australia wheelchair

Tempo de leitura: 3 minutos

australia wheelchair

O Rugby em Cadeira de Rodas, ou Quad Rugby, viveu no último final de semana seu Campeonato Mundial, com as disputas reunindo 12 seleções, que se enfrentaram em Odense, na Dinamarca.

A Austrália faturou o título ao superar o Canadá na decisão por 67 x 56. O bronze ficou com o time dos Estados Unidos, maior campeão da competição, que perdeu sua hegemonia dois títulos consecutivos, mas que saiu com uma vitória final sobre o Japão por 62 x 56. Os Steelers australianos já tinham conquistado em 2012 o ouro na Paralimpíada, em Londres, e asseguraram vaga no Rio 2016 com o resultado.

- Continua depois da publicidade -

Na Paralimpíada de 2016, o Rugby em Cadeira de Rodas contará com 8 participantes, sendo que Austrália e Brasil já estão garantidos. Em 2015, duas vagas serão disputadas no Campeonato Europeu, uma vaga no Campeonato Parapan-americano (em Toronto), uma vaga no Campeonato da Ásia e Oceania e outras duas vagas em uma repescagem mundial.

Classificação final: 1 – Austrália; 2 – Canadá; 3 – Estados Unidos; 4 – Japão; 5 – Grã-Bretanha; 6 – Dinamarca; 7 – Suécia; 8 – Nova Zelândia; 9 – França; 10 – Finlândia; 11 – Alemanha; 12 – Bélgica

Lista de campeões do Mundial de Rugby em Cadeira de Rodas:

1 – Estados Unidos – 4 títulos

2 – Austrália – 1 título

Canadá – 1 título

 

Niterói recebe torneio internacional de rugby

Toronto, no Canadá, receberá em 2015 os Jogos Parapan-americanos, e o Rugby em Cadeira de Rodas do Brasil poderá estar presente na competição. Para tal, o time brasileiro precisará passar pelo Torneio Big Maximus, que será realizado entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro, em Niterói.

Os grupos para o torneio já são conhecidos:

Grupo A: Brasil, Chile e Chocó*

Grupo B: Argentina, Paraguai e Equador

Grupo C: Colômbia, Peru e Uruguai

*equipe convidada

 

Como é o Rugby em Cadeira de Rodas?

O rugby em cadeira de rodas é disputado por duas equipes com quatro jogadores cada, podendo estar inscritos por partida até doze atletas. Diferentemente do rugby union, o rugby sobre cadeira de rodas é um esporte misto, isto é, homens e mulheres competem juntos. Cada atleta passa antes por uma classificação, na qual ele recebe uma nota de 0.5 a 3.5 de acordo com sua deficiência (sendo 0.5 a de maior gravidade). Uma equipe não pode exceder os 8 pontos na somatória dos atletas em quadra.

O esporte é praticado em quadras, normalmente de 28 x 15 metros, e uma partida tem duração de 4 tempos de 8 minutos cada.

O try é simplesmente chamado de gol. Para anotar gols, é necessário que o atleta cruze com as duas rodas de sua cadeira a linha de gol (goal-line, o in-goal do quad rugby) em posse da bola, valendo um ponto.

Diferentemente do rugby union, a bola do quad rugby é redonda, e pode ser passada para frente. Um jogador deve passar ou quicar a bola a cada 10 segundos. Apenas três jogadores defensivos podem permancer na key area, ao passo que um jogador do ataque pode permancer em tal área durante apenas 10 segundos. O contato físico, claro, é permitido.

Para mais, acesse o site da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas! Clique aqui.