Tempo de leitura: 20 minutos

tigers bath 2013

That’s it! A Aviva Premiership definiu com uma rodada de antecedência os seus classificados às semifinais! São eles: Saracens, Leicester Tigers, Harlequins e Northampton Saints, simplesmente os mesmos semifinalistas do ano passado. Resta agora definir os confrontos das semifinais e os dois outros times classificados à Heineken Cup, já que entre o quinto e o sétimo lugares ainda está tudo em aberto.

 

- Continua depois da publicidade -

Tigers e Sarries perdem e liderança segue em aberto

A briga pela primeira colocação da Premiership ainda não se encerrou. Saracens e Leicester Tigers foram derrotados na 21ª rodada e seguem separados por apenas 4 pontos.

Os Tigers fizeram o clássico nacional contra o Bath, em embate entre os dois maiores campeões da Inglaterra. E quem levou a melhor foi o Bath, que segue vivo na briga por um lugar na Heineken Cup. O jogo começou empolgante, com Taylor fazendo o primeiro try para o Bath, aos 7′, respondido aos 13′ com try de Croft para os Tigers. O Bath, motivado pela necessidade da vitória, foi para cima e arrancou seu segundo try aos 16′, com Rokoduguni. Mas, a resposta do Leicester não tardou e Ben Youngs cravou mais um try aos 23′. E ainda tinha mais no primeiro tempo. Aos 38′, Horacio Agulla correu para o terceiro try do Bath, reduzindo a desvantagem do time da casa, causada pelos penais chutados por Flood. No intervalo, 20 x 19.

Na segunda etapa, o jogo ficou mais cadenciado, com os dois times fechando as defesas para evitarem o pior. Com mais 2 penais de Flood, contra 1 de Heathcote, o Leicester abriu 26 x 22, entrando nos minutos finais em vantagem. Embalado pela torcida, o Bath foi para cima e arrancou o try da vitória, aos 73′, com o sul-africano François Louw, que mergulhou na meta para a explosão da torcida. 27 x 26 decretados.

Os Saracens também caíram no West Country, sendo derrotados em visita ao Gloucester, que ainda sonhava com a classificação às semifinais. Os Cherry and Whites precisavam de uma vitória sobre os londrinos e de uma derrota do Northampton Saints. E a vitória sobre os Saracens veio. Logo aos 7′, Tom May correu pela ponta e mergulhou para o primeiro try do Gloucester, que começou em alto ritimo a disputa. Aos 10′, Farrell reduziu o placar, mas a reação dos Sarries só se confirmou aos 20′, com Tomkins, aproveitando a desatenção do Gloucester no penal para correr para o o try dos visitantes. Os donos da casa, no entanto, seguiram com um ritmo maior e, aos 30′, Tom May encontrou espaço para nova corrida rumo a mais um try. 18 x 13 no intervalo.

A segunda etapa começou mais estudada, e o placar só foi mexido aos 60′, com penal para os Sarries. Mas, na sequência, Ben Morgan quebrou três tackles e correu 30 metros para mais um try do Gloucester, para o delírio da torcida. Os Fez Heads reagiram, com Tomkins correndo para mais um try, aos 68′, mas ainda era preciso mais. A pressão londrina não resultado no try da virada e, aos 80′, Burns fechou o placar com penal para os Cherry and Whites. 28 x 23.

 

Quins e Saints se garantem

A vitória não foi suficiente para o Gloucester se manter vivo na briga pelas semifinais. Isso porque o Northampton Saints não vacilou e passou com tudo pelo Sale Sharks, garantindo a sua classificação. Foi uma vitória contundente dos Saints, que não tiveram oposição para anotar nada menos que 7 tries. Destaque para os 2 tries do ponta Jamie Elliott e para os outros 2 tries do abertura James Wilson. 47 x 7.

Além dos Saints, os Harlequins também sacramentaram sua classificação, com uma vitória tranquila fora de casa sobre o Worcester Warriors. O primeiro tempo foi parelho, com os Warriors fazendo o primeiro try com Pennell, aos 12′. Mas, os londrinos reagiram com 3 tries ainda na primeira etapa, com Nick Evans, Tom Williams e Danny Care. Os 3 penais chutados pelo veterano Andy Goode mantiveram Worcester no páreo, com 16 x 20 a favor dos Quins no intervalo. Mas, na segunda etapa, só deu o time visitante. Care fez seu segundo try aos 49′ e Nick Evans deixou o seu segundo aos 65′, sepultando as esperanças dos anfitriões. Aos 71′, Mike Brown fez mais um try, fechando a conta. 42 x 26.

 

Nova decepção para os Wasps

A grande decepção da temporada foi a equipe do London Wasps, que esboçava renascer neste ano. O bicampeão europeu ficou mais uma vez de fora do mata-mata e da classificação à Heineken Cup. A pá de cal foi dada na partida em casa diante do Exeter Chiefs, que terminou em amarga derrota por 37 x 24. Os Chiefs começaram dominando as ações e chegaram aos 2 primeiros tries rapidamente, com Yeandle, aos 12′, e Nowell, aos 18′. Aos 29′, Wade correu para o primeiro try dos Wasps, mas a reação foi esfriada no início do segundo tempo, com Welch fazendo o terceiro try de Exeter. Os londrinos ainda tiveram fôlego para responder aos 49′, com try de Southwell. Porém, a superioridade do Exeter era patente  e o quarto try saiu aos 56′, com Thomas, dando um verdadeiro banho de água fria na torcida londrina. Varndell, no fim, ainda fez mais um try para os Wasps, mas o desastre estava consumado. 37 x 24, Wasps eliminados.

Por fim, em dérbi das colônias, o London Irish despachou o já rebaixado London Welsh por 47 x 28, em partida que já não valia mais nada além da própria rivalidade.

 

Briga pela Heineken Cup anima 22ª rodada

Na última rodada, no dia 4 de maio, as atenções se voltarão para Gloucester, Exeter e Bath, que estão separados por 5 pontos e sonham com as 2 últimas vagas na Heineken Cup. O grande jogo promete se dar em Exeter, com os Chiefs, em sexto lugar, recebendo justamente o Gloucester, quinto colocado. A diferença entre os dois times é de 3 pontos, sendo que os Chiefs precisam de qualquer maneira da vitória para não dependerem do resultado do Bath, que soma 2 pontos a menos que Exeter. Para o Gloucester, uma derrota bonificada já será suficiente.

O Bath terá a dura missão de enfrentar fora de casa os Saracens, que ainda precisam da vitória para se confirmarem em primeiro lugar na classificação. Uma vitória somada a uma derrota do Exeter Chiefs é o resultado perfeito para o Bath. Caso os Chiefs vençam, Bath terá que torcer para o Gloucester não somar ponto-bônus. Porém, quem terminar em sétimo lugar entre os três ainda poderá ganhar uma vaga na Heineken Cup caso os Saracens sejam campeões da atual Heineken Cup.

Na parte de cima da tabela, a briga mais relevante é entre Leicester Tigers e Harlequins pela segunda posição, que garante o mando de jogo nas semifinais. Os Tigers somam 4 pontos mais e recebem na última rodada o London Irish, enquanto os Harlequins duelam em casa com o Northampton Saints.

 

RFU Championship define seus semifinalistas em rodada emocionante

Já a segunda divisão profissional da Inglaterra, o RFU Championship, encerrou nesse fim de semana a sua temporada regular, definindo os seus semifinalistas em rodada emocionante. Com Newcastle e Nottingham já garantidos, restava conhecer os outros dois semifinalistas, que seriam decididos entre Bedford, Leeds e Bristol.

A tarefa mais difícil estava nas mãos do quinto colocado Bristol, que visitou o Newcastle Falcons, líder invicto do campeonato, que já havia somado 21 vitórias em 21 jogos. E o Bristol operou o milagre digno de sua grandeza, derrotando o poderoso oponente por 19 x 14. Porém, o Bristol não teve sorte. O Leeds derrotou o vice-líder Nottingham em outro jogo emocionante, 30 x 26, enquanto o Bedford não teve problemas para superar o Moseley fora de casa, 41 x 29, garantindo suas classificações.

Com isso, nas semifinais, o Newcastle medirá forças com o Leeds, ao passo que o Nottingham enfrentará o Bedford Blues, em jogos de ida e volta, valendo as vagas na grande final, que decide a equipe promovida à próxima Aviva Premiership.

 

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Bath 27 x 26 Leicester Tigers, em Bath

Gloucester 28 x 23 Saracens, em Gloucester

London Irish 47 x 28 London Welsh, em Reading

Worcester Warriors 26 x 47 Harlequins, em Worcester

Northampton Saints 47 x 7 Sale Sharks, em Northampton

London Wasps 24 x 37 Exeter Chiefs, em High Wycombe

 

rfu championship

RFU Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Newcastle Falcons 14 x 19 Bristol, em Newcastle

Doncaster Knights 22 x 26 Plymouth Albion, em Doncaster

Leeds Carnegie 30 x 26 Nottingham, em Leeds

Cornish Pirates 28 x 24 Jersey, em Penzance

Rotherham Titans 33 x 26 London Scottish, em Rotherham

Moseley 29 x 41 Bedford Blues, em Birmingham

 

Semifinais – jogos de ida e volta

Newcastle Falcons x Leeds Carnegie

Nottingham x Bedford Blues