Tempo de leitura: 15 minutos

waratahs force 2013 copy

O Super Rugby teve uma rodada reduzida, com apenas dois jogos, por causa dos test  match. Apenas australianos participaram. O Brumbies recebeu o Rebels enquanto o Waratahs foi até Perth enfrentar o western Force. No final não houve surpresas com Brumbies e Waratahs vencendo facilmente. 

O Rebels foi até Canberra enfrentar o Brumbies. Os visitantes jogavam sem pressão, com apenas uma partida faltando o time de Melbourne buscava apenas terminar o campeonato jogando um rugby de qualidade. Do lado dos visitantes a situação era bem diferente precisavam da vitória com ponto bônus para se garantir nas finais, feito que o Brumbies não conseguia desde que foi campeão do torneio em 2004 , tudo isso sem cinco de seus titulares que estão defendendo os Wallabies.  No final o time da casa não deu chance para os adversários venceu por 39 a 17 garantindo a classificação e só perde a primeira colocação da conferência australiana caso o perca, na última rodada, e o Reds vença por uma margem de mais de 100 pontos. 

- Continua depois da publicidade -

O Brumbies começou o jogo mostrando que não estava disposto a deixar uma zebra acontecer e logo aos 3’ minutos chegou ao try, depois de um bem executado pick-and-go, com o pilar Scoot Sio, o fullback Jesse Mogg erraria a conversão. O Brumbies não diminuiria o ritmo e chegaria ao try novamente aos 10’ com o ponta cega Clyde Rathbone, que recebeu a bola correndo pelo lado cego do campo, Mogg erraria novamente. O Rebels conseguiria equilibrar o jogo a partir deste ponto e marcaria seus primeiros pontos, aos 20’, com o fullback Jason Woodward cobrando um penal, mas não conseguiria chegar ao try. Fim do primeiro tempo 10 a 3 para o Brumbies. O segundo tempo começou com os donos da casa novamente no ataque e com Mogg ampliando a vantagem, aos 3’, cobrando um penal. O Rebels não desanimaria e conseguiria marcar o seu primeiro try, apenas um minuto depois, aos 4’, em um contra ataque rápido que terminou com o ponta Tom English pondo a bola no chão, Woodward converteria. Porém o Brumbies não daria tempo aos visitantes para comemorarem, respondendo aos 8’ com outro try de Rathbone que, dessa vez,  fez a função de ponta e marcou depois de receber da linha. O Brumbies voltaria a se empolgar e chegaria ao try novamente, aos 14’,  depois de uma excelente corrida do ponta Henry Speight, o half reserva Ian Prior acertaria a conversão.  Aos 19’ seria a vez do asa Colby Faingaa fazer o seu depois de correr por entre os forwards do Rebels, Prior converteria novamente. O Brumbies ainda teria tempo de marcar mais um aos 24’ dessa vez com o abertura reserva Zack Holmes depois de bater por quinze fases.  O Rebels diminuiria a diferença aos 30’ com o pilar reserva Paul Alo-Emile depois de um pick-and-go, Woodward converteria, mas o placar já estava decidido. Fim de jogo Brumbies, já classificados, 39 Rebels 17.

O Waratahs foi até Perth enfrentar o Western Force em um dos jogos chave da temporada. O time de Sydney precisava vencer para continuar com chances de classificação, isso sem dez titulares, que estão com os Wallabies. O Force, mesmo sem chances de classificação, pretendia fazer uma exibição de gala para seus torcedores, para isso eles haviam poupado seus titulares no jogo do meio da semana contra o Irish and British Lions, o que gerou a ira de parte dos torcedores e da imprensa. No final uma vitória fácil e surpreendente dos visitantes por 28 a 13.

O Force começou o jogo parecendo que iria cria dificuldades, abrindo o placar aos 2’ em um penal convertido pelo fullback Jayden Hayward, porém o Waratahs mostrou que não estava disposto a deixar a chance de classificação escapar e aos 5’ chegou ao try com o segunda linha Ollie Atkins, depois de dezesseis fases, o half Brendan McKibbin converteria. Aos 8’ os visitantes ampliariam a vantagem com o asa Cam Crowford, depois de uma boa corrida da linha, McKibbin converteria, ele mesmo acertaria um penal aos 18’. O Force responderia, aos 21’, com o pilar Pekahou Cowan, que recebeu na linha dos cinco metros e atropelou a defesa para marcar, Hayward não conseguiria converter. O Waratahs não se abalaria e chegaria ao try, aos 24’,  com segundo centro Tom Kingston que encontrou um buraco na defesa do Force e correu para marcar o seu. As equipes perderiam o gás e o primeiro tempo terminaria sem alterações no placar. Fim da primeira etapa 22 a 8 para os visitantes. O segundo tempo começou com o Force um pouco melhor, mas sem transformar a vantagem em pontos, eles só conseguiram por a bola no chão aos 22’ depois que o centro Kyle Godwin, que recebeu livre do abertura Bernard Foley para fazer o try . O Force não teria fôlego para virar o jogo e o Waratahs aumentaria a vantagem em dois penais um, com McKibbin, aos 26’ e outro, com  Foley, aos 32’. Fim de jogo 28 a 13 para o Waratahs, que continua a sonhar com a classificação enquanto.   

Escrito por: Diego Gutierrez

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Brumbies 39 x 17 Rebels, em Canberra

Force 13 x 28 Waratahs, em Perth