (1)
Penais: Duncan Weir (2)

15 Stuart Hogg, 14 Sean Maitland, 13 Nick De Luca, 12 Peter Horne, 11 Tommy Seymour, 10 Duncan Weir, 9 Grayson Hart, 8 Kieran Low, 7 Blair Cowan, 6 Rob Harley, 5 Grant Gilchrist (c), 4 Jonny Gray, 3 Geoff Cross, 2 Ross Ford, 1 Al Dickinson.

Suplentes: 16 Pat MacArthur, 17 Gordon Reid, 18 Jon Welsh, 19 Tim Swinson, 20 Chris Fusaro, 21 Henry Pyrgos, 22 Tom Heathcote, 23 Dougie Fife.