Tempo de leitura: 2 minutos

Fundación Aborígen

A cidade de Formosa, na Argentina, será a sede do primeiro Campeonato Mundial de Rugby Aborígine, em 2014, reunindo selecionados dos chamados povos originários de pelo menos quatro países: Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

O torneio é uma iniciativa da Fundación Aborígen Rugby Club, da Argentina, que encaminhou a proposta do torneio à Câmara dos Deputados da Nação Argentina, que deu seu apoio ao futuro evento. A competição contará também com a participação do time do Congresso Argentino, o Congresso XV.

- Continua depois da publicidade -

Fonte: Rugby Time

 

Aborígine?

Aborígine, de acordo com o Dicionário Houaiss:

adjetivo e substantivo de dois gêneros
1    que ou aquele que é habitante autóctone de um país; nativo, indígena
2    Diacronismo: arqueologia verbal.
diz-se de ou indivíduo de um antigo povo da Itália central considerado autóctone pelos romanos
3    diz-se de ou cada um dos autóctones que ocupavam regiões mais tarde dominadas por europeus

Etimologia: o vocábulo é geralmente explicado como derivado do latim ab origìne, comentam Ernout e Meillet, se bem que o seu emprego como etnônimo pelos historiadores romanos (Catão, Salústio, Tito Lívio) sugira tratar-se do nome de um povo antigo, deformado pela etimologia.

 

O termo aborígine é controverso, designando qualquer povo que habite um território posteriormente colonizado por outro povo, coexistindo com esses novos contingentes populacionais. No caso do Brasil ou da Argentina, o termo aborígine é designado justamente às populações indígenas. No caso da Nova Zelândia, aos maoris. Na Austrália, a falta de um termo que designasse todo o variado conjunto das populações que habitavam a região fez com que essas fossem designadas genericamente pelo termo “aborígines australianos”. Por fim, no caso da África do Sul, o termo é designado aos povos bantu e aos khoi-san, isto é, aos negros.