Tempo de leitura: 4 minutos

saints bath 2014

A temporada Bath naufragou por completo e quem pode ter o ano dos sonhos é o Northampton Saints, mais novo campeão da Amlin Challenge Cup, a segunda copa europeia! Nesta sexta-feira, o Cardiff Arms Park, casa do Cardiff Blues, recebeu a grande final do torneio, envolvendo dois grandes clubes da Inglaterra, e o título ficou com o Saints, que pode fazer dobradinha no próxima sábado se conquistar a Aviva Premiership contra o Saracens. O Bath foi em poucas semanas do céu ao inferno, deixando escapar a classificação às semifinais da Premiership e, duas semanas depois, caindo na decisão da Amlin Challenge Cup.

O jogo começou muito intenso com 2 penais em menos de 10 minutos, que colocaram rápido o marcador em 3 x 3. Ford fez logo aos 2′ para o Bath e após Corbisiero venceu Wilson no scrum Myler deu o troco pelo Saints. O pack do Bath não se intimidou pelo scrum forte de Northampton e arrancou novo penal em maul aos 14′, para Ford colocar o time do West Country em vantagem. Os verde-e-ouros ainda empataram com novo penal de Myler, mas era o Bath que levava a vantagem no jogo de contato e o primeiro try não tardou. Aos 26′, Joseph fez forte contra-ruck e o turnover permitiu a Watson correr livre pela ponta para cravar o primeiro try da noite, dando vantagem aos azuis. 13 x 6, placar que se manteve até o intervalo da partida, apesar da forte pressão do Bath por novo try. Antes do apito, Ford ainda perdeu um penal para os “romanos”. 

- Continua depois da publicidade -

A segunda etapa começou péssima para o Northampton, que foi reduzido a 14 homens logo no reinício, com amarelo para Corbisiero. Porém, os ventos da decisão fizeram mal ao jovem George Ford, que sucumbiu na pressão. O abertura errou dois penais frontais aos 42′ e aos 49′, respondidos com dois penais certeiro de Myler. O Bath sentiu a perda da chance de ampliar o marcador e, após erro de Abendanon, os Saints ganharam novo penal para Myler fazer o 15 x 13. Inspirado, o abertura do escrete das East Midlands ampliou para 18 x 13 aos 64′, em momento que o pack do Bath mostrava grande instabilidade na disputa da bola.

Ford se redimiu aos 68′, colocando o Bath no páreo com novo penal, mas o Northampton tinha inspiração, arrancou um penal, mostrou ousadia ao negar o chute aos paus e pedir o lateral, perdendo o try incrivelmente com um knock-on de Waller sozinho na ponta. Um time com pinta de campeão não se abala por pouco e o Saints soube manter a posse da bola no ataque até chegar a seu primeiro try, com um volante atropelador aos 71′, finalizado por Dowson. 

A cartada final veio aos 76′. O Bath buscava o try necessário para seguir sonhando e Ford teve seu inferno completado, com seu passe interceptado por Myler, que arrancou em contra-ataque feroz, servindo Pisi, que deixou para Burrell, detido em cima do in-goal por Watson. Ainda assim, na força, os Saints prendaram a bola e Foden a apoiou com sucesso para fazer o try da vitória e do título verde. Placar final, Northampton 30 x 16 Bath!

Segundo título da Copa Desafio Europeu na história do Northampton Saints, que agora vai em busca de sua primeira conquista da Premiership inglesa na história.

 

ACup logo

Amlin Challenge Cup 2013-14 – Copa Desafio Europeu

Final

Northampton Saints copy copy30versus16Bath copy copy

Northampton Saints (Inglaterra) 30 x 16 Bath (Inglaterra), no Cardiff Arms Park, em Cardiff (Gales)

Árbitro: Jérôme Garcès (França)

Bath

Try: Watson

Conversão; Ford (1)

Penais: Ford (3)

15 Nick Abendanon, 14 Semesa Rokoduguni, 13 Jonathan Joseph, 12 Ollie Devoto, 11 Anthony Watson, 10 George Ford, 9 Micky Young, 8 Leroy Houston, 7 Francois Louw, 6 Carl Fearns, 5 Dave Attwood, 4 Stuart Hooper, 3 David Wilson, 2 Tom Dunn, 1 Paul James

Suplentes: 16 Eusebio Guinazu, 17 Nathan Catt, 18 Anthony Perenise, 19 Dominic Day, 20 Guy Mercer, 21 Peter Stringer, 22 Gavin Henson, 23 Horacio Agulla

Northampton

Tries: Dowson e Foden

Conversões: Myler (1)

Penais: Myler (6)

15 Ben Foden, 14 Ken Pisi, 13 George Pisi, 12 Luther Burrell, 11 George North, 10 Stephen Myler, 9 Lee Dickson, 8 Sam Dickinson, 7 Tom Wood, 6 Calum Clark, 5 Courtney Lawes, 4 Samu Manoa, 3 Tom Mercey, 2 Mike Haywood, 1 Alex Corbisiero

Suplentes: 16 Ross McMillan, 17 Alex Waller, 18 Gareth Denman, 19 Christian Day, 20 Phil Dowson, 21 Kahn Fotuali’i, 22 James Wilson, 23 Tom Stephenson

 

Lista de campeões da Copa Desafio Europeu

1 – Harlequins (Inglaterra) – 3 títulos

2 – Clermont (França) – 2 títulos

Northampton Saints (Inglaterra) – 2 títulos

Sale Sharks (Inglaterra) – 2 títulos

4 – Bath (Inglaterra) – 1 título

Bourgoin (França) – 1 título

Biarritz (França) – 1 título

Cardiff Blues (Gales) – 1 título

Colomiers (França) – 1 título

Gloucester (Inglaterra) – 1 título

Leinster (Irlanda) – 1 título

London Wasps (Inglaterra) – 1 título

Pau (França) – 1 título

 

Títulos por país

1 – Inglaterra – 10 títulos

2 – França – 7 títulos

3 – Irlanda – 1 título

País de Gales – 1 título