Tempo de leitura: 17 minutos

london irish rovig0 2014 copy 

A Challenge Cup começou na quinta-feira e a primeira rodada se estendeu até o domingo, com alguns bons jogos, mas alguns aspectos negativos também. Os franceses parecem, mais uma vez, pouco interessados na segunda copa europeia e, com fracos públicos nos estádios e poupando atletas, tiveram um mau início de torneio.

A segunda rodada ocorre entre os dias 23 e 26.

- Continua depois da publicidade -

 

Cardiff Blues consegue grande vitória na abertura

O Grupo 1 começou com uma importante vitória do Cardiff Blues em casa sobre o desfalcado Grenoble. Os galeses fizeram valer o mando de jogo e atropelaram com cinco tries os franceses. O jovem abertura Patchell foi o nome do jogo, fazendo o primeiro try e acertando mais dois penais e três conversões. Sam Warburton também deixou sua marca, liderando um confiante Blues.

O London Irish lidera o grupo após fazer sua obrigação: uma vitória acachapante de 70 x 14 sobre o fraco Rovigo.

 

Bayonne salva a honra francesa

No Grupo 2, o Bayonne foi contra a tendência dos clubes do Top 14 e entrou com força máxima diante do favorito Exeter Chiefs. Os bascos fizeram valer o mando de jogo e venceram emocionante partida por 30 x 14. Os Chiefs começaram com tudo somando três penais com Sweeney (2) e Arnott (1) em menos de 10 minutos, e chegaram ao primeiro try com Hughes logo aos 18′. Contudo, o Bayonne se reergueu e dominou o restante do primeiro tempo, chegando a dois tries, com Fonua e Sayerse. Loustalot ainda somou mais dois penais na segunda etapa e o try da vitória saiu aos 77′, dramático, com Fa’aoso.

A liderança do grupo, contudo, é do Connacht, que não tomou conhecimento do La Rochelle e fez irrepreensíveis 48 x 12. Foram nada menos que sete tries dos irlandeses sobre os franceses.

 

Stade Français cumprindo tabela

No Grupo 3, o Stade Français colocou vários reservas contra os galeses do Dragons, parecendo estar em ritmo apenas de cumprir com a obrigação de entrar em campo. Apesar dos desfalques, o time francês batalhou muito em campo pela vitória, mas os galeses foram melhores, sendo premiados pela ofensividade. Os Dragons pecaram na disciplina, cederam 15 pontos em penais aos parisienses e foram ao intervalo em 15 x 15, mesmo tendo anotado dois tries, com o scrum-half Richie Rees e com o hooker Rhys Thomas. No segundo tempo foi o Stade Français que pecou nos penais, permitindo a O’Brien arrematar 9 pontos em chutes. No fim, o try da vitória saiu pelas mãos do asa Nic Cudd, aos 77′. 38 x 22.

O Newcastle Falcons, por sua vez, não teve problemas para vencer os romenos do Bucareste, fazendo esperados 43 x 19.

 

Edinburgh venceu Bordeaux fora de casa

O Grupo 4 começou com o desapontamento da parte do Bordeaux, sensação do Top 14 francês, que, mesmo colocando vários titulares em campo, caiu em casa diante do Edinburgh. Depois de um fraco primeiro tempo em 3 x 0 para os franceses, o jogo esquentou e quem largou na frente foram os escoceses, com try do holandês voador Tim Visser. Serin deu o troco pouco depois com o try do Bordeaux, e Beauxis manteve o UBB em vantagem com penal. A situação parecia se deteriorar para o Edinburgh com cartão amarelo para Burleigh, mas a pressão final assegurou o penal try do empate para os escoceses. Heathcote converteu e garantiu 15 x 13 para os Gunners.

Já o outro francês do grupo, o Lyon, venceu jogando em casa. 28 x 18 sobre o London Welsh, com try decisivo de Sukanaveita aos 64′.

 

Gloucester atropela e Zebre não leva jeito

Por fim, o Grupo 5 começou com vitória esmagadora do Gloucester sobre o Brive por 55 x 0. Os franceses não mostraram nada em campo, e viram os ingleses fazerem seis tries, incluindo três de Charles Sharples.

Fechando o grupo, os italianos do Zebre perderam a chance de terem a primeira vitória em copas continentais. Os italianos largaram na frente, fizera 14 x 6 no primeiro tempo, mas permitiram a reação do Oyonnax na segunda etapa, chegando a três tries , o último, da vitória, aos 7′, com Domenech. 33 x 24.

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

Grupo 1

London Irish 70 x 14 Rovigo, em Reading

Cardiff Blues 37 x 14 Grenoble, em Cardiff

 

Grupo 2

Bayonne 30 x 24 Exeter Chiefs, em Bayonne

Connacht 48 x 12 La Rochelle, em Galway

 

Grupo 3

Newcastle Falcons 43 x 19 Bucaresti Lupii, em Newcastle

Stade Français 22 x 38 Dragons, em Paris

 

Grupo 4

Bordeaux 13 x 15 Edinburgh, em Bordeaux

Lyon 28 x 18 London Welsh, em Lyon

 

Grupo 5

Gloucester 55 x 00 Brive, em Gloucester

Zebre 24 x 33 Oyonnax, em Parma