Tempo de leitura: 13 minutos

georgia irlanda m18

Na França, nas cidades de Montauban e Graulhet, foi dada a largada neste fim de semana para o Campeonato Europeu M18, única competição do XV europeu que une os países do Six Nations com os demais, com oito participantes, que se enfrentam no sistema de mata-mata simples.

Nas quartas-de-final, na abertura do torneio, a grande surpresa – e com emoção de sobra – foi a vitória da Geórgia sobre a Irlanda, sugerindo que a geração futura dos Lelos pode ter nível de Six Nations. O jogo foi nada usual, terminando em empate de 8 x 8 no tempo normal. A decisão foi parar na incomum decisões por pênaltis e os georgianos venceram convertendo todos os seus chutes. Feito histórico!

- Continua depois da publicidade -

E as surpresas não pararam, com a Itália dando esperança a seu rugby ao vencer Gales por 14 x 13. Portugal, por outro lado, não foi páreo para a Inglaterra, 85 x 5, enquanto a França fez o necessário para bater a Escócia, 22 x 10. Nas semifinais, Itália e Geórgia se enfrentam, garantindo uma zebrona na final para enfrentar França ou Inglaterra. Os demais jogaram contra o rebaixamento, destinado ao último colocado.

Em paralelo à divisão de elite, também foram jogadas a segunda e a terceira divisões do torneio, Divisão A e Divisão B, cada uma com outras oito seleções. Pela Divisão A, Rússia, Romênia, Bélgica e Alemanha foram as vitoriosas, enquanto pela Divisão B triunfos para República Tcheca, Ucrânia, Suíça e Lituânia.

Canadá se classifica ao Troféu Mundial Junior

Já na M20, o sábado foi de eliminatórias para o Troféu Mundial Junior, a segunda divisão do M20 mundial. Canadá e Estados Unidos duelaram pela última vaga no torneio, que acontece em maio, em Portugal. Os canadenses não tomaram conhecimento de seus vizinhos e carimbaram passaporte para Lisboa, vencendo por 41 x 6.

Os grupos ainda não foram sorteados, mas, além do Canadá e de Portugal, disputarão o torneio Fiji (rebaixado do Campeonato Mundial Junior), Tonga (representando a Oceania), Uruguai (pela América do Sul), Geórgia (pela Europa), Hong Kong (pela Ásia) e Namíbia (pela África).

 

Bélgica massacra Suécia pelo Europeu de Nações

No rugby adulto de XV, o Six Nations e a 1ªDivisão A do Europeu de Nações já se encerraram na semana passada, mas a 1ª Divisão do Europeu de Nações, o chamado Six Nations C, segue com tudo e, neste sábado, a Bélgica provou seu favoritismo assumindo a liderança do torneio com uma vitória avassaladora sobre a lanterna Suécia: 71 x 10.

Os belgas, com o resultado, superaram a Moldávia na classificação e ainda somam um jogo a menos que o concorrente mais próximo. Já os suecos vão mal e seguem sem somar pontos.

Ainda uma outra partida foi realizada no Europeu de Nações. Pela 2ª Divisão A, a quarta da Rugby Europe e a quinta da Europa (contando o Six Nations), a Hungria fez o possível, mas foi superada em casa por Chipre: 17 x 15.

 

rugby europe copy

1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª divisão da Rugby Europe

Bélgica 71 x 10 Suécia, em Bruxelas

 

2ª Divisão B do Europeu de Nações – 4ª divisão da Rugby Europe

Hungria 15 x 17 Chipre, em Szazhalombatta

 

Campeonato Europeu M18 – na França

Divisão de Elite

Quartas-de-final

Inglaterra 85 x 5 Portugal

Irlanda 8 x 8 Geórgia (Geórgia vence nos pênaltis)

Gales 13 x 14 Itália

França 22 x 10 Escócia

 

Semifinais – dia 31/03

França x Inglaterra – 1º a 4º lugares

Geórgia x Itália – 1º a 4º lugares

Portugal x Escócia – 5º a 8º lugares

Irlanda x Gales – 5º a 8º lugares

 

Divisão A

Quartas-de-final

Rússia 72 x 0 Suécia

Romênia 26 x 0 Holanda

Espanha 14 x 15 Bélgica

Alemanha 30 x 9 Polônia

 

Semifinais

Rússia x Romênia – 1º a 4º lugares

Bélgica x Alemanha – 1º a 4º lugares

Suécia x Polônia – 5º a 8º lugares

Holanda x Espanha – 5º a 8º lugares

 

Divisão B

Quartas-de-final

República Tcheca 22 x 5 Letônia

Suíça 8 x 5 Croácia

Luxemburgo 17 x 22 Lituânia

Ucrânia 28 x 3 Sérvia

 

Semifinais

República Tcheca x Ucrânia – 1º a 4º lugares

Suíça x Lituânia – 1º a 4º lugares

Letônia x Sérvia – 5º a 8º lugares

Croácia x Luxemburgo – 5º a 8º lugares

 

Eliminatórias para o Troféu Mundial Junior (M20)

Canadá 41 x 6 Estados Unidos, em Langford