Tempo de leitura: 2 minutos

Mais uma vez, não teve para ninguém! Mais uma vez, os AllBlacks faturaram os prêmios mais importantes da World Rugby. Brodie Retallick, 23 anos e 35 jogos pela seleção neozelandesa, foi eleito o melhor jogador do ano, o terceiro triunfo seguido para os neozelandeses (Richie McCaw e Kieran Read venceram em 2012 e 2013, respectivamente) e o quarto a ser premiado, com Dan Carter completando a lista.

Ele superou Willie le Roux e Duane Vermeulen (África do Sul), Jonathan Sexton (Irlanda) e seu compatriota Julian Savea e recebeu a maior parte dos votos do comitê escolhido para definir o vencedor, e composto por nomes como John Eales, Will Greenwood, Gavin Hastings, Raphael Ibañez, Francois Pienaar, Agustin Pichot, Scott Quinnell, Tana Umaga e Paul Wallace. Para a análise foram considerados os desempenhos dos jogadores nos Test Matches ao longo do ano, Six Nations, e amistosos de novembro.

- Continua depois da publicidade -

O jogador se une aos All Blacks, escolhido mais uma vez como time do ano (já são oito prêmios nessa categoria), e Steve Hansen, técnico do ano, premiado pela terceira vez seguida. Hansen tem um cartel impressionante à frente da Nova Zelândia, igualando o recorde de 17 vitórias seguidas entre os Tier-1, Bledisloe Cup pelo 12o ano seguido e tricampeonato do Rugby Championship.  

Bernard Lapasset ressaltou o equilíbrio entre os concorrentes desse ano. “Todos brilharam em suas participações por suas seleções em 2014. Brodie Retallick está na espinha dorsal de um ano muito bem sucedido dos All Blacks, com sua grande habilidade nos lineouts e no ataque tendo papel fundamental nos triunfos contra a Inglaterra em junho, Rugby Championship e na série de tests em novembro.”

Ele completou, dessa vez mencionando os All Blacks. “A Nova Zelândia mostrou novamente em 2014 que é a seleção a ser batida no Rugby internacional, demonstrando consistência memorável e domínio, raramente vistos anteriormente. Em seu núcleo, está o técnico Steve Hansen, que manteve seus jogadores atuando em alto nível, jogo após jogo.”

O presidente da NZRU, Steve Tew, celebrou os prêmios. “Foi mais um grande ano onde o trabalho árduo realizado por esse grupo foi recompensado em campo com resultados extraordinários. Estamos extremamente orgulhosos desse time e em nome do Rugby neozelandês, parabenizamos Brodie, Steve e todo time liderado de forma brilhante por Richie e apoiado por um grupo de profissionais muito comprometidos.”

 

 

Lista de vencedores do prêmio de melhor do mundo:

2013 – Kieran Read (Nova Zelândia)
2012 – Dan Carter (Nova Zelândia)
2011 – Thierry Dusautoir (França)
2010 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2009 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2008 – Shane Williams (Gales)
2007 – Bryan Habana (África do Sul)
2006 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2005 – Dan Carter (Nova Zelândia)
2004 – Schalk Burger (África do Sul)
2003 – Jonny Wilkinson (Inglaterra)
2002 – Fabien Galthié (França)
2001 – Keith Wood (Irlanda)

 

Fonte: World Rugby